sábado, 23 de julho de 2011

Maurício de Nassau abre quatro novos cursos


A Faculdade Maurício de Nassau, em Pernambuco, recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para implantar, a partir deste semestre, quatro novos cursos na área de engenharia: mecânica, química, elétrica e civil. A portaria nº 267, que autoriza a abertura dos cursos, foi publicada na edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial da União. Cada uma das graduações poderá ter até 240 alunos, ou seja, a faculdade poderá oferecer um total de 960 novas vagas de engenharia no Estado. Toda a estrutura já está montada para receber os alunos.
A direção investiu na contratação de professores com mestrado e doutorado para atender aos novos cursos, além de laboratórios, bibliotecas e projeto pedagógico. O processo de liberação das novas graduações vem sendo trabalhado junto ao Ministério da Educação há mais de um ano. Com essa portaria, assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Luiz Fernando Massoneto, a Faculdade Maurício de Nassau amplia o seu Centro de Tecnologia e Engenharia, que passa a contar com seis cursos na área de engenharia, os quatro novos aprovados pelo ministério e mais Ambiental e Telecomunicações.
A abertura de novas turmas de engenharia vem atender a uma demanda do mercado. Nos últimos anos, o Brasil vem importando engenheiros devido a pouca quantidade de profissionais formados nas universidades brasileiras. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a China forma anualmente 650 mil engenheiros, a Índia, 220 mil e o Brasil, apenas 47 mil. Essa situação de poucos profissionais no mercado ainda é mais preocupante em Pernambuco. VESTIBULAR – Em virtude do forte crescimento econômico do Estado e da implantação de grandes projetos estruturadores, como estaleiro, siderúrgica, refinaria, pólo petroquímico e montadora de veículos, a demanda por profissionais nessa área tem crescido de maneira exponencial, enquanto que a oferta de mão de obra não acompanha esse crescimento.
“Temos uma demanda reprimida muito grande por profissionais nessas áreas. Os novos cursos vão garantir a oferta de mão de obra qualificada para a consolidação dos projetos estruturadores no Estado”, explica Janguiê Diniz, fundador e acionista controlador do Grupo Ser Educacional, que abrange a Faculdade Maurício de Nassau. As vagas para os novos cursos já vão estar disponíveis para os pernambucanos a partir do próximo vestibular da instituição, que ocorre no mês de agosto. As graduações em engenharia Química, Elétrica, Civil e Mecânica terão uma mensalidade em torno de R$ 600,00. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 120 no horário diurno e 120 no horário noturno, para cada um dos novos cursos.
A expectativa é que todas as vagas sejam disponibilizadas já a partir deste semestre. Para a definição dos novos cursos, a Faculdade Maurício de Nassau realizou uma pesquisa com os estudantes do ensino médio para identificar as áreas de maior interesse. A maioria dos pesquisados citou os cursos de engenharia, justamente por causa das possibilidades do mercado de trabalho com o crescimento econômico do Estado para os próximos anos.

Fonte: JC Online/ Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário