sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PIB de Pernambuco cresce 1,9% a mais que o nacional

 Foto:Arquivo/SEI

Pernambuco se destaca mais uma vez e o seu Produto Interno Bruto cresce acima do nacional. Os números divulgados hoje pela Agência Condepe/Fidem apontam que o estado cresceu 5% no segundo trimestre de 2011 enquanto o Brasil alcançou 3,1% de crescimento levando em consideração o mesmo período de 2010.

Se comparado todo o primeiro semestre deste ano, o PIB – indicador constituído pelo conjunto das riquezas geradas na economia (valor agregado por bens, serviços e impostos) – acumulou um crescimento de 5,7% em Pernambuco enquanto o Brasil registrou 3,6%. Desde 2008, a economia do estado apresenta números mais favoráveis que a do país.

A notícia foi divulgada e comemorada pelo governador Eduardo Campos na manhã desta terça-feira (06), durante entrevista na Rádio Jornal Caruaru, que hoje celebrou 60 anos de transmissões radiofônicas no Agreste pernambucano. “Pela primeira vez tivemos esse ano um desemprego menor do que a média nacional naquela faixa da população com menos instrução, com até oito anos de escolaridade”, comemorou. “O desenvolvimento em Pernambuco está acontecendo com inclusão em todas as regiões, além dos números de empregos estamos aumentando também o salário médio da Região Metropolitana ao Sertão do Estado”.

Mais uma vez, o setor que apresentou o maior crescimento em Pernambuco foi o da construção civil, que obteve variação positiva de 8,6% entre abril e junho deste ano em relação a 2010. O segmento de serviços também ajudou a economia do estado, crescendo 5,4% no segundo trimestre e 5,7 % no acumulado dos seis primeiros meses de 2011. O resultado reflete os níveis de consumo decorrentes do aumento na oferta de empregos e também nos salários.

 Fonte: pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário