sábado, 1 de outubro de 2011

Surubim ganhará uma UPA



DO BLOG DE MAGNO MARTINS



Conhecida como a Capital da Vaquejada por ter a mais antiga e tradicional festa deste esporte do mundo, o município de Surubim, a 130 km do Recife, realizou, há 10 dias, a Festa do Gado, atraindo mais de 50 mil visitantes. O evento manteve a tradição do ponto de vista de animação e movimentação da economia. Este ano, até o governador Eduardo Campos conferiu o potencial da vaquejada.

A cidade também ficou imortalizada nos versos da música do Quinteto Violado e da dupla de forró Sirano e Sirino. Surubim é, ainda, famosa no mundo inteiro por ser berço de dois imortais – Chacrinha e Capiba. Há um sentimento de orgulho, tanto que a casa onde nasceu Chacrinha virou ponto de atração turistica. Hoje Surubim também conta com um tradicional carnaval, que acontece após a quarta-feira de cinzas e estende-se até o domingo pós-carnavalesco, quando a cidade recebe cerca de 80.000 visitantes.
Mas, o que impressiona Surubim é a pujança do seu comércio, que já bateu o de Limoeiro, cidade vizinha, movimentado por cerca de mais de 20 municípios próximos, principalmente as lojas de atacado. Andar pelo seu centro histórico dá a sensação de estar num grande centro urbano, devido a movimentação de feirantes, que congestionam o trânsito, já infernal.

Administrada pelo petista Flávio Nóbrega, já no final do seu segundo mandato, Surubim também quer avançar na cidade. Ontem, enquanto estava proferindo palestra na cidade, o prefeito se encontrava no Recife em audiência com o secretário de Saúde para tratar da abertura de uma UPA na cidade, projeto prometido pelo governador para melhorar o atendimento médico no município.

Recentemente, Surubim ganhou também uma escola técnica e os investimentos têm aparecido também graças a influência de dois outros políticos influentes da terra – o secretário de Cidades, Danilo Cabral, que goza de prestígio com o governador, e o deputado federal licenciado Maurício Rands (PT), secretário de Relações Institucionais, que teve mais de oito mil votos no município graças ao apoio do prefeito.

Falei no Centro Cultural Doutor José Nivaldo, ao lado do Fórum, para uma plateia formada basicamente por estudantes das escolas Esmelinda e Oliveiros. Lá, encontrei o vice-prefeito Túlio Vieira (PT), que dever ser o candidato do prefeito em 2012; os secretários Júnior Amorim (Agricultura), Luiz Aprígio (Finanças) e Lúcio Fabrício (Defesa Social). Também presentes a assistente social Anna Amélia, Fátima Souza,coordenadora do CREAS e a psicóloga Thenylle.
Tive, ainda, o prazer de conta com a presença do diretor da Rádio Integração, Fábio Barbosa, emissora que retransmite o Frente a Frente na região, que estava acompanhado do radialista Alan Lucena, coordenador de jornalismo da mesma empresa. Além do assessor do prefeito Giovane Barbosa também na plateia blogueiros do Surubim Hoje, do Isurubim.net e minharuatemmemória.

Depois da palestra fomos provar, mais uma vez, o saboroso capão no restaurante "Capão", em Bom Jardim na divisa com João Alfredo, um dos mais
movimentados da região. Como sempre, estava lotadíssimo. De lá, em companhia de Adriano Roberto fui até aos estúdios da Integração FM para apresentar ao vivo o Frente a Frente de ontem, que contou também com a participação do companheiro Alan Lucena.
HISTÓRIA - O município de Surubim originou-se de uma fazenda de gado,
pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1870, o oratório foi substituído por uma capela. Em 6 de junho de 1881, a lei provincial nº 1565 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.

A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras do fazendeiro Lourenço Ramos onde hoje se encontra o atual município. Foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928 (data em que se comemora seu aniversário).

Fonte: Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário