terça-feira, 29 de novembro de 2011

Casa Grande de Cahoeira do Taépe será restaurada

Em visita que fizemos ontem(28) a Casa Grande do Sítio Cachoeira do Taépe, a 10km da sede do Município de Surubim, a sua proprietária a senhora Marlene Negrinho informou-nos que após muitos anos de luta e muitas idas e vindas ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, finalmente o órgão resolveu restaurar a casa, que data do início do século XVIII.
Modelo único de construção em todo o estado, a Casa Grande foi construída por um português que implantou no local uma fazenda de algodão. Os visitantes que forem ao local poderão ver a senzala onde ficaram presos os escravos e alguns poucos móveis que ainda restam.






Na oportunidade de nossa visita, que foi uma excursão didática com os estudantes do 9º ano da Escola Intermediária Ignácia Alcântara de Vasconcelos do Distrito de Chéus, visitamos também as lindas rochas da cachoeira que deu nome ao lugar. Um ambiente maravilhoso, em que ainda se preserva um pouco de mata nativa da caatinga.

Texto e fotos: João Paulo Lima
Professor de Geografia e Fundador do Portal Surubim

3 comentários:

  1. Ontem estive lá e a reforma ainda não foi realizada. Uma das vigas de sustentação está em péssimo estado, apenas sustentada por estruturas de metal (apoiada, mas completamente solta), além de mal estado das paredes e fundação da casa. Com as chuvas que estão vindo (e são bem-vindas) a situação vai se agravar bastante. A cada inverno perdemos mais da história do município.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando também que, além do risco de perda do patrimônio histórico tombado em nível federal, existe também o risco que oferece à vida dos moradores da referida casa.

    ResponderExcluir
  3. Sonho com este patrimônio lindo e rico em histórias, restaurado!

    ResponderExcluir