quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Decisão sobre possível instalação de fábrica da Volks em Pernambuco fica para dezembro


Pedro Ivo Bernardes, no site 247

Os pernambucanos vão ter que esperar um pouco mais para comemorar a instalação de uma segunda fábrica de automóveis no Estado. A Volkswagen decidiu adiar, pelo menos até dezembro, qualquer decisão sobre a implantação de uma nova unidade no País. A planta da montadora alemã no Estado, que já chegou a ser apontada como certa, estaria condicionada à renovação dos incentivos fiscais garantidos à Fiat pela Medida Provisória 512, editada pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no final do ano passado e aprovada pelo Congresso Nacional em abril deste ano. O adiamento do anúncio, que era aguardado para esta semana, foi confirmado por fontes ligadas ao governo estadual.

Fontes do Governo do Estado e do setor automotivo ouvidos pelo PE 247 confirmaram que o anúncio deverá ser feito pela montadora somente em dezembro e que depende, prioritariamente, da renovação da MP 512 ou da edição de uma medida similar. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, teria chegado a tratar do assunto no mês passado, no Palácio do Planalto, ao lado do governador baiano Jacques Wagner, em audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff. Eduardo e Wagner teriam pedido à presidente para interceder junto ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela prorrogação do regime automotivo do Nordeste - que além dos Estados da região, favorece ainda o Norte, Centro-Oeste e os municípios de Minas Gerais e Espírito Santo situados na área de influência da Sudene.

De imediato, a prorrogação dos incentivos beneficiaria as fábricas da Volks, em Pernambuco, e da chinesa JAC Motors, na Bahia. Caso o programa automotivo não seja renovado, ganha força na Volkswagen a ideia de ampliar a capacidade produtiva de uma de suas fábricas no País, provavelmente a do Paraná, que ficaria responsável pela produção do modelo popular Up!.

Nesse cenário, Pernambuco seria contemplado com a implantação de uma central de distribuição de automóveis e de uma central de distribuição de peças, com um montante de investimentos bem menor que os US$ 2 bilhões estimados para a fábrica. A central de distribuição de automóveis ficaria responsável por receber os modelos importados comercializados no Brasil, vindos do México e da Europa, nos mesmos moldes da unidade da General Motors em Suape. Já a CD de peças ficaria responsável por abastecer a rede de concessionários do Norte e Nordeste.

Oficialmente, a Volkswagen do Brasil informa que não há qualquer decisão sobre o assunto, “Até porque nunca houve, por parte da empresa, uma data definida para que esse anúncio fosse feito.” Em nota, a montadora reafirma que avalia a possibilidade de ampliar a sua capacidade produtiva no País, seja por meio de uma nova unidade ou pela expansão da capacidade de suas fábricas já existentes. Ainda segundo a Volks, o que está acontecendo agora é um levantamento preliminar de informações junto a diferentes Estados.
Fonte: Blog de Jamildo

Um comentário:

  1. meu Deus! dilma vai ter que fazer algo! temos dois senadores aliados a dilma e eduardo. se essa fabrica nao vir vai ser um desastre para pernambuco

    ResponderExcluir