quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Todas as salas de aula da rede estadual terão datashow e Wi-fi em 2012, afirma secretário

Do NE10
Em 2012, todas as 12 mil salas de aula da rede estadual de ensino terão equipamentos multimídia para dinamizar as aulas, anunciou o secretário estadual de Educação Anderson Gomes, nesta segunda-feira (7). O governo pretende equipar as 1.112 escolas do Estado (capital, região metropolitana e interior) com, pelo menos, um computador conectado à internet e datashow. "Já estamos no século vinte e um e esse espírito precisa entrar nas nossas escolas", disse o gestor.

A ideia é que os professores da rede sejam capacitados para interagir com esses recursos e poder utilizá-los de maneira a tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e também enriquecedoras. "Haverá treinamento para que os professores passem a usar esse material. Não basta só colocar o equipamento, também estamos providenciando softwares para dar suporte às aulas, possibilitando aos alunos assistirem, por exemplo, uma aula de biologia em 3D", explicou Anderson.

Atualmente, 400 escolas estaduais possuem conexão sem fio (Wi-fi) com a internet. Em 2012, esse número subirá para 1.112, dando cobertura a toda rede. Além dos equipamentos para auxiliar as aulas, os alunos também vão dispor de laboratórios móveis de informática, que serão implantados em todas as unidades. Cada laboratório conta com 48 notebooks, que podem ser deslocados para as salas de aula tradicionais, fornecendo outra opção além dos tradicionais laboratórios fixos, instalados nas bibliotecas.

Para o secretário, para que o projeto dê resultado é preciso fortalecer o uso dos instrumentos tecnológicos não só na escola. Ainda sem querer dar muitos detalhes, Anderson adiantou que o governo já vem trabalhando em um projeto para que a interação do aluno com a tecnologia não fique restrita às salas de aula. "O MEC já está estruturando ações para dar tablets aos alunos. Independente disso, estamos trabalhando na questão do computador para os estudantes", disse Anderson.

Nesta segunda-feira (7), foi anunciado o calendário de matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino, que começa nesta terça (8).
Fonte: Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário