segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MPPE define cronograma de interdição de matadouros em Pernambuco





Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
30/11/2011 | 09h51 | Interior No mês de setembro o Diario viajou pelo interior de Pernambuco para verificar a situação dos matadouros de responsabilidade municipal e constatou que a carne consumida pela população é contaminada logo no primeiro processo, o abate bovino. Imagem: Teresa Maia/DP/D.A Press/Arquivo
Teresa Maia/DP/D.A Press/Arquivo

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Liliane Fonseca, deve definir nesta quarta-feira o cronograma de interdição dos matadouros instalados nos municípios de Cortês, Camela, Ribeirão, Escada, Surubim, Caetés, Capoeiras, Arcoverde e Gravatá. Série de reportagem publicada no Diario entre os dia 2 e 5 de outubro revelou a falta de higiene e de estrutura dos abatedouros do estado, motivando as discussões.
A decisão será anunciada em reunião que acontece hoje entre autoridades municipais e estaduais. Durante o encontro, a procuradora Liliane Fonseca vai defender a interdição dos matadouros irregulares. “O Ministério Público do estado já fez recomendações de interdição de vários abatedouros. Os órgãos responsáveis, que têm o poder de fechá-los, porém, não acataram o nosso pedido. É inadmissível. Uma afronta à legislação”, pontua. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e que pode interditar os matadouros, discorda da posição da procuradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário