segunda-feira, 2 de abril de 2012

Conheça a Chapa 1 para a eleição do Conselho Tutelar de Surubim



Nós que fazemos parte da CHAPA 1 para o pleito do Conselho Tutelar de Surubim para o triênio 2012-2015 temos o orgulho de dizer que representamos a força juvenil dos últimos tempos. É certo que os jovens já foram classificados, em décadas atrás, de ‘sujeitos problemas’, vistos pelas sociedades da época como potenciais delinqüentes. Essa visão ajuda a desvirtuar o olhar da juventude como potente engrenagem de moção do mundo para a passiva atitude de criminalidade latente.
Hoje, a exemplo de nossa Chapa, a juventude passa a ser autora e protagonista de suas próprias ações, projetos, atitudes... e políticas públicas. O jovem hoje é visto como ‘sujeito estratégico de desenvolvimento’.
Nessa certeza a Chapa 1 lança sua candidatura por acreditar no potencial criativo e inovador da juventude e pela experiência de que Política Pública e efetivação de direito se constrói junto com os seus sujeitos e não para ele, como se pensava antigamente. Então, quando pensamos numa Política Pública satisfatória para a efetivação dos direitos das Crianças e Adolescentes em Surubim nada mais correto do que trazer para o diálogo as pessoas que, em vários níveis, estão imersos no universo infato-juvenil.

Conheça a Chapa 1
A composição da Chapa 1 é mista e heterogênea, da mesma forma que são as Crianças, Adolescentes, Jovens e adultos. Essa foi uma estratégia metodológica pensada pelo Instituto de Protagonismo Juvenil para o processo de formação de lideranças e de exercício da cidadania para adolescentes e jovens que foi tão bem disposta para a composição de nossa Chapa. Cada membro da Chapa atua em seguimentos diferentes da sociedade, enriquecendo dessa forma as discussões e as visões e concepções em torno das Crianças e Adolescentes. Não basta apenas defender Direitos, é necessário estar embebido pela atmosfera que gira em torno do tema. Dessa forma, com olhar para a diversidade apresentamos abaixo os membros de nossa Chapa.

Diogo Chiarelly – Solteiro, jovem, estudante universitário, membro suplente do Conselho Diretor do IPJ.
Tatiana Braga – Casada, jovem, membro da equipe de Coordenação do PETI-Surubim, evangélica.
José Hirgo – Solteiro, jovem, estudante universitário e professor, membro do Conselho Fiscal do IPJ, membro da PJ e do EJC.
Verônica Cabral – Casada, adulta, mãe, jornalista, espírita.
Patrícia Lima– Casada, jovem, mãe, estudante, evangélica.
Maria Aparecida – Solteira, jovem, estudante, membro do Conselho Fiscal do IPJ.
Leandro Correa – Solteiro, jovem, estudante, coordenador da área de Pesquisa e Publicação do IPJ.
Anaihara Arruda – Solteira, jovem, estudante universitária, secretária do IPJ, membro da PJ.
Washington Alves – Solteiro, jovem, estudante universitário, católico.
João Paulo – Solteiro, jovem, professor, católico.

Porque votar na Chapa 1?
Entre todos os motivos elencados acima dizemos ser importante votar na Chapa 1 porque acreditamos no papel criativo e inovador da nossa juventude e depois porque representamos a essência da organização jovem neste pleito.
O voto na Chapa 1 configura a aquisição e efetivação de direitos tanto para as Crianças e Adolescentes de Surubim quanto para a população devido os avanços nas políticas da infância e juventude tendo como principal autores e atores –os jovens-.
Não estamos apresentando propostas para um “mandato de conselheiro”, pois nos parece ser ilícito esta prática, já que o papel de um Conselho Tutelar, entre outras atribuições é: atender as crianças e adolescentes e a seus pais e garantir a execução e os trâmites das medidas de proteção e socioeducativas às crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade (Art. 136, Lei 8.069/90, ECA).
Assim sendo, garantimos a atenção e execução da Lei a que se referem os Direitos das Crianças e Adolescentes (Lei Federal 8.069/90) observando sempre os dispostos pelos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente bem como do Ministério Público e pela vara da Infância e Juventude quando cada caso couber.
Se, conforme o Art. 131 (ECA) “o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônimo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente...” não nos cabe elaborar propostas ou criar projetos e programas e sim garantir que as ações e atividades, bem como a tutela, referentes ao público infanto-juvenil sejam de forma adequada elaboradas e executadas no município de Surubim, (pelos organismos públicos, ONG’s, familiares, escolas, etc.) garantindo assim o pleno gozo dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Pleito Eleitoral
As eleições para Conselho Tutelar não são obrigatórias, mas é um exercício de cidadania. Então, no dia 14 de Abril de 2012 compareça aos locais de votação divulgados futuramente pela Comissão Eleitoral portando do seu Título de Eleitor e de um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, CNH) das 8h às 16h e VOTE NA CHAPA 1, pelo direito das Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos, Idosos... e pelo seu Direito de ter direitos.

IMPORTANTE: Essa campanha é apoiada pelo Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ, que é um organismo da sociedade civil de promoção da cidadania com atuação e reconhecimento nacional, com cadeira e inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Surubim (CMDCA); inscrição no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), cadeira e inscrição no Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco (CEPPJ/PE) além dos contatos de parceria com organismos internacionais.

Fonte: Isurubim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário