terça-feira, 19 de junho de 2012

Ariano Suassuna dará aula-show em Surubim


É grande o clima de expectativa na cidade Surubim, no Agreste, que se prepara para receber no próximo dia 26 de junho a nova aula-espetáculo do escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna.

A montagem, que estreou em dezembro do ano passado, no Teatro Luiz Mendonça, em Recife, tem a obra de Lourenço da Fonseca Barbosa, o "Capiba", que nasceu em Surubim, como matéria-prima e será encenada durante todo o ano de 2012 em todas as regiões de Pernambuco. À frente dos preparativos para recebimento do espetáculo na "Capital da Vaquejada", o agitador cultural e vereador da cidade de Casinhas, Walter Borges, informou para a reportagem do Blog que o espetáculo será apresentado na Quadra Poliesportiva Padre Siqueira do Colégio Nossa Senhora do Amparo, a partir das 20h, e que já começou a distribuir senhas de participação no evento em alguns estabelecimentos de ensino daquela cidade.

Em "Tributo a Capiba", o autor de "O Auto da Compadecida" e atual secretário de Assessoria ao Governador mostra, junto com o Grupo Arraial, uma parte da obra do celebrado músico surubinense pouco conhecida pelo público. O nome do espetáculo é uma menção ao Tributo a João Pernambuco, único frevo em meio às nove músicas que compõem o repertório da apresentação. Ela também traz composições como a seresta "Tu que me deste o teu cuidado", feita a partir de um poema de Manuel Bandeira. "Quero mostrar exatamente as outras facetas de Capiba. Ele compunha samba, valsa, fez uma missa belíssima", exemplifica Ariano Suassuna.
"Tributo a Capiba", nova aula-espetáculo de Ariano Suassuna, será apresentada na próxima terça-feira, dia 26 de junho, na cidade de Surubim(Foto: Alyne Pinheiro)
A amizade - Ariano conheceu Capiba em Taperoá (PB), quando tinha pouco mais de nove anos de idade, por causa de seus irmãos mais velhos. Saulo e João Suassuna moravam na mesma pensão que Capiba na capital pernambucana. O trio criou o grupo musical Bando Acadêmico do Recife.

Capiba e Ariano tornaram-se amigos quando este veio morar em Recife anos depois. Aos 24 anos, Ariano escreveu um ensaio sobre a obra do compositor, de quem também se tornou compadre. A dupla fez músicas como "São os do norte que vêm" e "Cantiga de Jesuíno". Ambas fazem parte de Tributo a Capiba.

Preto, branco e vermelho colorem o cenário e o figurino criados pelo artista plástico Dantas Suassuna e Andrea Monteiro, respectivamente. A combinação remete ao Santa Cruz, time de Capiba. O futebol é tema de uma das histórias contadas com humor pelo rubro-negro Ariano durante a aula-espetáculo.

Com informações do Jornal do Commercio

Fonte: Blog Mais Casinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário