sexta-feira, 22 de junho de 2012

PIB de Pernambuco é um dos que mais cresce no Brasil



O resultado do PIB de Pernambuco, apresentado nesta semana pelo Condepe mostra que Pernambuco começa a fugir do padrão nacional de crescimento. Enquanto o Brasil apresentou um pífio aumento de 0,2%, Pernambuco obteve 4,6%.

Não temos nada que justifique os argumentos de padrão chinês de crescimento, mas os investimentos estatais realizados nos últimos anos, agregado a um maior consumo das famílias começa a surtir resultado.
Apenas para situar a discussão, o PIB brasileiro sofreu um grande baque em função do péssimo resultado da agricultura. O resultado divulgado pelo IBGE para os últimos 12 meses foi de um crescimento de apenas 0,2%. Mas a agricultura teve uma queda de 7,3%. E a industria e serviços também nao ajudaram, com aumentos residuais de 1,7% e 0,6%, respectivamente.
Já no caso de Pernambuco, a agricultura recuou (em função da seca) 23,8%, mas a indústria apresentou um robusto crescimento de 9,0%. Serviços também apresentou crescimento de 5,6%. Se os fatores climáticos tivessem ajudado, Pernambuco poderia chegar a um crescimento de 6% no PIB, ao invés de 4,6%.
O crescimento da indústria em Pernambuco é um caminho sem volta. O que o Governo de Pernambuco vai precisar tratar agora é de uma pauta mais clara em relação à sustentabilidade do Estado.
No nosso caso estamos claramente apresentando problemas de esgotamento de infraestrutura e na baixa qualidade da educação. Não se anda mais na cidade, não se consegue falar ao telefone e para quem trabalha em Suape o inferno é ainda maior. Isso sem falar no inevitável tradeoff crescimento x problemas ambientais.
No caso da educação, os péssimos índices nacionais falam por si. Ainda não temos um projeto nacional para a educação, e sem isso dificilmente vamos chegar a algum lugar.
De toda forma, o pior já passou, que foi a fase de desmotivação da população e do setor produtivo.
O resultado do PIB é apenas reflexo dessa enorme mudança de paradigma que vivemos.
Fonte: O Agreste Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário