sexta-feira, 12 de outubro de 2012

IFPE abre Vestibular e oferece curso em Surubim


Os interessados em concorrer a uma das 6.178 vagas do vestibular unificado 2013 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já podem se inscrever. A inscrição, que é realizada exclusivamente através da internet segue até o dia 18 de outubro. Quem não tem acesso à internet, basta procurar um dos campi do Instituto, onde haverá, além de computadores, profissionais que auxiliarão os candidatos no processo de inscrição. 
A taxa de inscrição custa R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos superiores e só pode ser paga no Branco do Brasil. O boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU) é fornecido ao término da inscrição. O prazo para pagamento da taxa é até o dia 19 de outubro. Os candidatos contemplados com a isenção também devem se inscrever. A diferença é que o sistema, automaticamente, reconhecerá o fera e não gerará a guia. Não é cobrada taxa de inscrição para quem concorrerá aos cursos do Proeja, voltado para os que tem mais de 18 anos que possuem somente o Ensino Fundamental.
Do total das 6.178 vagas, 5.478 são para cursos técnicos e outras 700 para cursos superiores. Entre os cursos técnicos, 3.776 são oferecidas na modalidade subsequente. Para concorrer a uma delas é necessário possuir o Ensino Médio. Outras 1.702 vagas são na modalidade Integrado, que exige Ensino Fundamental completo. Nesse caso, o estudante aprovado cursará o Ensino Médio juntamente com o curso técnico. Todas as vagas dos cursos superiores da segunda entrada de 2013 serão oferecidas através do Sisu.
As vagas ainda incluem os cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD). São 734, no total, sendo 500 para cursos técnicos subsequentes e outras 234 para cursos superiores. Os cursos são oferecidos no sistema semipresencial. Os aprovados terão aulas através da internet e também nos polos de EaD pertencentes ao IFPE.
Metade de todas as vagas é oferecida através do sistema de cotas, destinado aos estudantes oriundos da rede pública de ensino, seja municipal, estadual ou federal. É necessário ter cursado, pelo menos, os três últimos anos do Ensino Médio ou Fundamental na rede pública. O candidato deverá assinalar a situação de cotista, no momento da inscrição.
Ainda há as cotas para os moradores do campo ou filhos de pais que moram na Zona Rural. Nesse caso, dentro da cota de 50% são reservadas 25% das vagas para os que se enquadram na situação. Essas cotas só são válidas para os cursos de vocação agrícola, oferecidos nos campi do IFPE localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão.
As vagas do Vestibular 2013 são distribuídas nos nove campi do IFPE, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das distribuídas nos polos da EaD, localizados em Caruaru, Dias D´Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.
As provas do Vestibular 2013 ocorrerão no dia 16 de dezembro. O resultado deve ser divulgado a partir de 4 de janeiro de 2013. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2125-1666 ou 2125-1724 ou pelo site do IFPE.


Fonte: IFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário