sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Para se adequar à Lei das Cotas, IFPE altera regras do processo seletivo


O Instituto Federal de Pernambuco anunciou na manhã desta quinta-feira (18) alterações na distribuição e quantidade de vagas disponibilizadas no processo seletivo 2013 para poder se adequar à Lei das Cotas, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15).

O número de vagas sobe de 6.178 para 6.872. As inscrições, que são feitas exclusivamente pela internet, são fechadas nesta quinta (18) e reabrem à meia-noite da segunda (22). Ficam abertas até o dia 29 de outubro, com pagamento da taxa de inscrição até o dia 30.

O processo de seleção do IFPE já contava com 50% das vagas reservadas para cotistas, ou seja, para alunos vindos de escolas públicas. "Estamos publicando uma retificação nesta quinta para nos adequarmos à Lei. Fizemos toda uma análise e um estudo para ver onde havia impacto no nosso processo seletivo. Com isso, tivemos que ampliar o número de vagas tanto para cotistas quanto para não cotistas. As vagas para os cotistas, por causa da lei, foram estratificadas. O candidato que se inscreveu como cotista precisa entrar e se colocar na cota adequada", explica o presidente da comissão de vestibular do IFPE, Rinaldo Malaquias.

Além de a seleção dividir as vagas por origem escolar, as vagas de cotistas passam por outras estratificações: primeiro, por renda, e em seguida, por etnia. As 3.436 vagas reservadas para cotistas da rede pública de ensino foram divididas em duas partes iguais: 1.718 vagas vão para quem tem renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo e a mesma quantidade para quem tem renda per capita superior a 1,5 salário mínimo. A essas 1.718 vagas, em cada grupo, é aplicado o percentual étnico de 62,4%, ou seja, em cada um desses subgrupo de cotistas, 1.073 vagas são para negros, pardos e índios e 645 vão para outras etnias.

Esse percentual é definido a partir da soma da população de negros, pardos e índios do estado, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em Pernambuco é de 62,4%. O indíce utilizado para a cota racial muda a oferta de vagas de Educação a Distância (EAD) em Santana de Ipanema (AL), que é de 67,83%, e em Dias D'Ávila (BA), de 76,82%, baseados nos dados estatísticos de cada estado.

Adequação
Quem já fez a inscrição e vai concorrer como cotista, precisa entrar no site do IFPE ] a partir da segunda-feira (22) e escolher em que cota quer concorrer. "Esse período é para o estudante se readequar, com a cota que ele achar que se encaixa. Essa declaração de negro, pardo e índio é feita por autodeclaração. Agora, quem vai concorrer pelo universal e não altera nada, não precisa mexer na inscrição", explica Cristiane Conde, pró-reitora de extensão do IFPE.
O novo prazo para inscrições serve também para quem ainda não se inscreveu. "Quem não se inscrever até esta quinta, pode se inscrever no próximo prazo, que começa na segunda (22)", ressalta Malaquias.

A taxa de inscrição custa R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos superiores e só pode ser paga no Branco do Brasil. O boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU) será fornecido ao término da inscrição. O prazo para pagamento da taxa é o dia 30 de outubro. Os estudantes que não tiverem acesso à Internet podem se dirigir a qualquer campus do instituto, onde haverá, além de computadores, profissionais que auxiliarão os candidatos no processo de inscrição.

Os candidatos contemplados com a isenção também devem se inscrever. Não é cobrada taxa de inscrição para quem concorrerá aos cursos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), voltado para os que têm mais de 18 anos que possuem somente o ensino fundamental.

As provas do vestibular 2013 ocorrerão no dia 16 de dezembro. Segundo o IFPE, o resultado deve ser divulgado a partir de 4 de janeiro de 2013. Do dia 19 a 23 de novembro, os candidatos precisam acessar o site da instituição para imprimir o cartão de inscrição.

Todas as vagas dos cursos superiores da segunda entrada de 2013 são oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

As vagas serão distribuídas nos nove campi do IFPE, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das distribuídas nos polos da EAD, localizados em Caruaru, Dias D'Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário