sábado, 24 de novembro de 2012

IFPE abrirá novo campus no Cabo até 2014


458c15c942d0bebf635afc5b471231bf.jpg
O campus do Cabo deverá ser o décimo do Instituto Federal de Pernambuco
Foto: Isabelle Figueirôa/ NE10

Do NE10
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), terá um novo campus funcionando no Cabo de Santo Agostinho até 2014. A área de 15 hectares localizada na cidade planejada Convida Suape será doada pela prefeitura do município ao instituto, que deve formar profissionais voltados para atender as demandas do complexo portuário. A doação deverá ser assinada na próxima segunda-feira (26) na Prefeitura do Cabo.

Inicialmente, o novo campus contará com três cursos nas áreas de indústria naval, gastronomia e metal mecânica. Segundo a reitora da instituição, Cláudia Sansil, a escolha dos cursos foi determinada por uma pesquisa prévia que apontou as necessidades do mercado. No começo, serão 40 alunos, sendo 240 vagas por semestre nos turnos da manhã, tarde e noite.

A área onde ficará o instituto pertence às empresas Cone S/A e Moura Dobeux, responsáveis pela Cidade Convida Suape. Elas doarão o terreno à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho que, por sua vez, irão repassá-lo para o IFPE. Depois da assinatura do repasse, que será feita pelo prefeito Lula Cabral, começa o processo de licitação. A expectativa é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2013 e o custo das obras ainda não foi estimado.

O futuro prédio contará com centro de pesquisa, encubadora de empresas, laboratório e uma creche, que deve atender alunas e servidoras que sejam mães. Espera-se que após um ano de funcionamento, o IFPE tenha formado 480 profissionais para o mercado e diversos empregos entre prestadores de serviço e servidores contratados.

O novo campus faz parte da estratégia de ampliação da instituição no Estado, que já tem sedes no Recife, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruraru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira e Vitória. Também estão previstos mais sete novos campi, incluindo o do Cabo, que devem totalizar 16 sedes do instituto.
Fonte: Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário