segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UFRPE irá construir novo campus no Cabo


Estudantes da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul do Estado podem comemorar novas ofertas de cursos superiores na área de engenharia e tecnologia. Na próxima segunda-feira (19), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, irão oficializar a doação de um terreno de 20 hectares por parte do município para a construção de um novo campus da instituição. A cerimônia acontecerá partir das 15h, na sede do poder municipal.
A expectativa é que o campus comece a funcionar em 2014, oferecendo três mil vagas. A previsão é que, em até dez anos, sejam oferecidas dez mil vagas de graduação, além das pós-graduações, que podem aumentar esse número em até 50%. Inicialmente, serão geradas 367 vagas de empregos, entre professores, servidores e técnicos. O custo da obra está estimado em R$ 150 milhões.
Visando abastecer o mercado Complexo Industrial Portuário de Suape, a unidade deverá oferecer cinco cursos diurnos de Engenharia, que ainda serão definidos. “O campus terá capacidade para oferecer até 26 cursos na área de tecnologia, mas inicialmente só temos a autorização para abrir cinco. Estamos fazendo uma análise para definir que carreiras serão oferecidas”, pontuou o pró-reitor de Planejamento da UFRPE, Romildo Morant de Holanda. A definição das graduações vai depender da aprovação do Conselho Universitário.

Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Cabo, Paulo Farias, a novidade terá um grande impacto na vida da cidade. “A partir de agora, o Cabo será inserido na rota do conhecimento, já que receberemos não só um campus da UFRPE, como também do IFPE. Esse fato vai incrementar também a economia, já que as empresas buscarão o nosso município certas de que teremos mão de obra de qualidade a oferecer”, pontuou.
A expectativa da reitoria é que o processo licitatório para a escolha da empreiteira que vai erguer o novo campus da UFRPE comece em fevereiro. Romildo Holanda explicou que os recursos para a construção da primeira etapa, no valor estimado de R$ 35 milhões, já estão liberados pelo Ministério da Educação. A previsão é de que a obra comece no início de 2013.
O acesso dos alunos, professores e funcionários ao futuro campus será feito por duas rodovias, a BR-101 Sul e a PE-60. A intenção da reitoria é que, com a implantação da unidade, haja uma parceria com o Governo do Estado para a implantação de um Parque Tecnológico. Este será o quarto campus da universidade, que já está instalada no Recife (bairro de Dois Irmãos), dois em Garanhuns e um em Serra Talhada.

UFPE
Na próxima segunda-feira (19), a Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE irá anunciar o cronograma completo e o quadro de vagas do Vestibular 2013. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro do próximo ano. Segundo a assessoria de Imprensa da universidade, serão apresentados o cronograma completo do Vestibular 2013, incluindo período de inscrições, prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição e datas dos testes de habilidades em música, entre outras informações.

Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário