quinta-feira, 11 de julho de 2013

Manifestações deverão marcar o Dia Nacional de Luta em Pernambuco

Dois atos irão marcar o Dia Nacional de Luta do Trabalhador em Pernambuco nesta quinta-feira (11). O primeiro será pela manhã, no Complexo Portuário de Suape. À tarde, a partir das 14h, os trabalhadores se reúnem na Praça do Derby, área Central do Recife, de onde saem em caminhada até a Assembleia Legislativa (Alepe), na Boa Vista, para entregar uma pauta com reivindicações nacionais e locais.
 
As sete centrais sindicais que organizam o movimento no Estado juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) esperam reunir pelo menos 60 mil pessoas nas manifestações. Para o ato no Complexo Portuário de Suape, as centrais sindicais usarão carros de som para convocar os trabalhadores nas três entradas principais de acesso ao complexo, a partir das 7h. A manifestação será encerrada às 10h, na Curva do Boi, em frente à Fábrica da PTA. 

LEIA MAIS:
» Hospitais garantem funcionamento, mas servidores prometem parar
» Centrais dão passe livre para partidos participarem de Greve Geral
» Pauta de reivindicação vai de previdência a reforma agrária


No Recife, os manifestantes sairão da Praça do Derby em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista até a sede da Alepe, onde será entregue uma pauta de reivindicação nacional, além de uma carta aberta com reivindicações locais na área de saúde, educação e transporte público.  

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes de trânsito estarão de prontidão na concentração e em alguns pontos do percurso. Bloqueios itinerantes também serão realizados, caso necessário. 

Segundo os organizadores, vários sindicatos confirmaram adesão ao movimento. Em relação ao ensino superior, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) confirmou que os professores da UFPE e UFRPE irão paralisar as atividades na quinta. A partir das 9h, haverá um protesto em frente à entrada do campus para reivindicar melhores condições de trabalho para o ensino superior.

SAÚDE - Embora a Secretaria de Saúde de Pernambuco afirme que os hospitais públicos do Estado irão funcionar normalmente nesta quinta, a diretoria do Sindicato dos Servidores da Saúde de Pernambuco (Sindsaúde-PE) anunciou que os profissionais devem participar da paralisação nacional de 24h em apoio ao Dia de Luta dos Trabalhadores. Serão suspensos todos os serviços ambulatoriais e eletivos em hospitais e postos da rede pública.

COMÉRCIO - 
De acordo com Sindicato dos Comerciários, a categoria vai participar do ato, principalmente os trabalhadores dos estabelecimentos do Centro do Recife, por onde deverá passar a manisfetação. Entretanto, diante da iminência de paralisação, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas) divulgaram nota nesta quarta-feira (10), orientando as empresas do comércio da cidade a funcionar normalmente na ocasião. "Tendo em vista as perdas sofridas pelo setor nas últimas semanas, por conta da greve dos rodoviários e outras manifestações, a sugestão é uma forma de salvaguardar os resultados das empresas e a remuneração dos comerciários, evitando dessa forma novos prejuízos", traz a nota.

BANCO -  O Sindicato dos Bancários informou que a categoria apoia o ato e deve ocorrer paralisações também com foco nas agências do Centro. 

TRANSPORTE - Em relação aos rodoviários, que encerraram uma greve considerada ilegal na semana passada, o sindicato da categoria informou que motoristas e cobradores deverão trabalhar normalmente, assim como os metroviários.
O Sindicato dos Metroviários confirmou que a categoria não vai parar nesta quinta. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também divulgou nota informando que todas as estações e trens da Linha Centro e da Linha Sul funcionarão normalmente nesta quinta, das 5h às 23h.

ORGANIZADORES - Além da CUT-PE, participam das manifestações no Estado a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central (NCST), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). Também vão aderir à mobilização a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Fonte: Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário