quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Professor da UPE-Campus Mata Norte busca viabilizar serviços de trem Recife à Nazaré da Mata

metrorec
PROFESSOR DE GEOGRAFIA da UPE-Campus Mata Norte,sediada em Nazaré da Mata,Jorge José Araújo da Silva,enviou um ofício ao Superintendente da  Metrorec/CBTU,Ricardo Esberard de Albuquerque Beltrão,solicitando a viabilização de composição de trem no percurso Recife-Nazaré da Mata.
Segundo o professor, esta ação contribuirá significativamente para o projeto de mobilidade social e ampliará entre outros aspectos a qualidade da FORMAÇÃO ACADÊMICA dos estudantes, a elevação da atividade econômica e maior integração entre a região da Mata Norte e o litoral.
A malha ferroviária passa ao lado da UPE – Campus Mata Norte e isso baratearia o custo dessas viagens.Estima-se que cerca de 2.000 ESTUDANTES VIAJAM diariamente para suas atividades neste Campus, sendo 600 (tarde) e 1400 (noite) e esses alunos são transportados por Vans ou ônibus cedidos por prefeituras.
A maioria dos alunos, em torno de 70% ,são oriundos da Capital e da Região Metropolitana do Recife e usam transportes alugados, sendo pago individualmente as mensalidades relacionadas, hoje em torno de 130 reais.
“A condição desses transportes, somado a dificuldade do trânsito, tem tornado este um FATOR LIMITANTE da qualidade da vida acadêmica.”declara o professor.
Um trem viajando da estação do Curado (integrado com o Metrô) beneficiará os alunos do Campus Mata Norte que habitam na RMR e ainda os que são lindeiros, habitantes dos municípios do Paudalho, Carpina, Tracunhaém e Nazaré da Mata, sendo o destino final na Universidade. A malha ferroviária existente funciona apenas para transporte de cargas.
Deve-se considerar que, além da população de estudantes, há ainda os habitantes dessas localidades,que precisam no dia dia viajar para o trabalho.A população destas cidades juntas somam um total de 367.590 (Camaragibe, São Lourenço, Paudalho, Carpina, Tracunhaém e Nazaré da Mata).
Fonte:Giro Mata Note

Nenhum comentário:

Postar um comentário