sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aluno aprovado em 1º lugar no vestibular de medicina não tem dinheiro para se manter na faculdade

Estudante de uma escola pública da cidade de Gurupi, no sul do Tocantins, Dowglas Pereira de Oliveira, 17 anos, foi o primeiro colocado no vestibular 2014/1 para o curso de medicina do Centro Universitário Unirg. A concorrência foi de 50 candidatos por vaga. Como a instituição é particular, o jovem, que é de família humilde, não possui condições para pagar a mensalidade de R$ 2.841,75 e se manter no curso.
O adolescente é dedicado aos estudos. Encontra tempo para estudar até mesmo nos horários em que toma banho e escova os dentes. Ele fixou pela casa papéis contendo fórmulas de química e garante que a técnica funciona. "Quando entro no banheiro leio porque o subconsciente vai gravando e na hora da prova é batata", conta bem humorado.
O estudante conta que sempre estudou em escolas públicas e que já passou em vários vestibulares, só que o sonho do jovem é ser médico. "Meu sonho desde o ensino fundamental é cursar medicina. Agora estou bem próximo, mas ainda falta apoio seja das autoridades ou de pessoas que tenham condições de me ajudar", explica.
Mãe de Dowglas busca na fé forças para apoiar o filho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Mãe de Dowglas busca na fé forças para apoiar o
filho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A mãe de Dowglas, Luzirane de Jesus Oliveira, se emociona ao falar sobre a dedicação do filho. "Eu acredito que o impossível aconteceu. Acima de tudo isso tem um Deus que tudo pode e eu creio nele. Meu filho vai fazer uma faculdade não sei de que forma, nem como", declarou.
Para a diretora regional de ensino, Adriana Aguiar, o adolescente é um exemplo para os outros estudantes. "Estamos muito contentes e temos certeza que o Dowglas irá inspirar vários outros jovens para perceber que tudo é possível, basta querer." Segundo a diretora, a Secretaria de Educação está vendo a melhor maneira de resolver "o impasse que agora é financeiro".
Enquanto isso, a população do estado se mobiliza nas redes sociais para arrecadar o valor da mensalidade e ingressar o jovem na faculdade.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário