quinta-feira, 3 de abril de 2014

Com mais três UPAEs, Governo do Estado reforça saúde do Interior

Exiba UPAEs Inaugurações.jpg na apresentação de slides“A saúde dos pernambucanos ganha um reforço especial com mais três novas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs)”. Foi o que assegurou o governador Eduardo Campos, durante a inauguração da (UPAE) de Belo Jardim, no Agreste Central. Eduardo Campos realizou, ainda, a entrega de outras duas unidades, a UPAE de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e a de Limoeiro, no Agreste Setentrional. As novas unidades somam-se a outra seis já entregues à população. Até o final deste ano, outras seis unidades serão inauguradas em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife; Escada e Palmares, ambas na Mata Sul; Goiana e Carpina, na Mata Norte; e Ouricuri, no Sertão do Araripe.   
Para Eduardo, as especialidades vão garantir mais qualidade no diagnóstico e no tratamento de doenças de baixa e média complexidade. “É importante destacar que as UPAEs foram construídas com 100% de recursos do Governo do Estado e a manutenção será compartilhada com as prefeituras”, lembrou o governador.
Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 37 milhões nas três unidades entregues neste domingo à população do interior. Antes de definir os locais para a implantação das UPAEs, a equipe da saúde procurou localizações estratégicas para cada nova unidade. A UPAE de Arcorverde, por exemplo, vai beneficiar 13 cidades. A unidade de Belo Jardim vai atender a 270 mil habitantes dos municípios de Alagoinha, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.
Já o equipamento de Limoeiro beneficiará 12 municípios do Agreste e da Mata Norte, totalizando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Cada unidade terá capacidade para realizar cerca de 80 mil atendimentos e 160 mil exames em diversas especialidades. O objetivo da ação é descentralizar os atendimentos e oferecer conforto aos pernambucanos que residem no interior.
“Com as UPAEs, nós reforçamos a atenção básica à saúde em todo o Estado, garantindo um atendimento integral a todos os pernambucanos”, salientou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, ressaltando que a união entre o Governo do Estado e os municípios foi um dos fatores que possibilitaram a implantação das novas unidades.
Já o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, lembrou que há 30 anos a cidade não recebia um grande investimento. “A última intervenção foi a construção do Quartel dos Bombeiros, viabilizada no governo de Joaquim Francisco”, disse o prefeito, revelando que a UPAE foi construída em apenas cinco meses e vai prestar atendimentos à população de diversas cidades da região.
Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Foto: Eduardo Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário