quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dilma envia tropas do Exército para tentar conter arrastões em PE

Tropas do Exército e da Força Nacional começaram a chegar em Pernambuco, nesta quinta-feira (15), para conter arrastões que têm sido registrados em diferentes cidades nordestinas desde que policiais militares entraram em greve, no início desta semana. Diversas lojas e estabelecimentos comerciais foram invadidos e saqueados em Recife, nos últimos dois dias. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o clima de tensão que envolve moradores da região.
loja saqueada
Lojas foram arrombadas e reviradas em Recife.
Foto: Reprodução/TVGlobo
A medida que leva as forças armadas ao Estado é resultado de um pedido do governador João Lyra Neto (PSB), que realizou coletiva de imprensa para comentar o assunto. Segundo ele, tanto o Exército quanto a Força Nacional irão atuar com rigor na tentativa de combater o possível aumento da criminalidade decorrente da paralisação de integrantes da Polícia Militar (PM) e dos Bombeiros. O número de agentes que participam da mobilização ainda não foi divulgado pelos grevistas, nem pelo governo. No entanto, representantes da administração pernambucana já deixaram claro que não irão atender as reivindicações da categoria, que pede aumento salarial de 50%.
Além de terem exigências negadas, os policiais ainda enfrentam uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que determinou ilegalidade da greve. O decreto do órgão, liberado na noite dessa quarta-feira (14), estabelece multa de R$ 100 por dia de paralisação. A ordem determina que agentes voltem a trabalhar imediatamente. Um balanço divulgado pela Central de Flagrantes da Polícia Civil revela que, entre a noite de quarta-feira até a manhã desta quinta, quinze pessoas foram detidas apontadas como responsáveis por arrastões em lojas de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife. Um suspeito foi preso porque portava arma sem autorização.
arrastao
Além de lojas, grupos também atacaram caminhões que transportam mercadorias.
Foto: Reprodução/TVGlobo
A insegurança e o clima de tensão têm modificado a rotina de moradores da cidade. A prefeitura municipal decretou ponto facultativo para servidores e as universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural (UFRPE) chegaram a cancelar aulas do período noturno.
Fonte: BHAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário