segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Agreste em Alta

Os dados divulgados na última Pesquisa Datafolha, encomendada pela TV Globo e divulgada na sexta (15), que dão 27 pontos de vantagem para João Paulo Lima em relação ao seu principal adversário, bem como todas as sondagens anteriores deste e dos outros institutos de pesquisa, apontam preferência dos eleitores pernambucanos pelo ex-prefeito do Recife, na corrida ao Senado Federal.

A força de João Paulo deve-se, em grande parte, ao seu desempenho como Prefeito do Recife, assumindo a chefia do executivo da capital do Estado de Pernambuco em 2001. Quatro anos depois, João do Povo – como é carinhosamente chamado pelos recifenses – foi reeleito logo no primeiro turno.

Alguns analistas políticos consideram que a escolha de dois suplentes do interior – um do Sertão e outro do Agreste - para compor a chapa do PT ao Senado, tem contribuído significativamente para o crescimento dessa candidatura. Com destaque para Dr. Flávio Nóbrega (PT), ex-prefeito de Surubim (Agreste), um dos principais colégios eleitorais do interior, escolhido como segundo suplente da chapa encabeçada por João Paulo.

Eleito em 2004, Flávio Nóbrega, que é médico pediatra, rompeu as polarizações tradicionais na disputa ao Palácio Municipal; ficando consagrada a sua popularidade na reeleição em 2008, quando obteve 65% dos votos válidos e fazendo o sucessor no pleito de 2013. Ao final do seu mandato, no mesmo ano, o petista entregou a Prefeitura com mais de 84% de aprovação, conforme revelou pesquisa encomendada e divulgada pelo Blog do Magno, à época.

Durante os dois mandatos como prefeito, Nóbrega ficou conhecido pela saúde financeira que assegurou ao município e pelas grandes obras estruturadoras, das quais a que recebe o maior destaque é a do Hospital Municipal do Coqueiro, construído em parceria com o Governo Federal, num dos principais bairros da cidade.

A relação com o Deputado Federal e postulante ao Senado, João Paulo, deu-se já em 2004, quando Nóbrega resolveu disputar as eleições de Surubim. Na época, João era prefeito do Recife e disputava a sua reeleição.

Há quem pondere e diga que a vantagem de João tende a diminuir com o início da propaganda eleitoral na TV e Rádio, mas, até o momento, o que pode-se afirmar com segurança é que o slogan É do Povo, É de Lula e as parcerias com suplentes regionais, dentre outros, vêm rendendo bons resultados.

Por Roberto Ferreira
Eleitor de Surubim

Nenhum comentário:

Postar um comentário