sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dilma está a 3 pontos de ganhar no 1º turno, diz pesquisa


Faltando apenas três dias da eleição, a presidenta Dilma Rousseff ampliou ainda mais sua vantagem em relação a Marina Silva (PSB), e chegou a 47% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2). Num eventual segundo turno, Dilma abriu sete pontos de vantagem sobre Marina, que voltou a cair. O tucano Aécio Neves permaneceu no mesmo patamar pelo quarto levantamento seguido.


Ichiro Guerra
Dilma em Santos-SP. Foto: Ichiro GuerraDilma em Santos-SP. Foto: Ichiro Guerra
Em dois dias, segundo o Ibope, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de voto totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos – quando se exclui da conta os brancos e nulos e os eleitores indecisos – o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidenta saiu do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, Dilma teria vitória ainda mais folgada: 46% a 33%.

Desde 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu gradativamente nas pesquisas Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no primeiro turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% mais um dos votos válidos (maioria absoluta) no domingo (5).

Considerando-se os votos totais, Dilma subiu cinco pontos percentuais no Nordeste, seu principal reduto eleitoral. Lá, a presidenta tem 54% das intenções de voto. Marina tem 24%, e Aécio aparece com 7%.

No Sudeste, região que concentra quatro em cada dez eleitores, a presidente aumentou as intenções de voto, de 30% para 32% e saiu do empate técnico com a candidata do PSB, que passou de 27% para 25%. Aécio, por sua vez, manteve-se com 23%, apesar de ter concentrado seus eventos de campanha em São Paulo e Minas Gerais.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00942/2014.

Com informações do Estado de S. Paulo


Fonte: vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário