segunda-feira, 9 de março de 2015

PE em alerta para mais chuvas nessa segunda-feira

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) reforçou o estado de alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) até as 18h desta segunda-feira. O aviso indica precipitação de 30 milímetros. “Isso significa muita chuva”, resumiu o coordenador da Codecipe Luiz Augusto.

Essas chuvas são definidas como “moderadas, variam de 20 a 40 milímetros e ocorrem em regiões isoladas”, de acordo com Luiz. “O problema é que ocorrem de forma intensa e concentradas”.

Na Apac, a meteorologia registrou grande concentração de chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Por enquanto, os principais reservatórios de água de Pernambuco não aumentaram de nível, porque as chuvas não atingiram as nascentes com a mesma intensidade, por vários dias.

O domingo de chuvas causou transtornos em vários pontos da Região Metropolitana do Recife. O volume de água foi tão intenso que equivale ao esperado para 11 dias de chuva. Em São Lourenço da Mata, duzentas famílias estão desalojadas em decorrência das fortes chuvas ocorridas ontem, onde também houve destelhamento de casa, sem feridos. Na Avenida Recife, bairro de Areias, próximo ao supermercado Makro, a cobertura de um posto de combustível foi arrastada pelos ventos e cedeu, atingindo um veículo de passeio e fios elétricos. Parte de um muro de tapumes de um edifício em construção na Rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, também caiu, sem deixar feridos. 

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), as famílias desalojadas em Constantino habitam uma vila construída numa área do Riacho do Prata, que subiu de nível e alagou as casas. Houve um deslizamento que atingiu parcialmente uma residência. As famílias foram encaminhadas para as casas de parentes. Em Camaragibe, uma árvore tombou no quintal de uma residência e foram registrados dois deslizamentos, todos os casos sem feridos.

Em todo o Recife foram registrados pontos de alagamentos. Entre os maiores transtornos, a chuva causou a interdição da estação de metrô Cosme e Damião, que ficou com os trilhos alagados. Já o incidente no posto de combustível deixou o estabelecimento destruído, além de complicar o trânsito nos dois sentidos da via. O Siena Fire seguia de Areias para Jardim São Paulo, conduzido pelo corretor de imóveis Jurandir Braga, 62 anos, quando foi atingido por parte do teto. “Chovia bastante e a ventania era grande. Não deu tempo de fazer nada, apenas ouvimos o barulho e fomos acertados”, lembrou. Ele e a esposa, a dona de casa Rosiane dos Santos Braga, 55, deixaram o veículo pela porta do passageiro. “A coluna do carro foi destruída. O dono do estabelecimento garantiu que ele ou o seguro do posto reparariam o prejuízo”. 

O município que registrou maior volume de chuvas foi o Cabo de Santo Agostinho, onde caíram 138 mm, correspondente a dois terços do aguardado para março.

Fonte: Diário de PE
Foto: yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário