sábado, 27 de junho de 2015

PME de Surubim é aprovado na Câmara sem alterações



Foto: Google Imagens

O Plano Municipal de Educação de Surubim foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Vereadores na última terça-feira(23/06), respeitando as metas propostas pelos professores  e instituições que participaram nos grupos de trabalho e no fórum que antecederam a votação no legislativo.
Um única meta foi alterada: a 15.2. A sugestão do Vereador Bomba foi que os professores que tem mais de uma escola pudessem permanecer nas mesmas.  A proposta foi acatada pela Secretaria Municipal de Educação e pelos demais vereadores.
Construído com a participação popular dos diversos sujeitos envolvidos na educação municipal, o PME constitui-se num conjunto de propostas e metas para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas de Surubim e também para ampliar a valorização dos profissionais de educação.
Em conversa do nosso blog com a Secretária de Educação Rosa Cristina de Miranda sobre as críticas que surgiram em relação ao fato do PME ter sido votado na  Câmara sem a presença de professores, a mesma explicou que o fato se deu devido ao pouco tempo para a aprovação do mesmo no legislativo, uma vez que o prazo máximo exigido pelo MEC e UNDIME para a aprovação era o dia 24. No entanto, disse ela, " foram respeitadas todas as metas propostas pelos professores e pelos participantes dos GTs e do Fórum, bem como ouvidas todas as propostas dos vereadores". Ainda segundo Rosa Cristina, nos próximos dias todas as escolas receberão uma cópia do plano na íntegra, após a sansão do Prefeito Túlio Vieira, o que mostra a transparência do mesmo durante todo o seu processo de construção.
O PME é uma vitória para os professores e estudantes, uma vez que será executado pelo próximo decênio(2015-2025), visando melhorar a educação municipal. Entre as inovações do PME estão a implantação da licença de 2 anos para os professores efetivos poderem cursar mestrado(desde que o curso seja reconhecido pelo MEC), sem percas salariais; ampliação do quantitativo de professores concursados para 80% do quadro de funcionários até o terceiro ano de vigência e readequação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério no prazo de um ano. Também foi aprovada a meta que prevê a articulação do município com o estado e União, para tentar implantar um campus universitário público em Surubim, uma vez que o Agreste Setentrional é a única região do estado que não possui uma instituição superior presencial pública.
Outra meta inovadora foi a proposta da criação de escolas integrais de ensino, em parceria com o estado, em comunidades rurais polo do município, para garantir a qualidade do ensino das comunidades do campo e permitir sua permanência no seu local de origem, sem a necessidade de ter que se deslocar para a cidade.

Por João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário