quinta-feira, 23 de julho de 2015

Fechamento do TRT de Surubim demonstra perca de poder político


Foto:TRT

O Fórum da Justiça do Trabalho de Surubim - TRT está para ser fechado até dezembro. Com  nome de Fórum Evandro Cavalcante, um dos grandes mártires da reforma agrária do país assassinado na década de 80, o mesmo tende a ser extinto e as audiências transferidas para a Vara de Limoeiro, cidade hoje menor que  Surubim em população, segundo o IBGE.
O fechamento do TRT significa um atentado à memória do advogado, sindicalista e ex-vereador de Surubim Evandro Cavalcante. O abandono do prédio que recebe o seu nome será sua segunda morte e talvez ainda pior, pois simboliza o esquecimento de sua figura e de sua luta histórica, tão importante em favor dos mais excluídos.
Diferente de tempos de outrora, em que a cidade recebia prédios regionais do poder público, quando era bem menor que hoje, Surubim tende a perder sua importância política regional com o fechamento da sua Vara do Trabalho, que é a justiça mais próxima do povo. A população do Agreste Setentrional sofrerá, tendo que se deslocar de cidades longínquas como Vertentes, por exemplo, para Limoeiro, especialmente as pessoas mais pobres que não possuem veículo próprio. Além da dificuldade de locomoção, haverá a dificuldade de agilidade nos processos, tendo em vista o aumento do número de cidades a serem atendidas unicamente pela Vara de Limoeiro. Tal fato tem gerado a revolta da população que não aceita ter que se deslocar para tão longe.
A extinção do TRT também representa a falta de força política de Surubim e a sua perca de expressividade no estado. Tendo eleito um deputado federal(Danilo Cabral) e 3 deputados estaduais(Nilton Mota, Ricardo Costa e Valdir Sales), a cidade perderá sua influência regional, o que demonstra a inexpressividade dos políticos "filhos da terra".  
Cabe a população lutar agora para que tal fato não ocorra e esperar que as autoridades repensem a grande perca  que Surubim e as cidades de seu entorno terão.

Por João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário