sábado, 10 de outubro de 2015

Mestrado da FACNORTE em Surubim não é reconhecido pela CAPES

Foto: Google Imagens

O Mestrado que a FCNORTE oferece em Surubim em parceria com o Instituto Bioeducação de Campina Grande não é reconhecido pela CAPES. No próprio site da faculdade é disponibilizado o Regulamento de Pós-Graduação que informa que a CAPES negou-se a recomendar seu mestrado e doutorado. No seu Artigo 1º, parágro segundo lê-se:

§ 2º-Os mestrados e doutorados FACNORTE,são ministrados de forma LIVRES,sem a recomendação da CAPES,porém são preparatórios para validações e convalidações de estudos,em diversas instituições estrangeiras.

Fonte: <http://www.facnorte.net/themes/editais/edital-mestrado-doutorado.html>. Acesso em 10 out. 2015.

Assim sendo, os cursos de mestrado oferecidos em Surubim e outros polos da Facnorte não passam pelo reconhecimento da CAPES, sendo apenas chamado de mestrados livres e que não contam para um profissional tentar um concurso como professor universitário em instituições sérias superiores, como universidades públicas e institutos federais de educação.

Outras instituições de Pernambuco também oferecem mestrado livre, como a FUNESO, mas deixam claro que não é reconhecido.

Para saber quais são os mestrados reconhecidos pela CAPES, que é o órgão do governo federal responsável por avaliar e reconhecer os cursos de mestrado e doutorado, deve-se entrar no site da mesma e procurar a opção "CURSOS RECOMENDADOS". Lá está a lista de todas as faculdades que possuem mestrado reconhecidos e recomendados pela CAPES, por estado. Em Pernambuco, há apenas duas faculdades privadas que possuem mestrado reconhecido: a UNICAP e a Faculdade Boa Viagem. As demais são públicas: UFPE, UFRPE, IFPE e UPE.

Por João Paulo Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário