sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Surubim e região vivem a pior seca dos últimos 50 anos


Foto: Compesa/Divulgação

A partir desta quinta-feira, doze cidades do Agreste de Pernambuco atendidas pelo Sistema Jucazinho terão o rodízio ampliado, atingindo aproximadamente 290 mil habitantes. Até então, as localidades vinham sendo abastecidas durante dois a seis dias até que um novo ciclo fosse iniciado. Agora, a maioria terá ampliado o tempo de espera para a próxima rodada de abastecimento. Os dias sem água passarão de cinco para até 28 dias.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a medida está sendo tomada por conta pior seca dos últimos 50 anos. Esta seria a solução encontrada para evitar o colapso total da barragem, localizada em Surubim. Atualmente, Jucazinho acumula apenas 2,7% da capacidade total, de 327 milhões de metros cúbicos.

O esquema começa a valer já a partir desta quinta-feira, quando recebem água: Toritama, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério. O ciclo de abastecimento nessas cidades será encerrado no dia 8 de outubro e só será reiniciado no dia 31. As próximas cidades a receber água serão Surubim, Salgadinho e Casinhas, a partir do dia 8, e Santa Cruz do Capibaribe, Passira, Cumaru e Riacho das Almas a partir do dia 16.
Ficarão dois dias com água e 28 sem água as seguintes cidades: Salgadinho, Surubim, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Santa Cruz do Capibaribe. Apenas em Casinhas haverá rodízio de cinco dias com água e 25 sem água.

Um dos principais mananciais do Agreste, Jucazinho é uma das barragens que está em situação crítica devido à estiagem, a pior dos últimos 50 anos. Para se ter uma ideia, sua vazão de regularização, que é aquilo que se pode retirar da barragem sem secá-la, é de 1,8 mil litros por segundo. Com a escassez de chuvas, essa vazão caiu para 200 litros por segundo.

Confira o novo calendário de abastecimento do mês de outubro de 2015:

Entre os dias 1º e 8 RECEBERÃO ÁGUA:
Toritama
Vertentes
Frei Miguelinho
Santa Maria do Cambucá
Vertente do Lério

Entre os dias 8 e 15 RECEBERÃO ÁGUA:
Surubim
Salgadinho
Casinhas

Entre os dias 16 e 23 RECEBERÃO ÁGUA:
Passira
Cumaru
Riacho das Almas

Entre os dias 16 e 31 RECEBERÁ ÁGUA:
Santa Cruz do Capibaribe

Fonte: Diário de PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário