sexta-feira, 22 de maio de 2015

Desigualde social cai no Brasil e aumenta nos países ricos



Roberto Stuckert Filho
Estudo da OCDE divulgado hoje aponta que, enquanto os países mais ricos tiveram as desigualdades acentuadas nos últimos anos, a América Latina, “particularmente o Brasil”, vem reduzindo a diferença de renda desde o final dos anos 90; “Dessa vez o bolo cresceu e foi melhor divido”, afirma pesquisador.
21/05/2015
A Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quinta-feira (21) o relatório In it together – Why less inequality benefits all (Juntos nisso – Por que menos desigualdade beneficia a todos, em português), que trata das desigualdades sociais nos países que compõem a organização.
De acordo com o estudo, a diferença de renda entre os cidadãos segue aumentando nos países ricos, mas caiu na América Latina graças ao maior acesso à educação promovido na última década.
Atualmente, nos países da OCDE (são 34 nações, a grande maioria com economias industrializadas) os 10% mais ricos ganham 9,6 vezes mais do que os 10% mais pobres. Nos anos 1980, a proporção era de sete vezes mais e, na década de 2000, de 9,1.
O Brasil é colocado como destaque no estudo. Segundo a OCDE, o país foi um dos que mais diminuíram a desigualdade de renda nos últimos anos. Para se ter uma ideia, enquanto a média do coeficiente Gini – indicador que mede a desigualdade de renda e que vai de 0 a 1- dos países da organização aumentou de 0,29 nos anos 1980 para 0,32 nos anos 2000, o Brasil reduziu seu Gini de 0,6 nos anos 1990 para 0,5 nos dias atuais, uma queda de 8%.
“Houve, a partir do início dos anos 2000, uma queda generalizada da desigualdade na América Latina. Essa redução não ocorreu de forma tão acentuada em outras regiões (…) Dessa vez o bolo cresceu, com o crescimento econômico, e foi melhor dividido. É um fato novo na realidade latino-americana”, afirmou Horácio Levy, analista de políticas sociais da organização.

Fonte: Pragmatismo Político

Pastor que criticava gays é flagrado pedindo pra fazer sexo gay em app

pastor homossexual gay homofobia eua
Pastor flagrado em app de encontros gays deixa igreja nos EUA (Divulgação)
Um pastor de Michigan (EUA) que já se pronunciou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi pego pedindo por sexo em um aplicativo de paquera gay.
O site de notícias gays Queerty conseguiu capturas de tela da conversa em que Matthew Makela envia fotos suas para outros homens. O pastor, que é pai de dois filhos, confirmou a autenticidade da conversa, mas não quis fazer mais comentários.
Makela deixou o cargo depois que o artigo veio a público. O pastor repetidamente condenava a homossexualidade em seus cultos e em manifestações na internet. As informações são do Daily Mail e do The Independent.
Em um agora deletado comentário para um jornal anticasamento gay, editado por um colega pastor, Makela comparou a homossexualidade ao alcoolismo e sugeriu que os gays poderiam superar a atração pelo mesmo sexo com apoio suficiente.
“Eu amo as pessoas que têm atração sexual pelo mesmo sexo, assim como Deus”, escreveu ele. “Nós não dizemos a uma pessoa que nasce com tendências para o abuso de álcool para continuar a satisfazer seus desejos inatos. Tentamos ajudá-la em sua luta.”
Em um post no Facebook de setembro de 2014 ele novamente repetiu suas visões antigays. “Mudar a cultura começa com a mudança de nossa própria cultura de casamento e família, tomando a união matrimonial com a maior seriedade e acolhendo as crianças em nossa igreja”, escreveu, explicando que o casamento gay e o divórcio não “refletem os desejos de Deus de amor e submissão”.
Mas, no Grindr –o aplicativo de paquera para o público homossexual–, o pastor pediu para se encontrar com outros homens, explicando que tinha uma namorada e que não podia sair à noite.
“Adoro ficar pelado”, ele escreveu. “Oral e massagem. Também gosto de abraçar”, continuou ele antes de enviar mais fotos de si mesmo pelo app.
Informações de EBC e UOL
Fonte: Pragmatismo Político

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Diocese de Pesqueira afasta padre após divulgação de fotos íntimas


Foto: Blog O Povo com a Notícia

A Diocese de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, afastou o padre Severino Ézio de Melo por causa da divulgação de fotografias “comprometedoras da moral em redes sociais". Nas fotos, o sacerdote aparece segurando uma taça de bebida ao lado de um homem. Os dois estão sem camisa. Em comunicado divulgado no site da instituição, a diocese afirma que o padre foi afastado e recebeu uma primeira advertência canônica. Ele não teria obedecido a advertência e teve suspenso o uso de ordens.

A nota afirma ainda que em consequencia desta medida, o padre fica privado de suas funções e não “poderá presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental, impedido de celebrar ou concelebrar a Eucaristia, com a presença de fiés cristãos, a não ser que lhe faculta o Direito, ou seja, atendimento de fiéis que encontram em perigo de morte”.

A Polícia Civil está investigando uma tentativa de extorsão sofrida pelo padre. O homem que aparece nas fotos ao lado do sacerdote teria exigido dinheiro para não divulgar os registros. Uma coletiva de imprensa será realizada na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife. 

Fonte: Ne10

STF define palestrantes para audiência sobre ensino religioso em escola pública

Da Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta terça-feira (19) a lista de participantes da audiência pública convocada para debater o ensino religioso nas escolas públicas. De acordo com o cronograma, são 31 entidades habilitadas para participar das exposições, que serão realizadas no dia 15 de junho, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Justiça.

Entre as instituições religiosas que participarão da audiência pública, os destaques são a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB), Federação Espírita Brasileira (FEB), Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Sociedade Budista do Brasil (SBB) e Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

A audiência foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação direta de inconstitucionalidade (Adin), na qual a Procuradoria-Geral da República pede que a Corte reconheça que o ensino religioso é de natureza não confessional, com a proibição de admissão de professores que atuem como “representantes de confissões religiosas”.

A ação da Procuradoria da República foi proposta em 2010 pela então vice-procuradora Débora Duprat. Segundo entendimento da procuradoria, o ensino religioso só pode ser oferecido se o conteúdo programático da disciplina consistir na exposição “das doutrinas, práticas, histórias e dimensão social das diferentes religiões”, sem que o professor tome partido.

Para a procuradora, o ensino religioso no país aponta para a adoção do “ ensino da religião católica” e de outros credos, fato que afronta o princípio constitucional da laicidade.

O ensino religioso está previsto Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto (7.107/2010), acordo assinado entre o Brasil e Vaticano para ensino da matéria.
Fonte: Ne10

Professores e servidores da UPE programam paralisação para esta quarta

Paralisação deve afetar 19 mil alunos / Foto: JC Imagem
Paralisação deve afetar 19 mil alunosFoto: JC Imagem
Está prevista para esta quarta-feira (20) paralisação de advertência de professores e servidores técnicos administrativos da Universidade de Pernambuco (UPE). 

A interrupção nos serviços, decidida em assembleia na última semana, é para protestar contra o Plano de Contingenciamento de Gastos (PGG), do Governo do Estado, que, segundo os profissionais, determina cortes dos recursos da Universidade e de outros órgãos governamentais. 

Também nesta quarta, os profissionais deverão sair pela manhã em passeata do Hospital Universitário Oswaldo Cruz até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. A concentração será às 7h.

A paralisação de advertência deve atingir as unidades do Grande do Recife e do Interior, que juntas possuem cerca de 19 mil alunos. Uma nova assembleia está prevista para quinta-feira (21), às 10h, com local a ser definido, para avaliar o movimento.

Fonte: Ne10

Ex-funcionários da TV Manchete vão se reunir em confraternização

Foto:Reprodução
A TV Manchete fechou as portas há 16 anos (maio de 1999), mas ainda têm gente com saudades.
Os antigos funcionários da emissora vão se reencontrar em uma feijoada no dia 15 de agosto, em evento no Rio de Janeiro para relembrar os velhos tempos, como informa a jornalista Patrícia Kogut.
A ideia é reunir cerca de 500 pessoas. A Rede Manchete encerrou suas atividades em 1999 após se mergulhar em dívidas, quando Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho assumiram as concessões da emissora, transferiram a sede para Barueri e mudaram o nome para RedeTV!.
Fonte: tvfoco

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Aparição de Nossa Senhora de Fátima completa 98 anos



Foto: Google Imagens

Há 98 anos atrás a Virgem Maria aparecia a 3 pobres crianças de Fátima, um pequeno vilarejo de Portugal. Com uma mensagem de conversão e amor ao Criador, Nossa Senhora de Fátima convidava todos os seus filhos a se unirem em torno da oração, pelo perdão dos pecados cometidos pelo mundo e para que Deus tivesse compaixão e a 1ª Guerra Mundial acabasse.

Num lugar pobre e para três simples pastores, Deus se manifestou através de Maria, trazendo-nos uma mensagem de reconciliação e paz. 
A ti Maria, Mãe do Salvador e nossa Mãe, todo meu amor e toda a minha confiança. A Ti consagro minha vida, minha família, meus trabalhos e tudo que me pertence. Guardai-me ó Mãe Celestial no ditoso número de vossos filhos e filhas e levai-me sempre para junto de Deus Pai Todo Poderoso. Fazei de mim, Mãezinha querida, um instrumento de Teu amor nesse mundo tão carente dele.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!
"No fim, Deus e o meu Imaculado Coração triunfará!"


terça-feira, 12 de maio de 2015

CHINA ESTUDA INVESTIR ATÉ US$ 53 BILHÕES NO BRASIL

:

Na próxima semana, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, desembarca no Brasil com uma lista de quase 60 projetos de investimento, de obras de infraestrutura a instalações industriais.
Segundo o colunista Sergio Leo, o setor de energia é o principal alvo dos chineses, com projetos previstos que somam quase US$ 33 bilhões, incluindo a segunda fase da transmissão de Belo Monte, uma hidrelétrica e uma termelétrica.
Do lado brasileiro, ele ressalta que um dos maiores interesses é o investimento em ferrovias. Os nove projetos de infraestrutura viária e logística somam cerca de US$ 16 bilhões e incluem uma linha ferroviária ligando Vitória (ES) ao Rio e trechos ferroviários no Mato Grosso destinados a compor a ligação bi-oceânica entre o Atlântico e o as margens peruanas do Pacífico (leia mais).
Leia reportagem da reuters sobre o assunto: 
PEQUIM (Reuters) - O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, visitará o Brasil e mais três países da América do Sul na próxima semana, informou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores, marcando presença em uma parte do mundo onde a China tem profundos laços empresariais, mas tradicionalmente apenas limitada influência política.
Li viajará para Brasil, Colômbia, Peru e Chile entre 18 e 26 de maio, disse o ministério, sem dar mais detalhes.
Visitas de líderes chineses são tipicamente acompanhadas de grandes acordos, especialmente em países ricos em recursos naturais.
A China, segunda maior economia do mundo, está comprando petróleo da Venezuela, cobre do Peru e do Chile, e soja da Argentina e do Brasil, por exemplo.
Em troca, a China tem investido bilhões de dólares na região.
Em janeiro, o presidente chinês, Xi Jinping, prometeu 250 bilhões de dólares em investimentos na América Latina ao longo dos próximos 10 anos como parte de uma investida para elevar a influência da China na região.
(Reportagem de Ben Blanchard)
Fonte: Brasil247

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Governo de PE estabelece calendário de reposição de aulas perdidas na greve dos professores

Enfrentando antigos problemas, professores retomaram as aulas na última terça (5). / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Enfrentando antigos problemas, professores retomaram as aulas na última terça (5).

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O calendário de reposição dos 18 dias letivos perdidos na greve dos professores, em Pernambuco, será cumprido de acordo com as necessidades e o grau de envolvimento na paralisação de cada escola. A decisão foi tomada, na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Secretaria Estadual de Educação, em reunião entre o órgão e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). 
"O governo apresentou alguns parâmetros que devem ser considerados dentro dessa proporsta de reposição, mas reforçamos as diferentes situações que temos nas escolas. São especificidades, em diferentes regiões do Estado, que devem ser levadas em consideração", pontuou o presidente do Sintepe, Fernando Melo.
Segundo a Seduc, a construção do cronograma específico de cada escola será realizada pelo seu gestor, com a supervisão da Gerência Regional de Educação e acompanhamento do órgão, que monitorará a reposição de aulas. A secretaria listou alguns parâmetros de compensação das aulas, como a ampliação da jornada diária dos professores, a utilização de sábados e de dias de recesso de julho.
Fernando Melo afirmou que a prioridade é o conteúdo. "As questões periféricas são secundárias. O Sintepe e a Seduc entraram num consenso que é não prejudicar o conteúdo", disse. De acordo com o presidente do Sintepe, a categoria considerou o encontro com a secretaria positivo. "A expectativa é de que a reposição não seja considerada um castigo para a categoria, mas um compromisso histórico, que sempre fizemos questão de cumprir", revelou Fernando Melo.
Nesta sexta-feira (8), o sindicato se encontrará com a Procuradoria-Geral do Estado para discutir mediação junto à Justiça para suspensão da multa diária arbitrada em R$ 30 mil, depois R$ 80 mil, pelo governo. Próxima quarta (13), os professores se reunião para discussão sobre pauta de reivindicações. Segundo Fernando Melo, a audiência tratará de pontos sem repercussão financeira, como as condições de trabalho dos professores. No dia 15, o governo deve apresentar uma nova proposta salarial à categoria, com impacto já neste semestre. No dia 21, os professores promoverão assembleia geral para decidirem se retomarão a greve.

Na última terça-feira (5), os professores retomaram as aulas. A decisão de suspensão da greve, após 24 dias, foi tomada em assembleia realizada no Centro de Convenções, em Olinda, na segunda (4). A paralisação foi encerrada devido ao ofício apresentando pelo governo, em que as penalidades dos professores seriam "perdoadas".

REIVINDICAÇÕES
A principal exigência dos professores é o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que prevê o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não apenas aos profissionais com nível médio (antigo magistério), cerca de 10% da categoria. Com isso, dos 49.816 docentes (23.165 ativos 26.651 inativos), 45.750 ficam sem aumento e profissionais com dez anos de serviço e licenciatura plena recebem reajuste de 0,89%.

Surubim: Resgate Histórico

Centro de Surubim em 1977

Nesse período a organização urbana da cidade era mais bonita. Os prédios modernos surgiam em meio a antigos casarões. O passado não era demolido e a história não virava pó. Árvores embelezavam a cidade, bem diferente dos dias atuais em que o calor do asfalto e dos prédios se propaga. O progresso seguia aliado à arborização da cidade e sem destruir  a história. A poluição visual não existia, diferentemente do que vemos hoje.


Foto: Site Minha Rua Tem Memória



quarta-feira, 6 de maio de 2015

"Onde estavam os paneleiros quando os professores apanharam?"

bolsonaro paneleiro panelaço lula pt tv
Enquanto era transmitido na TV o programa partidário do PT na noite desta terça-feira (5), jornalistas que trabalham para a Globo promoviam a realização dos panelaços. André Trigueiro publicou no Twitter: “Panelaço a mil no RJ #PlecPlec”. Já Leilane Neubarth postou na mesma rede social: “Panelaço forte em Ipanema!”.
Os panelaços e buzinaços, segundo as postagens nas redes sociais, se concentraram em bairros de elite em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já Jornal Nacional e a Folha disseram que os protestos ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador e Recife.
Se o panelaço ganhou destaque no Jornal Nacional, com vídeos de algumas áreas do país com os protestos, no Twitter, o movimento não contagiou. O tema não figurou entre os assuntos mais discutidos da rede social, que serve para medir a temperatura dos protestos.
Ainda no Twitter, o rapper Emicida escreveu uma mensagem que foi retuitada quase duas mil vezes. “Você com a panela na mão é um bicho feroz/Mas quando vê professor apanhando finge que não é cum nóiz/”, publicou, lembrando do massacre contra os professores do Paraná que deixou mais de 200 feridos. A mensagem de Emicida foi uma adaptação da música de Bezerra da Silva, que diz em sua versão original: “Você com revólver na mão é um bicho feroz / Sem ele anda rebolando e até muda de voz”.
Lula na TV
A propaganda de 10 minutos do PT na TV, razão da existência do bate-panelas, mostrou um partido que tenta se reaproximar da esquerda e das classes mais baixas, beneficiadas pelos programas sociais implementados pelo partido desde 2003.
Na peça publicitária, o ex-presidente Lula assume o protagonismo, fala das conquistas dos direitos trabalhistas e critica com ênfase, por exemplo, a aprovação do projeto de lei 4.330/04, que regulamenta a terceirização para qualquer serviço, inclusive atividade-fim.
Além disso, assuntos como imposto sobre grandes fortunas, igualdade de gênero, redução da maioridade penal e financiamento empresarial de campanha ganharam espaço no programa do partido na TV.
Fonte: Pragmatismo Político

Em programa nacional do PT, Lula critica a terceirização



Fonte:Youtube

Há 11 meses o SBT ganha da Record em todo Brasil e é vice-líder

Emissora é vice-líder contra a Record

No mês passado, a emissora de Silvio Santos superou a Record pelo décimo primeiro mês seguido em todo o Brasil.
O SBT fechou o mês de abril com 5,0 pontos de média e alcançou a vice-liderança na média das 24 horas no PNT – Painel Nacional de Televisão. Com o resultado – o maior dos últimos 12 meses – a emissora ocupa o segundo lugar na média nacional desde junho de 2014.
Na mesma faixa de confronto, a Record ficou em terceiro lugar com 4,7 pontos de média e a Globo liderou com 12,3. A Band fechou o mês de abril na quarta posição com 1,5 de média.
Em relação ao mês de abril de 2014, o SBT foi a emissora a registrar o maior crescimento: 17%. Subiu de 4,3 pontos de média para 5,0 pontos. No mesmo período, de abril de 2014 a abril de 2015, a emissora Record foi de 4,5 para 4,7 e a Globo passou de 11,8 para 12,3 pontos. As duas cresceram 4%.
Vice desde outubro
Considerando a média das 7h às 0h, o SBT também superou a Record e fechou o mês de abril na vice-liderança no ranking geral das audiências no PNT. Nessa faixa, a emissora de Silvio Santos registrou 6,2 pontos de média, e vem garantindo o segundo lugar desde outubro do ano passado. No mesmo período, a Record ficou na terceira colocação com 6,0 pontos de média e a Globo foi líder com 15,2 pontos de média. A Band alcançou 1,8.




Fonte: TV Foco

terça-feira, 5 de maio de 2015

Público do Cine PE vaia homenagem a Eduardo Campos e constrange ex-primeira dama

Crédito: Mariana Guerra/Divulgação
Crédito: Mariana Guerra/Divulgação
A homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos no Cine PE ocorreu sob vaias na noite do domingo, no Cinema São Luiz. Parte expressiva da plateia se manifestou de forma contundente e constrangeu a viúva e ex-primeira dama Renata Campos, o govenardor Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio. A apresentadora Graça Araújo precisou intervir. "Muito inapropriada essa atitude. Quem não quiser aplaudir, deve permanecer em silêncio, por favor", disse a apresentadora, respondida com mais vaias. 


Crédito: Mariana Guerra/Divulgação
Crédito: Mariana Guerra/Divulgação
Renata Campos subiu ao palco para receber o tributo, acompanhada de quatro dos cinco filhos (Maria Eduarda, com o caçula Miguel nos braços, João Henrique e Pedro Henrique). Os dois rapazes se pronunciaram em nome da família, agradecendo a Sandra e Alfredo Bertini, organizadores do festival, pela homenagem. Pedro mencionou as vaias em discurso: "A pedido de um professor da faculdade, vi uma vez um filme que tecia profundas críticas ao posicionamento político do meu pai. E isso faz parte. Me ensinou duas coisas. A primeira é que a cultura pernambucana deve estar acima de qualquer indisposição ou intriga. E a segunda é que, para ser um grande líder, como foi meu pai, é preciso estar disposto a conviver com aplausos e vaias, elogios e críticas." Ele não foi vaiado. Um grito de "resiste, Estelita" ecoou pela sala e gerou novos aplausos.

A memória do escritor Ariano Suassuna também foi festejada e, assim como na homenagem a Campos, foi exibido um vídeo produzido em parceria com o Canal Brasil. A entrega do troféu Calunga de Ouro foi feita pelos organizadores do festival às famílias dos prestigiados.

Ao contrário do primeiro dia da programação do Cine PE 2015, não houve reclamação de atrasos. Na fila mediana, que fluía tranquilamente, o público comprava ingressos - ainda disponíveis - na bilheteria e, em seguida, se dirigia às poltronas do Cinema São Luiz, no Centro do Recife. Não houve queixas ou atropelos na entrada do festival. 

Às 19h15, a mediadora, a jornalista Graça Araújo, já anunciava no palco o roteiro que se desenrolaria a seguir. Abriu a ocasião com homenagem a cinco mestres locais do barro e da cerâmica, com exibição na tela de depoimentos de cada um – entre eles, Horácio e Antônio Rodrigues, além de Severino Vitalino, filho do Mestre Vitalino, de Caruaru.

Crédito: Mariana Guerra/Divulgação
Crédito: Mariana Guerra/Divulgação
Entre os momentos mais festejados da noite, destacaram-se a exibição do curta de animação Salu e o cavalo marinho, estreia da diretora e roteirista Cecília da Fonte - este foi, de longe, o título mais aplaudido da noite - e, ainda, a entrada do ator Lázaro Ramos, ao lado do diretor Lula Buarque de Holanda, para introduzir o longa carioca O Vendedor de passados. “Eu não costumo falar em festivais onde são exibidos filmes dos quais participo. Mas no Recife eu preciso soltar minha voz. Essa é uma terra que me acolheu quando saí da Bahia e morei por algum tempo aqui, numa época de grande efervecência cultural. Tenho um carinho tão grande por Pernambuco que vocês nem sabem”, falou o ator, que protagoniza o filme ao lado de Aline Moraes. 

Fonte: Diário de PE

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pastor evangélico tenta imitar Jesus e andar sobre as águas e morre afogado

Um pastor evangélico morreu afogado em uma praia de Libreville, no Gabão, após garantir aos seus fiéis que, assim como Jesus, era capaz de andar sobre as águas. De acordo com ele, bastaria ter fé para andar sobre as águas, em referência ao trecho do livro bíblico de Mateus, capítulo 14, versículos de 22 a 33, onde está o relato do feito de Jesus.
De acordo com o jornal local Daily Glasgow Record, o pastor Franck Kabele e seus seguidores se afastaram da praia em um barco e navegaram por 20 minutos. Ao entrar no mar, o pastor afundou e nunca mais voltou.
afoga
O evangélico tinha 35 anos e garantiu por diversas vezes que seria capaz de repetir o milagrebíblico. “Ele assegurava que havia tido um revelação e que era possível caminhar sobre a água como Jesus”. Verdade ou boato? Você acredita em milagres?

Fonte:metafrasear.com.br

Possibilidade de caos social por falta de água em SP mobiliza comando do Exército

Por Lúcia Rodrigues,
No Opera Mundi
Por que o Comando Militar do Sudeste (CMSE) está interessado na crise da falta de água em São Paulo?
A resposta veio na tarde da última terça-feira, 28 de abril, durante o painel organizado pelo Exército, que ocorreu dentro de seu quartel-general no Ibirapuera, zona sul da capital paulista.
Durante mais de três horas de debate, destinado a oficiais, soldados e alguns professores universitários e simpatizantes dos militares que lotaram o auditório da sede do comando em São Paulo, foi se delineando o real motivo do alto generalato brasileiro estar preocupado com um assunto que aparentemente está fora dos padrões de atuação militar.
A senha foi dada pelo diretor da Sabesp, Paulo Massato, que ao lado de Anicia Pio, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e do professor de engenharia da Unicamp, Antonio Carlos Zuffo, traçaram um panorama sobre como a crise hídrica está impactando o Estado paulista.
Massato foi claro. Se as obras emergenciais que estão sendo feitas pela companhia não derem resultado e se chover pouco, São Paulo ficará sem água a partir de julho deste ano. O cenário descrito pelo dirigente da Sabesp é catastrófico e digno de roteiro de filme de terror.
“Vai ser o terror. Não vai ter alimentação, não vai ter energia elétrica... Será um cenário de fim de mundo. São milhares de pessoas e o caos social pode se deflagrar. Não será só um problema de desabastecimento de água. Vai ser bem mais sério do que isso...”, enfatiza durante sua intervenção, para na sequência lançar uma súplica de esperança: “Mas espero que isso não aconteça”.
Ele destaca que na região metropolitana de São Paulo vivem 20 milhões de pessoas, quando o ideal seriam quatro milhões. Destas, segundo Massato, três milhões seriam faveladas que furtariam água. “Furtam água ou pegam sem pagar”, conta, arrancando risos da platéia.
Blindagem
Nenhuma crítica, no entanto, foi dirigida ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelos presentes durante todo o evento. Apenas uma pessoa se manifestou durante a fala de Massato, afirmando que faltou planejamento estatal. Mas foi interrompido por uma espécie de mestre de cerimônias do comando militar  que ciceroneava o evento,  pedindo que ele deixasse a questão para as perguntas a serem dirigidas aos debatedores. A pergunta não voltou a ser apresentada.
Mas o resultado pela falta de investimento e planejamento do governo paulista já provoca calafrios na cervical do establishment do Estado. As cenas de Itu podem se reproduzir em escala exponencial na região metropolitana de São Paulo. E é contra isso que o Exército quer se precaver.
O dirigente da Sabesp citou um caso que ocorreu na região do Butantã, zona oeste da capital. De acordo com ele, houve uma reação violenta porque a água não chegou em pontos mais altos do bairro. “Não chegou na casa do ‘chefe’, e aí ele mandou incendiar três ônibus. Aqui o pessoal é mais organizado...”
Em sua intervenção, a dirigente da Fiesp, Anícia Pio, frisa que muito se tem falado sobre a crise de abastecimento da população, mas que não se pode desconsiderar o impacto sobre a indústria paulista. “A crise só não foi maior, porque a crise econômica chegou (para desacelerar a produção).”
De acordo com ela, o emprego de milhares de pessoas que trabalham no setor está em risco se houver o agravamento da crise hídrica.
Se depender das projeções apresentadas pelo professor Zuffo, da Unicamp, a situação vai se complicar.  Segundo ele, o ciclo de escassez de água pode durar 20, 30 anos.
A empresária destaca ainda que não se produz água em fábricas e que, por isso, é preciso investir no reuso e em novas tecnologias de sustentabilidade. E critica o excesso de leis para o setor, que de acordo com ela é superior a mil.
O comandante militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos, anfitrião do evento, se sensibilizou com as criticas da representante da Fiesp e prometeu conversar pessoalmente com o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez (PSDB),  sobre o excesso de legislação que atrapalha o empresariado.
Ele também enfatiza que é preciso conscientizar a população sobre a falta de água e lamenta a grande concentração populacional na região. “Era preciso quatro milhões e temos 20 milhões...”, afirma se referindo aos números apresentados por Massato.
O general Campos destaca a importância da realização de obras, mas adverte que “não se faz engenharia para amanhã”. E cita para a plateia uma expressão do ex-presidente, e também general do Exército, Ernesto Geisel, para definir o que precisa ser feito. “O presidente Geisel dizia que na época de vacas magras é preciso amarrar o bezerro.” 
“Não há solução fácil, o problema é sério”, conclui o comandante.
Sério e, por isso, tratado como assunto de segurança nacional pelo Exército. O crachá distribuído aos presentes pelo Comando Militar do Sudeste trazia a inscrição: Painel sobre defesa.

Fonte: Brasil de Fato

domingo, 3 de maio de 2015

Detran-PE abre inscrições para CNH gratuita



O Detran-PE abriu inscrições para os interessados em obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente, através do programa CNH Popular. Os interessados têm até o dia 10 de maio para se inscrever, exclusivamente pela internetwww.detran.pe.gov.br As vagas estão distribuídas igualmente entre o interior e a capital.

Podem participar da seleção cidadãos de baixa renda, desempregados e beneficiários de programas assistenciais, como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família. No ato da inscrição, o interessado deve informar por qual dos grupos do programa está se inscrevendo, além de dados pessoais, número de dependentes, valor da renda, entre outros.

A documentação que comprova a situação informada no cadastro deve ser apresentada quando o candidato for convocado pelo órgão estadual. Depois da confirmação é que a pessoa é encaminhada para fazer o processo de obtenção da CNH de forma gratuita. A lista completa dos beneficiados vai ser divulgada também pelo site do Detran.

Clube Cidade/Silvana Batalha

Fonte: Rádio Clube Recife

Aécio é envolvido em novo escândalo aéreo, usando aviões de MG

:
O presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG) utilizou aeronaves de uso exclusivo do governo de Minas Gerais, sem a presença de autoridade estadual, ao menos seis vezes após deixar o cargo de governador, em 2010.
Segundo denúncia da Folha de S. Paulo, as viagens aconteceram entre 2011 e 2012, de acord com informações de relatório do Gabinete Militar do Estado.
Nesse período, o tucano já havia assumido o cargo de senador e eleito seu sucessor no Executivo mineiro, Antonio Anastasia, que hoje também é senador.
Uma das aeronaves, responsável pelo transporte de uma das viagens, é de atendimento exclusivo do governador - seu uso foi regulamentado por decreto pelo próprio Aécio Neves.
Enquanto a outra, que realizou outros cinco voos, atende ao vice-governador, secretários e autoridades em "missão oficial". Em resposta ao jornal, o parlamentar, um dos mais ferrenhos opositores ao governo Dilma, justificou que estava em missão a pedido de Anastasia.
Este é o segundo escândalo aéreo envolvendo Aécio Neves. O primeiro, sobre a construção de um aeródromo no município de Cláudio (MG), em terras que pertenciam ao seu tio-avô, até hoje não foi esclarecido pelo parlamentar.
Fonte: Brasil247

sexta-feira, 1 de maio de 2015

O Portal Surubim solidariza-se com todos os professores do Brasil, nesse dia do trabalhador!




Neste Dia do Trabalhador, o Blog Portal Surubim  solidariza-se com todos os professores brasileiros, especialmente de Pernambuco, São Paulo e Paraná, que tentam ser silenciados pela arrogância e prepotência dos mandatários do poder estadual. 
Um país que não sabe respeitar seus educadores, jamais será uma nação desenvolvida e civilizada.
Apoie você também essa luta!






parana4

1º de maio: Dia do Trabalhador




O Portal Surubim deseja um Feliz Dia do Trabalhador a todos os trabalhadores brasileiros, especialmente os surubinenses!


Foto: Google Imagens

Presidente da Nestlé diz que água não é direito humano e deveria ser privatizada



Na opinião de Peter Brabeck, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura

Por redação, com informações de Abdla Digital

O atual presidente e ex-CEO da Nestlé, o maior produtor de alimentos do mundo, acredita que a resposta para as questões globais da água é a privatização. Esta afirmação está no registro da maravilhosa empresa que vende junk food na Amazônia, tem investido dinheiro para impedir a rotulagem de produtos cheios de organismos geneticamente modificados,tem um preocupante registro médico e ético devido à sua fórmula dirigida a crianças e tem implementado um exército cibernético para monitorar crítica na internet e moldar discussões nas mídias sociais.
Esta é, aparentemente, a empresa a qual devemos confiar a gestão da nossa água, apesar de grandes empresas de bebidas como a Nestlé terem um histórico na criação de escassez:Peter Brabeck-Letmathe, um empresário austríaco que é presidente do grupo Nestle desde 2005, afirma que é necessário privatizar o fornecimento da água. Isso para que nós, como sociedade, tomemos consciência de sua importância e acabássemos com o subpreço que se produz na atualidade.
Palavras sujas que provocaram estupor, sobretudo quando se tem em conta que a Nestlé é a líder mundial na venda de água engarrafada. Um setor que representa 8% de seu capital, que em 2011 totalizaram aproximadamente 68,5 bilhões de euros.
Pero Brabeker junta essa a outras críticas para destacar que o fato de muitas pessoas terem a percepção de que a água é gratuita faz com que em várias ocasiões não lhes deem valor e a desperdicem. Assim sustenta que os governos devem garantir que cada pessoa disponha de 5 litros de água diária para beber e outros 25 litros para sua higiene pessoal, mas que o resto do consumo teria que gerido segundo critérios empresariais.
Apesar das rejeições que sua posição provoca, faz tempo que ele defende, sem cerimônia, com entrevistas como esta que aparece no vídeo abaixo, que qualifica de extremistas as ONGs que sustentam que a água deveria ser um direito fundamental.

Fonte: Portal Metrópole