sábado, 27 de junho de 2015

PME de Surubim é aprovado na Câmara sem alterações



Foto: Google Imagens

O Plano Municipal de Educação de Surubim foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Vereadores na última terça-feira(23/06), respeitando as metas propostas pelos professores  e instituições que participaram nos grupos de trabalho e no fórum que antecederam a votação no legislativo.
Um única meta foi alterada: a 15.2. A sugestão do Vereador Bomba foi que os professores que tem mais de uma escola pudessem permanecer nas mesmas.  A proposta foi acatada pela Secretaria Municipal de Educação e pelos demais vereadores.
Construído com a participação popular dos diversos sujeitos envolvidos na educação municipal, o PME constitui-se num conjunto de propostas e metas para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas de Surubim e também para ampliar a valorização dos profissionais de educação.
Em conversa do nosso blog com a Secretária de Educação Rosa Cristina de Miranda sobre as críticas que surgiram em relação ao fato do PME ter sido votado na  Câmara sem a presença de professores, a mesma explicou que o fato se deu devido ao pouco tempo para a aprovação do mesmo no legislativo, uma vez que o prazo máximo exigido pelo MEC e UNDIME para a aprovação era o dia 24. No entanto, disse ela, " foram respeitadas todas as metas propostas pelos professores e pelos participantes dos GTs e do Fórum, bem como ouvidas todas as propostas dos vereadores". Ainda segundo Rosa Cristina, nos próximos dias todas as escolas receberão uma cópia do plano na íntegra, após a sansão do Prefeito Túlio Vieira, o que mostra a transparência do mesmo durante todo o seu processo de construção.
O PME é uma vitória para os professores e estudantes, uma vez que será executado pelo próximo decênio(2015-2025), visando melhorar a educação municipal. Entre as inovações do PME estão a implantação da licença de 2 anos para os professores efetivos poderem cursar mestrado(desde que o curso seja reconhecido pelo MEC), sem percas salariais; ampliação do quantitativo de professores concursados para 80% do quadro de funcionários até o terceiro ano de vigência e readequação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério no prazo de um ano. Também foi aprovada a meta que prevê a articulação do município com o estado e União, para tentar implantar um campus universitário público em Surubim, uma vez que o Agreste Setentrional é a única região do estado que não possui uma instituição superior presencial pública.
Outra meta inovadora foi a proposta da criação de escolas integrais de ensino, em parceria com o estado, em comunidades rurais polo do município, para garantir a qualidade do ensino das comunidades do campo e permitir sua permanência no seu local de origem, sem a necessidade de ter que se deslocar para a cidade.

Por João Paulo Lima

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Senado aprova federalização da educação de base

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto que prevê a federalização da educação de base. O PLS 320/2008, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos, que determina que a União assuma a responsabilidade por melhorar a estrutura física das escolas públicas e por implantar ensino em tempo integral nas redes estaduais e municipais de ensino. A proposta prevê ainda a criação da Carreira Nacional do Magistério da Educação de Base, que tem o objetivo de equiparar os salários e a carreira de todos os professores. A proposta aprovada pela Comissão de Educação segue para análise da Câmara dos Deputados. O relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), acredita que a proposta provocará o debate com o Poder Executivo sobre o investimento em educação. Da Rádio Senado.

Fonte: Senado

PME de Surubim é aprovado na Câmara sem presença de professores, em votação às pressas




















Foto: ABM

Foi realizada ontem(23/06) a votação para a aprovação do Plano Municipal de Educação de Surubim, que tem como objetivo traçar as metas educacionais do município para os próximos 10 anos.

Aprovado em votação unânime, às pressas, na Câmara de Vereadores, a mesma não contou com a participação de sindicatos da categoria, nem tampouco de professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, os quais não foram comunicados da realização dessa votação, para poderem participar.
Tal fato está sendo criticado por professores e cidadãos preocupados com a educação municipal nas redes sociais, que estão pondo em questão a legitimidade do PME.
O próximo passo para a aprovação do plano será a sansão do mesmo pelo prefeito Túlio Vieira.

domingo, 21 de junho de 2015

Polícia investiga série de abusos sexuais de cadáveres no Paraná

Corpo de professora foi encontrado com sinais de abuso sexual em Paranavaí; Paraná registra ao menos quatro casos suspeitos em 2015Reprodução
A Polícia Civil do Paraná registrou ao menos quatro casos suspeitos de necrofilia neste ano. A prática acontece, geralmente, em cemitérios, onde os túmulos são violados para que os suspeitos pratiquem sexo com o cadáver. O número de crimes desse tipo pode ser maior, porque nem sempre a família do morto regista um BO (Boletim de Ocorrência).
Um dos casos de necrofilia aconteceu no cemitério de Paranavaí, em maio deste ano, onde o corpo de uma professora foi encontrado fora do caixão com sinais de abuso sexual. A professora, que morreu de câncer, havia sido sepultada menos de 24 horas antes do crime.
Mas nem todos os necrófilos optam por praticar sexo com cadáveres recém-enterrados e acabam abusando de corpos em estágios mais avançados de decomposição.
Dois cadáveres com suspeita de abuso sexual no cemitério de Umuarama estavam enterrados havia 60 dias. Os corpos, de um homem e de uma mulher, foram encontrados sem as roupas ou com parte delas. A Polícia Civil enviou os dois cadáveres para perícia, que irá determinar se houve a prática da necrofilia.
Um novo caso suspeito foi registrado também em Umuarama há cerca de uma semana. De acordo com o delegado Antonio Angelo Colombo, que está à frente das investigações, o túmulo de uma mulher foi violado e o cadáver apresentava sinais de abuso sexual.
— Trabalhamos com a hipótese de um doente mental estar por trás dos crimes, mas também não descartamos que seja alguém com a intenção de roubar algo de valor dos túmulos. Ainda não temos suspeitos, mas há duas pessoas que estamos em fase de averiguação.
Sem abuso
Além das suspeitas de necrofilia, há também neste ano casos de violação de túmulos registrados em Umuarama, Bandeirantes, Rio Bonito do Iguaçu, Pinhão, Ponta Grossa, Cascavel e Goioxim. Em algumas dessas cidades, somente os túmulos foram violados e os corpos preservados, porém, em Umuarama, o corpo de um homem foi encontrado de bruços, e em Ponta Grossa um crânio foi roubado.
Os casos em que os corpos ficam intactos, mas o túmulo sofre algum tipo de depredação, são registrados como "destruição, subtração ou ocultação de cadáver". Quando existe a suspeita de necrofilia ou, por algum motivo, como roubo, o corpo é violado, o crime atribuído é o de "vilipêndio a cadáver", que significa que o corpo foi desrespeitado. Quem comete o crime de vilipêndio a cadáver pode ficar na cadeia de um a três anos e ainda terá que pagar uma multa.
O Paraná lidera a busca na internet do termo necrofilia. De acordo com o Google, o Estado está à frente na busca desde 2004, quando a medição começou a ser feita. Não é possível afirmar que a busca esteja ligada apenas ao interesse sexual de alguns paranaenses. Os casos também podem despertar a curiosidade dos moradores do Estado e fazer com que as buscas na internet aumentem. Porém, na medição nacional, os termos mais buscados não indicam a vontade de se informar sobre o assunto. No ranking dos três termos mais buscados no Google desde 2004 estão: "sexo necrofilia", "necrofilia vídeos" e "fotos necrofilia". 
Fonte: R7

sábado, 20 de junho de 2015

Delator indica que Odebrecht sabia de propina para Eduardo Campos

Foto: R7.com
Em novo depoimento à força-tarefa da Lava Jato, o executivo da Camargo Corrêa e delator Dalton dos Santos Avancini afirmou que a empreiteira pagou R$ 8,7 milhões em propina para a campanha de Eduardo Campos (ex-PSB, morto no ano passado em um acidente aéreo) ao governo de Pernambuco por meio de um contrato fictício do Consórcio CNCC, liderado pela Camargo Corrêa. É a primeira vez que o delator, que já admitiu R$ 110 milhões de propina a ex-diretores da estatal, cita repasse para a campanha de um político.
Avancini afirmou em seu depoimento prestado no dia 6 de maio deste ano que a propina era referente a um outro contrato, este de terraplenagem das obras da refinaria, vencido pela Camargo em um outro consórcio formado Odebrecht, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia e Queiroz Galvão. Segundo o delator, cada uma destas empresas teriam pago propinas individualmente ao candidato ao governo do Estado. "Eis que Camargo Corrêa veio pagar 8.7 milhões de reais titulo de propina em favor da campanha de Eduardo Campos para o Governo de Pernambuco por meio de um contrato fictício com Master Terraplenagem, junto ao Consórcio CNCC onde Camargo era líder poderia operacionalizar tais pagamentos sem ter de dar explicações", afirmou o executivo.
O depoimento, um dos elementos que serviu de base para a deflagração da 14ª etapa da Lava Jato nesta sexta-feira, 19, que levou à prisão os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, cita ainda uma conversa sobre a propina com o diretor da Odebrecht, Marcelo Reis, também preso nesta sexta. Segundo o relato, o delator "presume que os demais consorciados tenham feito o mesmo (pago propina), observando que, conforme mencionado naquele termo (outro trecho do depoimento), Márcio Faria da Silva, diretor da Odebrecht, disse que esse valor sobre a terraplenagem da RNEST (a propina para Eduardo Campos) seria devido (para as empresas)".
Ele não detalhou como os repasses influenciariam na obra, tocada pela Petrobrás, estatal do governo federal e nem citou em que ano foi feito o repasse (Campos foi eleito em 2006 e em 2010 para o governo do Estado). A terraplenagem é uma das etapas iniciais da obra de Abreu e Lima, que começou em 2007, um ano após a eleição vencida por Campos no Estado. Na época, o político era aliado do governo federal, tendo atuado depois de eleito para a implementação na obra, uma das maiores do País, no Estado. Não é a primeira vez que o nome do ex-governador aparece no escândalo, no ano passado, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa afirmou ter intermediado o pagamento de propina de R$ 20 milhões para campanha de Campos em 2010.
'Retorno'. Além de envolver outros executivos, o delator detalhou como a Camargo Corrêa fazia para "recuperar" o dinheiro da propina a partir do contrato com a Petrobrás. Questionado pela Polícia Federal sobre como a empresa seria "ressarcida" da propina, o delator afirmou que "o valor seria devolvido no lucro global do consórcio, já inflacionado pelos valores acrescidos com essa finalidade", disse.
De acordo com Avancini, a Camargo Corrêa inseria o "custo" da propina na rubrica de "contingências" dos contratos, que consideram fatores variáveis na execução da obra e que podem afetar o custo do empreendimento. "O custo da propina era inserido na rubrica 'contingências' o qual demandava diversos fatores variáveis, como clima (caso não houvesse o pagamento de verbas de chuvas), fatores trabalhistas, riscos técnicos, riscos financeiros, dentre outros", relatou o executivo.
A prática já havia sido revelada aos investigadores da Lava Jato pelo ex-gerente jurídico de Abastecimento da Petrobrás Fernando de Castro Sá. Em depoimento aos investigadores, ele afirmou que a estatal deixou de considerar índices pluviométricos para iniciar obras de terraplenagem de Abreu e Lima, o que elevou os custos da obra.
Segundo o ex-gerente jurídico, havia um consenso que a obra de Abreu e Lima não começaria em período de chuva, por causa da terraplenagem, técnica usada para aplainar o terreno. Porém, ao assumir o comando da obra, a Diretoria de Serviços teria alterado os padrões de contratação, que anteriormente levavam em contas índices pluviométricos.
COM A PALAVRA, O PSB: O Partido Socialista Brasileiro (PSB) informa que todos os recursos que financiaram as campanhas de Eduardo Campos para o governo de Pernambuco foram arrecadados legalmente. Inclusive, a conta referente a 2010 foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
COM A PALAVRA, A QUEIROZ GALVÃO: "A Queiroz Galvão nega veementemente qualquer pagamento ilícito a agentes públicos para obtenção de contratos ou vantagens. A companhia informa ainda que todas as suas doações seguem rigorosamente à legislação eleitoral. A Queiroz Galvão reitera que sempre pautou suas atividades pela ética e pelo estrito cumprimento da legislação".
Fonte: Estadão/MSNpo

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Programação do São João de Surubim 2015




Fonte: PMS

UFRPE abre inscrições para cursos de graduação a distância em Surubim

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançou edital para cursos de graduação na modalidade à Distância nos Polos de Carpina, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Recife, Surubim e Camaçari na Bahia. O processo seletivo vai utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.
Para Surubim estão sendo oferecidas 90 vagas nos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (30 vagas), Licenciatura em Pedagogia (30 vagas) e Licenciatura em Letras/Português (30 vagas).
As inscrições começaram nesta terça-feira (9) e seguem até o dia 1.º de julho, através do link:http://www.ead.ufrpe.br/enem.
Outras informações podem ser obtidas no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Rua Frei Ibiapina, N.º 300, Bairro São José. O telefone para contato é: (81) 3634-1915.
Clique aqui e acesse o edital.
Fonte: Prefeitura de Surubim

quinta-feira, 11 de junho de 2015

IPA abre seleção simplificada para diversos cargos

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realiza Seleção Pública Simplificada para contratação de 168 profissionais de diversas áreas e níveis, por meio da publicação de dois editais. Um deles oferece 136 vagas temporárias, sendo 37 de nível superior, 87 de nível médio ou técnico e 12 de nível médio.
Os cargos são para Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário, Economista Doméstico, Engenheiro de Pesca, Assistente Social, Técnico/a Agrícola ou Agropecuária, Técnico/a em Agroecologia, Técnico em Enfermagem do Trabalho , Engenheiro Civil, Geólogo e Químico, entre outros. A remuneração varia de R$ 1.310,00 a R$ 4.590,00.
A outra publicação dispõe de 32 vagas para cargos diversos, tais como operador de motoniveladora, operador de sonda, operador de pá mecânica e operador de escavadeira, instalador de poço e soldador, entre outros. Os salários variam de R$ 1.050,00 a R$ 1.200,00.
O certame terá validade de 12 meses, prorrogável por até igual período, a contar da homologação do resultado final, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Os editais estão disponíveis no endereçohttp://www.ipa.br/novo/servicos-editaiselicitacoes.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Câmara aprova mandatos eletivos de 5 anos


Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
 A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 348 votos a favor e 110 contra, fixar em cinco anos o mandato para todos os cargos eletivos- presidente, governador, prefeito, senador deputado federal, deputado estadual e vereador. A ampliação de quatro para cinco anos é uma maneira de "compensar" o fim da reeleição para mandatos do Executivo, aprovado em 28 de maio pelo plenário.
REFORMA POLÍTICA
Entenda as mudanças debatidas
Atualmente o mandato de senador é de oito anos enquanto os demais cargos eletivos têm mandato de quatro anos.
O texto aprovado pelos parlamentares prevê uma “regra de transição”, segundo a qual presidente, governadores, deputados federais e estaduais eleitos em 2018 ainda terão mandato de quatro anos, enquanto senadores eleitos naquele ano terão mandato de nove anos. Os prefeitos eleitos em 2016 também terão mandato de quatro anos. Assim, o mandato de 5 anos passará a valer a partir das eleições municipais de 2020 e presidenciais de 2022.
Para os defensores da medida, o tempo maior à frente do governo é necessário para implantar e consolidar programas e políticas públicas, caso seja confirmada a proibição de dois mandatos consecutivos para presidente da República, governador e prefeito. O tamanho do mandato é um dos tópicos da reforma política, que começou a ser votada em plenário no final de maio.
Além da ampliação dos mandatos, a votação da reforma política, iniciada há duas semanas, resultou em outras três mudanças na legislação atual: o fim da reeleição, restrições de acesso de pequenos partidos ao fundo partidário e permissão de doações de empresas a legendas. Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da proposta de emenda à Constituição, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item.

Voto obrigatório
Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado. Nas sessões desta quarta (10) e quinta (11), o plenário da Câmara também deverá decidir, entre outros itens, se realizam eleições para todos os cargos eletivos no mesmo ano e se instituem cotas para mulheres no Congresso Nacional.
Mais cedo nesta quarta, os deputados decidiram manter o voto obrigatório a todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70 anos. Por 311 votos a 124, os parlamentares rejeitaram trecho previsto no relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) que instituía o voto facultativo.
A maioria do plenário argumentou que a democracia brasileira ainda não está “madura” o suficiente para que os eleitores sejam liberados de votar nas eleições.
“Diante da maturidade da democracia brasileira, ainda a se consolidar, é melhor manter o sistema como está. Quem não quiser participar das eleições paga a multa irrisória, e a vida segue. É melhor manter o sistema como está, até porque a experiência de outros países que adotam o voto facultativo mostra que há prevalência do poder econômico”, disse o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ).
Já o líder do PMDB, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), se posicionou a favor do fim do voto obrigatório e argumentou que, na prática, isso já acontece em razão dos índices de abstenção e votos em branco.
“Temos estados que passam de 40% os eleitores que decidem não votar em nenhum dos candidatos: ou faltam ao pleito e depois justificam ou simplesmente vão às urnas para votar em branco ou anular o seu voto”, disse. “O voto é um direito e, por ser um direito, deve ser exercido livremente”, completou.
Pontos pendentes
Após a sessão, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que espera concluir a votação em primeiro turno da PEC da reforma política nesta quinta (11) ou no início da próxima semana. Na primeira semana de julho, a intenção, segundo Cunha é votar a proposta em segundo turno e também analisar projeto de lei que versa sobre regras eleitorais, como distribuição de tempo de televisão entre partidos.
"O deputado Rodrigo Maia vai elaborar um relatório sobre esse projeto, haverá possibilidade de emendas e vamos votar. A Ideia é votar em segundo turno com o projeto infraconstitucional na primeira semana julho", afirmou o peemedebista.
Na sessão desta quinta (11), os deputados analisarão se mudam a data de posse do presidente da República, que atualmente é no dia 1ª de janeiro, o que prejudica a participação de chefes de Estado estrangeiros. Pelo texto do relator, a posse passaria a ser no primeiro dia útil do mês de janeiro.
Os parlamentares terão ainda que definir se mudam a regra atual de suplência na Câmara, pela qual a vaga do deputado que se ausenta por mais de 120 dias ou que assume cargo no Executivo é ocupado pelo segundo mais votado na coligação.
O texto do relator estabelece que assumirá o suplente mais bem votado na ordem da votação nominal. Os parlamentares ainda definirão se alteram a idade mínima exigida para alguém ser candidato a senador, passando dos 35 anos previstos atualmente para 29 anos. Para governador, o texto passa de 30 anos para 29 anos.
Também serão analisadas propostas que estabelecem uma cota mínima para mulheres parlamentares no Congresso Nacional e que fixam uma regra de 500 mil assinaturas para a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular. Atualmente é necessária a assinatura de, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos por cinco estados.
O que foi aprovado
O primeiro tópico aprovado pelos deputados desde o início da discussão da reforma política foi a inclusão na Constituição Federal da possibilidade de doações de empresas a partidos políticos. Pelo texto, pessoa jurídica não poderá financiar candidatos individualmente.
Doações a candidatos terão que ser feitas por pessoas físicas, que também poderão doar às legendas. O tópico da doação de empresas foi um dos que mais geraram discussões entre os deputados. Isso porque no início da madrugada da última quarta-feira (27), o plenário havia rejeitado emenda de autoria do PMDB que previa doação de pessoas jurídicas tanto a partidos quanto a campanhas de candidatos.
O partido, então, se empenhou para aprovar, pelo menos, a garantia de doação de empresas aos partidos políticos. Contrário à proposta, o PT questionou a continuidade das votações sobre financiamento de campanha, alegando que a derrubada da primeira emenda impedida a continuidade da discussão sobre o tema.
No entanto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu manter a análise de outros modelos de financiamento, alegando que, pelo regimento, essas votações eram necessárias, já que o teor das propostas não era idêntico.
Reeleição
O fim da reeleição foi aprovado em plenário logo depois da votação sobre financiamento. A proposta foi defendida pelos líderes de todos os partidos da Câmara.
A regra só não vai valer para prefeitos eleitos em 2012 e governadores eleitos em 2014, que terão direito a uma última tentativa de recondução no cargo. O objetivo dessa medida foi garantir o apoio de partidos com integrantes atualmente no poder.
Cláusula de barreira
No dia 28 de maio, os deputados aprovaram instituir uma cláusula de barreira para limitar o acesso de partidos pequenos a recursos do fundo partidário e ao horário gratuito em cadeia nacional de rádio e televisão.
Pelo texto, terão direito a verba pública e tempo de propaganda os partidos que tenham concorrido, com candidatos próprios, à Câmara  e eleito pelo menos um representante para qualquer das duas Casas do Congresso Nacional.
A intenção ao instituir uma cláusula de barreira ou desempenho é evitar a proliferação de partidos que só tenham interesse em receber os recursos do fundo partidário ou negociar alianças em troca de tempo a mais de televisão. O fundo partidário é formado por dinheiro de multas a partidos políticos, doações privadas feitas por depósito bancário diretamente à conta do fundo e verbas previstas no Orçamento anual.
Pela legislação atual, 5% do montante total são entregues, em partes iguais, a todos os partidos com estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outros 95% são distribuídos às siglas na proporção dos votos obtidos na última eleição para a Câmara.
Quanto à propaganda política na TV e no rádio, a legislação prevê a distribuição igualitária de um terço do total de tempo disponível a todos os partidos que tenham candidato próprio a cargo eletivo. O restante é repartido de forma proporcional ao número de representantes na Câmara dos Deputados filiados ao partido. No caso de haver coligação, é considerado o resultado da soma do número de representantes de todas as legendas que a integram.
Fonte: G1

Frase do Dia



Fonte: Padre Julio Lancelotti/Facebook

´Quando a religião é um perigo

Manifestação contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, neste domingo (7) (Foto: Reuters/Joao Castellano)
(Foto: Reuters/Joao Castellano)
Religião é algo bom, que faz bem. Pelo menos deveria ser. A palavra significa de “re+ligar”, e deve expressar o que une a humanidade à divindade, o que liga as pessoas entre si. Deve ser uma ponte, um elo, algo que manifeste e aprofunde a dimensão espiritual do ser humano.
Ao ser perguntado sobre qual seria a melhor religião, Dalai Lama respondeu: “É aquela que faz a pessoa melhor”. E parece óbvio. É o que se espera.
Porém, nem sempre é o que se vê. Se é verdade que, em nome da religião, muita gente cresce, se torna feliz, faz o bem, promove a vida, se doa, constrói… também é verdade que, em nome dela, há muitos que odeiam, fazem guerra, excluem, maltratam e matam. Ouvimos falar sempre das chamadas “guerras santas”. Em nome de Deus, muito sangue já foi derramado; muitas vidas, dizimadas. Mesmo na religião cristã e na Igreja Católica.
Após a tragédia de Realengo, no Rio de Janeiro, quando um jovem tomou a decisão de matar dezenas de crianças e, depois, tirar a própria vida, todos queriam saber que razões alguém teria para fazer isso. Pelo que o próprio jovem deixou escrito e gravado, deu para perceber que havia muita mágoa e revolta por coisas passadas, e também uma motivação religiosa. Ele cita várias vezes o nome de Deus, fala da pureza, do desejo de ser perdoado e ser salvo por Jesus.
O psicanalista Contardo Calligaris fez uma análise desta e de outras atitudes semelhantes, mostrando o grande perigo do fanatismo religioso. Vale a pena registrar parte da sua reflexão. Escreve ele: “Você é isolado? Sente-se excluído da festa mundana? Pois bem, conosco você terá uma igreja (real ou espiritual) que lhe dará abrigo; ajudaremos você a esquecer o desejo de participar de festas das quais você foi e seria excluído, pois lhe mostraremos que esse não é o seu desejo, mas apenas a pérfida tentação do mundo. Você acha que foi rechaçado? Nada disso; ao contrário, você resistiu à sedução diabólica. Você acha que seu desejo volta e insiste? Nada disso; é o demônio que continua trabalhando para sujar sua pureza.
Em vez de sofrer com a frustração de meus desejos, oponho-me a eles como se fossem tentações externas. As meninas me dão um frio na barriga? Nenhum problema; preciso apenas evitar sua sedução – quem sabe, silenciá-las. Fanático (e sempre perigoso) é aquele que, para reprimir suas dúvidas e seus próprios desejos impuros sai caçando os impuros e os infiéis mundo afora”.
E termina falando dos riscos que esconde um aparente consolo oferecido pelo fanatismo moral e religioso: “na carta sinistra de Wellington, eu leio isto: minha fé me autorizou a matar meninas (e a me matar) para evitar a frustrante infâmia de pensamentos e atos impuros”.
Pode haver exageros nessas palavras; pode ser que muitos não concordem. Mas é preciso ter muito cuidado com a falsa religiosidade. Não só pelos crimes que se cometeram e se cometem em nome da fé. Não só pela intolerância de quem se julga dono da verdade, se fecha ao diálogo, se nega a reconhecer o valor de cada pessoa e de cada expressão religiosa, exclui e maltrata. Mas também por pequenos gestos, aparentemente inofensivos, que prejudicam a vida e a convivência. Atitudes que afastam em vez de unir; que destroem em vez de construir; que não são de Deus.
Já vi muitos lares desfeitos e casais que se machucam por causa da religião. Gente que se esquece do próprio compromisso familiar, de esposo(a) e companheiro(a), de pai e mãe, de filho(a) ou irmã(o) para se entregar à “religião”. Vi muitos pais e mães que fizeram seus filhos criarem antipatia da Igreja por forçá-los a práticas religiosas chatas, enfadonhas, desencarnadas e nada atraentes para as crianças ou para a juventude. Sei que muita gente se afasta ou não se aproxima da Igreja, porque o Deus que pregamos e manifestamos não é fonte de vida e alegria, de perdão e misericórdia; não é o Deus de Jesus Cristo. Muitas vezes nossa religião não se revela como instrumento de realização e caminho de verdadeira felicidade.
Só posso dizer que minha religião é verdadeira quando ela me faz melhor e me faz ser melhor com os outros. Quando me faz bem e me leva a fazer o bem. Quando me impulsiona à prática da compaixão, ao senso de justiça, à construção da paz. Religião verdadeira jamais passa pelo fanatismo, que é sempre doentio, mas por um amor equilibrado e sadio.
Fonte: Diocese de Mariana - MG

'Representei a dor que sentimos', diz transexual 'crucificada' na Parada Gay


Carolina DantasDo G1 São Paulo
Retrato de Viviany Beleboni, que desfilou crucificada na Parada Gay no último domingo (7) em São Paulo (Foto: Victor Moriyama/G1)Retrato de Viviany Beleboni, que desfilou crucificada na Parada Gay no último domingo (7) em São Paulo (Foto: Victor Moriyama/G1)
A atriz Viviany Beleboni, de 26 anos, é transexual, espírita e chocou parte dos participantes da 19ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) neste domingo (7). Ela se prendeu à cruz, encenando o sofrimento de Jesus, para “representar a agressão e a dor que a comunidade LGBT tem passado”. "Nunca tive a intenção de atacar a igreja. A ideia era, mesmo, protestar contra a homofobia", explicou.
Uma imagem da cruz foi capturada pelo fotógrafo Joao Castellano, da agência Reuters. A atriz disse que recebeu milhares de ameaças desde a publicação da foto. “Teve gente dizendo que ano que vem vão colocar fogo na parada”, contou.
Manifestação contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, neste domingo (7) (Foto: Reuters/Joao Castellano)Manifestação contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, neste domingo (7) (Foto: Reuters/Joao Castellano)
Viviany explica que, nos últimos tempos, duas conhecidas foram agredidas. Uma delas teria sido morta com quatro tiros em Porto Alegre. “Eu vejo a parada como um protesto, não como uma festa”, disse. “Usei as marcas de Jesus, que foi humilhado, agredido e morto. Justamente o que tem acontecido com muita gente no meio GLS, mas com isso ninguém se choca.”
Em cima da cruz, uma placa foi colocada com o texto: “Basta de homofobia”. “As pessoas não sabem ler? Coloquei a placa justamente para ficar claro que era um protesto. E mais: tudo bem encenar a paixão de cristo, mas quando é um travesti não pode, não é?”.
Viviany Beleboni desfilou com uma cruz durante a Parada Gay (Foto: Victor Moriyama/G1)
Sobre essa foto e outras que envolvem símbolos religiosos — nem todas as imagens são da Parada —, o Deputado Federal Marco Feliciano publicou um texto no Facebook: “Imagens que chocam, agridem e machucam. Isto pode? É liberdade de expressão, dizem eles. Debochar da fé na porta denuda igreja pode? Colocar Jesus num beijo gay pode? Enfiar um crucifixo no ânus pode? Despedaçar símbolos religiosos pode? Usar símbolos católicos como tapa sexo pode? Diizer que sou contra tudo isso NÃO PODE? Sou intolerante, né?”.
Fonte: G1

segunda-feira, 8 de junho de 2015

As bem-aventuranças - Mt 5,1-12



Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.


Fonte: Paulinas

domingo, 7 de junho de 2015

Boicote de Malafaia dá errado e popularidade de O Boticário dispara

boticario
O boicote proposto pelo por Silas Malafaia à marca de perfumes O Boticário pode ter sido um tiro no pé do pastor.
Pesquisas realizadas por uma empresa de consultoria especializada em internet descobriu que a aprovação ao comercial que mostra homossexuais trocando presentes da marca subiu após o pastor protestar.
De acordo com nota de Lauro Jardim, o comercial do Boticário vinha dividindo as redes sociais, com número equivalente de aprovação e rejeição. “A campanha publicitária do Boticiário do Dia dos Namorados que mostra casais homossexuais está dividindo opiniões na internet. Segundo levantamento inédito da consultoria Bites, o vídeo oficial da campanha teve 145 602 curtidas positivas no YouTube e 145 593 negativas”, informou o jornalista no dia 02 de junho.
Esse era o cenário antes do vídeo publicado por Malafaia ganhar repercussão nas redes sociais. Após a manifestação do pastor, o número de pessoas que se colocaram a favor da marca de perfume aumentou em mais de 100 mil.
“O vídeo da perfumaria, em que casais hetero e homossexuais comemoram o Dia dos Namorados, fechou o dia de ontem com 1,4 milhão de visualizações no YouTube, número que chegou a 1,9 milhão hoje. Quem esperava uma enxurrada de críticas evangélicas, no entanto, viu que o vídeo foi curtido 247 317 vezes e teve 161 768 desaprovações, de acordo com a Bites Consultoria. O placar no Twitter foi dez vezes mais favorável ao Boticário: 60 542 menções, contra 5 905 de Malafaia. Em número de impressões, ou seja, no número de vezes em que os usuários foram expostos a postagens sobre estes temas, o Boticário também goleou o pastor: 180 milhões contra 17 milhões”, informou Jardim, já no dia 03 de junho.
No entanto, o pastor Silas Malafaia entrou em contato com o jornalista para responder às suas publicações, dizendo que “não perdeu porque não vende nada”, e argumentou ainda que ter 1,9 milhão de visualizações não indica que todos gostaram do vídeo da marca de perfumes.
Fonte: Portal do Trono

Deve chover 55 milímetros nas próximas 24 horas em Pernambuco segundo alerta da APAC

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta de chuvas que podem chegar a 55 milímetros de água pluvial acumulada nas próximas 24 horas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. A causa da forte precipitação é um vórtice ciclônico em níveis médios da atmosferta que está favorecendo o deslocamento de umidade do oceano para o continente. 

Imagem do satélite GOES 13 no canal visível das 8h desde domingo. Crédito: INPE/CPTEC
Imagem do satélite GOES 13 no canal visível das 8h desde domingo. Crédito: INPE/CPTEC
O fenômento deixará o tempo instável com muitas nuvens e chuvas persistentes. No Agreste do Estado, a previsão é de 30 milímetros segundo a instituição. O aviso foi divulgado na manhã deste domingo (07).

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que nenhuma ocorrência foi registrada até o momento. De acordo com a Defesa Civil do Recife, as equipes de apoio estão de prontidão para atenderem a qualquer ocorrência. O telefone para contato é 0800.081.3400. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora.


Fonte: Diário de PE

Homem encontrado morto, com uma sucuri enrolada em seu corpo

homem-e-encontrado-morto-com-sucuri-enrolada-em-seu-corpo562x392_5839aicitonp19mq99lba1g5d18i817vh4l1cpf1
Moradores que presenciaram a cena disseram que quando chegaram ao local, viram a cobra enrolada na vítima.
Um homem de 30 anos foi encontrado morto, com uma sucuri enrolada em seu corpo, as margens de um córrego no fim da tarde da última quarta-feira (01), na cidade de Formosa da Serra Negra no Maranhão, ele estava com os ossos do corpo todos esmagados.
Moradores que presenciaram a cena disseram que quando chegaram ao local, viram a cobra enrolada na vítima, identificada como Emanoel da Cunha Lopes, de 30 anos, e já prestes a engolir o rapaz. Ao verem a cena, partiram pra cima e mataram a sucuri, mas o rapaz já estava morto, estrangulado e todo quebrado.
A cena que chocou a todos, antes só imaginada em histórias de pescadores, tragicamente tornou-se real, para infelicidade da vítima.
Fonte: Rede de Informação Universal

FBI: Brasil vendeu o jogo para a Alemanha num esquema de corrupção que envolveu milhões

2ae14-840x420
Muita coisa envolve os principais dirigentes do futebol brasileiro. Foto: Divulgação
Informação do FBI que estão sendo levantadas nos EUA é o que o chefe da CBF ( Brasil ) preso pela Polícia Americana está envolvido no resultado do jogo entre Brasil e Alemanha. A histórica goleada na semifinal da Alemanha sobre a seleção brasileira pode ter envolvido milhões de dólares, onde cada jogador recebeu sua parte. Dentro de 30 dias será divulgado um balanço que poderá acabar com a vida profissional de muitos jogadores brasileiros reconhecidos pelos torcedores, afirmou o FBI. O esquema pode sobrar até para Rede Globo de Televisão.
“Dane-se o torcedor, vamos garantir o nosso. É melhor um na mão que dois voando” Segundo a FIFA uma frase que vai doer no coração dos brasileiros apaixonados por futebol
Vários e-mails atualmente “denunciam” a venda desta Copa nas redes sociais. Os textos apresentam detalhes distintos, mas quase todos partem do mesmo autor: Gunther Schweitzer, o mesmo homem que denunciou a venda da Copa de 1998. Em alguns textos, Schweitzer é apresentado como diretor de jornalismo dos canais ESPN. Em outros, o nome aparece com o mesmo suposto cargo de 16 anos atrás: diretor da Rede Globo.
Além da troca de favores entre Brasil e Fifa, outra “questão” foi levantada nos últimos dias: a de que Neymar não teria efetivamente se lesionado na partida contra a Colômbia. Sites brasileiros e colombianos divulgaram imagens da chegada do atleta ao hospital de Fortaleza. Nelas, o paciente aparece com o rosto coberto e sem as tatuagens que o atacante possui no braço direito. Houve ainda quem adaptasse a história e afirmasse que Neymar simulou a lesão, pois foi o único que não concordou em vender a Copa à Fifa.
divulgação
Escândalos envolve o futebol mundial
O jornal italiano “Corriere dello Sport” estampou na capa de sua edição desta sexta-feira que a Copa de 2002 teve resultados manipulados por árbitros, em favorecimento à Coreia do Sul. Entretanto, a manchete da publicação faz mais barulho do que sua reportagem.
O jornal afirma apenas que “um dia, talvez” as investigações sobre a Fifa descobrirão “ligações com a Copa do Mundo de 2002″, especialmente ao juiz equatoriano Byron Moreno, que teve arbitragem polêmica do jogo das oitavas de final contra a Itália, no qual mostrou cartões vermelhos e anulou um gol da Azzurra. O jornal lembra que o senador Raffaele Ranucci, chefe da delegação italiana naquele mundial, já havia denunciado possível favorecimento à Coreia do Sul, uma das sedes em 2002.
Escândalos envolve o futebol mundial
Escândalos envolve o futebol mundial
Na ocasião, os coreanos chegaram até a semifinal e eliminaram Portugal (fase de grupos), Itália (oitavas de final) e Espanha (quartas) – em jogos com polêmicas de arbitragem. O país sediou o Mundial junto com o Japão e terminou em quarto lugar.
A derrota por 2 a 1 para Coreia do Sul é lamentada até hoje pelos italianos. Na ocasião, o árbitro equatoriano Byron Moreno anulou um gol claro de Tommasi que daria a classificação à Azzurra – o lance aconteceu na prorrogação, numa época que o gol de ouro fazia parte do regulamento.
A Espanha também reclamou bastante. O árbitro egípcio Gamal Al Ghandour, o ugandês Ali Tomusange e o trindadense Michael Ragoonath, seus auxiliares, anularam dois gols legítimos, um de Fernando Morientes e outro de Iván Helguera, que dariam a vitória e a classificação aos espanhois para a semifinal da Copa. A Coreia do Sul, na época treinada pelo holandês Guus Hiddink, acabou beneficiada e conseguiu sua melhor campanha na história dos Mundiais com a classificação nos pênaltis.
Rede Globo está com medo da investigação do FBI
Escândalos e mais escândalos
Escândalos e mais escândalos estão envolta de algumas pessoas no mundo da bola
Um dos focos das investigações da Justiça americana sobre o escândalo de corrupção na Fifa são transações comerciais em que a Rede Globo, da família Marinho, atua diretamente há décadas; parceira incondicional da Fifa desde o mundial 1970, a Globo é detentora da transmissão no Brasil de praticamente todos os eventos investigados pelo FBI: Copa do Mundo, Libertadores, Copa América e até a Copa do Brasil; o elo mais forte entre Globo e Fifa é o brasileiro José Hawilla, da Traffic Group, que assumiu os crimes de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro e vai devolver US$ 151 milhões; além disso, J. Hawilla é dono da TV TEM, maior afiliada da Globo no país; apesar das ligações perigosas, a Globo se limitou a dizer, no Jornal Nacional, que “o ambiente de negócio do futebol seja honesto”; também afirmou que “sobre essas empresas de mídia não pesam acusações ou suspeitas”
Segundo a polícia federal (FBI) e a receita federal americanas, as investigações na Fifa tiveram início por causa do processo de escolha das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar, mas foi expandida para analisar os acordos da entidade nos últimos 20 anos.
A investigação atua em várias frentes. Sobre a compra dos direitos de transmissão o esquema funcionava basicamente assim: para ter contratos de direitos de transmissão de eventos organizados pela Fifa, como a Copa da Mundo ou Copa Libertadores, empresas de marketing esportivo pagavam propinas milionárias aos dirigentes da Fifa. De posse dos direitos de transmissão, as empresas revendia-os a grupos de comunicação do mundo todo. Só em relação aos direitos de transmissão da Copa América de 2015, 2019 e 2023, a Datisa, formada formada pela Traffic, do brasileiro J. Hawilla, e duas companhias sul-americanas, aceitou pagar US$ 352,5 milhões e mais US$ 110 milhões em propinas para os presidentes das federações sul-americanas. A Rede Globo comprou da Datisa os direitos de transmissão da Copa América no Brasil.
A empresa da família midiática mais rica do planeta não é citada nas investigações do FBI. Mas faz transações com a Fifa sobre transmissão de eventos esportivos desde o mundial de 1970. Em 2012, a Globo anunciou a compra dos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar. Os valores dos negócios não são divulgados oficialmente.
Na época do anúncio, o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, comemorou a compra da transmissão dos mundiais. “Por mais de 40 anos, a Globo e a Fifa desenvolveram uma parceria muito frutífera, que trouxe ótimos resultados para ambas as partes. Durante todos estes anos, a Fifa conseguiu fazer do futebol o esporte mais popular, com um grande público em todo o mundo, e a Globo se sente orgulhosa de ser parte desta história. Por esta razão, nós estamos orgulhosos de prolongar esta parceria’, afirmou Marinho.
J. Hawilla, parceiro dos Marinho
Entre a Fifa e a Globo aparece um elo de ligação que é peça chave nas investigações de corrupção das autoridades americanas: o empresário José Hawilla, dono da Traffic Group, maior empresa de marketing esportivo da América Latina.J. Hawilla, como gosta de ser chamado, confessou à Justiça dos EUA ser culpado pelos crimes de extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça – ele é o único brasileiro entre os réus confessos declarados culpados pela Justiça dos EUA. Ele se comprometeu a devolver US$ 151 milhões de seu patrimônio – US$ 25 milhões deste total já teriam sido pagos no momento da confissão. O mandatário da Traffic já foi classificado diversas vezes pela imprensa nacional como “dono do futebol brasileiro”.
A ligação entre J. Hawilla e a família Marinho inclui a transmissão de eventos esportivos de peso. A Traffic teve exclusividade na comercialização de direitos internacionais de TV da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em 2014. A empresa de J. Hawilla é a atual responsável pelos direitos de torneios como a Copa Libertadores, cujo direito de transmissão foi comprado pela Rede Globo.
Além relações perigosas no futebol, Rede Globo e J. Hawilla têm parceria comercial também nas Comunicações. Ex-repórter da área de esportes, ele se tornou afiliado da Rede Globo a partir da Traffic. Em 2003, ele fundou a TV TEM, no interior de São Paulo – hoje a maior subsidiaria do grupo, cobrindo 318 municípios e 7,8 milhões de habitantes, alcançando 49% do interior paulista. J. Hawilla também comprou, em 2009, o “Diário de S.Paulo”, mas vendeu o jornal logo em seguida.
Sonegação na Copa de 2002
A Rede Globo criou um “antecedente criminal” em sua relação comercial com a Fifa, intermediada por empresas como a Traffic. A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão, da qual o Brasil foi campeão.
A engenharia da Globo para disfarçar a operação envolveu dez empresas criadas em diferentes paraísos fiscais. Todas essas empresas pertencem direta ou indiretamente à Globo, segundo os documentos. O esquema funcionava de modo que o dinheiro para a aquisição dos direitos era pago através de empréstimos entre empresas pertencentes à Globo sediadas em outros países. Deste modo, a empresa brasileira TV Globo, não gastava dinheiro diretamente com a operação. Posteriormente, as empresas que detinham os direitos de transmissão eram compradas pela TV Globo.
“Essa intrincada engenharia desenvolvida pelas empresas do sistema Globo teve, por escopo, esconder o real intuito da operação que seria a aquisição pela TV Globo dos direitos de transmitir a Copa do Mundo de 2002, o que seria tributado pelo imposto de renda”, afirma em relatório do processo o auditor fiscal Alberto Sodré Zile.
A artimanha fiscal resultou na sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores da época. Segundo a Receita Federal, somando juros e multa, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões.
Em 2013, o blog O Cafezinho divulgou 29 páginas do processo da Receita Federal contra a Rede Globo. O relatório divulgado comprova que as organizações Globo criaram um esquema internacional envolvendo diversas empresas em sedes por todo o mundo para mascarar a compra dos direitos da Copa de 2002. O objetivo principal seria o de sonegar os impostos que deveriam ser pagos à União em pela compra dos direitos (leia mais).
Via Bonner, Globo diz querer “futebol mais honesto”
A única manifestação da Rede Globo até o momento sobre o escândalo na Fifa foi um editorial lido por William Bonner no “Jornal Nacional” nessa quarta-feira, 27, quando a emissora ressaltou que apoia as investigações promovidas pela justiça americana.
“A TV Globo, que compra os direitos de muitas dessas competições, só tem a desejar que as investigações cheguem a bom termo e que o ambiente de negócio do futebol seja honesto. Isso só vai trazer benefícios ao público, que é apaixonado por esse esporte, e às emissoras de televisão do mundo todo, que como a Globo fazem um esforço enorme para satisfazer essa paixão”, acrescentou Bonner.
No “Jornal da Globo” desta quarta (29), também disse que “não pesam acusações ou suspeitas sobre as empresas de mídia de todo o mundo que compraram desses intermediários os direitos de transmissão”, caso da Globo.(APC:news)

Fonte: rius.com.br