sexta-feira, 4 de março de 2016

Surubim: uma das capitais do Agreste

Foto: Blog Casinhasagreste

Com uma população estimada em 70 mil habitantes e localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco, distante 124km da capital Recife, Surubim é hoje uma das cidades mais desenvolvidas do interior pernambucano. Conhecida como a Capital Nacional da Vaquejada e a Terra de Chacrinha e de Capiba, o município sempre teve vocação para o desenvolvimento, inicialmente com a agropecuária e atualmente com a indústria têxtil, que cada vez mais se destaca no cenário estadual.
Por muitos anos Surubim foi chamada de “Joia do Agreste”, devido ao destaque alcançado com as suas enormes plantações de algodão que perdiam-se de vista nas suas terras. Desse período surgiram as grandes usinas de algodão que enriqueciam as populações do campo e da cidade e fizeram o “ouro branco” criar as duas famílias mais tradicionais no cenário político local: Farias e Barbosa.
Eleição após eleição, essas duas famílias surubinenses faziam um verdadeiro jogo das cadeiras, vencendo e perdendo campanhas eleitorais e dividindo a cidade em uma política bipolar.  Foi nesse cenário político, que Surubim elegeu um senador, um deputado federal e dois deputados estaduais, um dos quais viria a se tornar governador do estado por alguns dias. O algodão fez a economia crescer, criou um coronel político e econômico, trouxe a EMBRAPA para a cidade e fez ganhar o título de Município Modelo do Brasil, na gestão do então prefeito Nelson Barbosa. Na década de 80, no entanto, com a praga do bicudo, a cultura do algodão entrou em crise e o comércio passou a ser a grande fonte de renda de Surubim.
Com um comércio potente e possuindo uma das maiores feiras populares do interior, as lojas multiplicaram-se, muitas delas pertencentes a grandes redes nacionais e regionais. Pessoas vindas de 13 cidades de Pernambuco e da Paraíba utilizam-se diariamente da rede bancária surubinense, dos seus órgãos públicos e do seu comércio, tornando Surubim em dos maiores polos de desenvolvimento do interior.
Merece destaque na cidade seu polo educacional, composto por diversas escolas públicas e privadas de referência regional e nacional. Entre elas, destacam-se o Colégio Nossa Senhora do Amparo, maior colégio da Congregação das Irmãs Franciscanas do Amparo no Nordeste e um dos maiores do país e o Colégio Marista Pio XII, único da Congregação Marista no interior do estado. Na rede pública destaca-se a EREM Severino Farias, que já ganhou o Prêmio Gestão Nacional.  A cidade conta também com uma escola técnica estadual – ETE Severino Farias, que oferece diversos cursos técnicos para os estudantes agrestinos.
No ensino superior, o município possui um dos mais modernos polos da Universidade Aberta do Brasil(UAB) do estado, localizado no Bairro São José, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e  pós-graduações grátis a distância da  UPE, UFPE, UFRPE e do IFPE.  Além disso, a Faculdade Duarte Coelho, primeira faculdade privada da cidade, já desponta como uma das melhores instituições de ensino superior da região, com excelente conceito na avaliação do Ministério da Educação.
Outro setor forte na cidade é o da saúde. Surubim conta com dois hospitais, sendo um de porte regional, o Hospital São Luiz, construído a partir do sonho de um padre, o Monsenhor Luiz Ferreira Lima, que fez história. O Hospital Municipal passa atualmente por uma reforma e será transformado em uma UPA. Além disso, a cidade conta com uma importante rede de clínicas privadas e laboratórios que atendem a população local e regional. Na cidade também está localizada a sede regional do SASSEPE. Outro importante serviço de saúde oferecido por Surubim é o SAMU.
No cenário regional, Surubim polariza importantes órgãos do judiciário, como o Tribunal Regional Eleitoral, a Regional da OAB, a Delegacia Regional da Mulher e o 22º Batalhão da Polícia Militar, que atende uma dezena de cidades e é responsável também pela Companhia Independente de Limoeiro.
A implantação da Agência Especial do DETRAN de Surubim fez com que o município se emancipasse de Limoeiro, o qual no mês de fevereiro deste ano passou a ser atendido por serviços que agora são oferecidos na cidade. A unidade do DETRAN local é a maior e mais moderna do interior pernambucano.
Outros importantes órgãos públicos sediados em Surubim são a Agência Regional do Trabalho, a Coletoria Estadual, o Tribunal de Contas, a Agência Avançada do INSS, a ADAGRO e o IPA, os quais mostram a importância da cidade para o Agreste Setentrional.
Na comunicação, Surubim é outra potência, possuindo três emissoras de rádio: Integração FM, POP FM e Surubim AM.  Merece destaque a rádio Integração FM, que é a maior emissora do Agreste Setentrional, alcançando quase 100 municípios de Pernambuco e da Paraíba e alcançando diariamente uma população de aproximadamente um milhão de ouvintes. Vale destacat também o importante papel desempenhado pelos jornais Correio do Agreste e Terra da Gente, na região, além de diversos blogs locais.
Nos últimos anos, seguindo o exemplo de outras cidades da região, a indústria têxtil teve um forte crescimento, a ponto de torna-se atualmente a quarta cidade do Polo de Confecções do Agreste, produzindo cerca de 10% da produção estadual e sendo uma das maiores produtoras de malha do país. Calcula-se que atualmente o município possua mais de trezentas fábricas de pequeno a médio porte, a ponto de ser aberta na cidade uma unidade da Associação de Costura de Pernambuco. Segundo pesquisas do SEBRAE, nos próximos anos Surubim poderá ultrapassar Santa Cruz do Capibaribe e Toritama e transformar-se na segunda maior produtora de confecções do estado, atrás apenas de Caruaru. Um fato que comprova isso, é a construção na cidade do Surubim Moda Center, um empreendimento de 40 milhões de reais, que será um dos maiores polos comerciais do país, o qual atrairá milhares de  compradores do Nordeste brasileiro e criará o Polígono Têxtil, ligando Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim.

Com apenas 87 anos de emancipação política, Surubim entra no século XXI como dos mais importantes municípios pernambucanos, sendo o nono mais rico do Agreste e ultrapassando Limoeiro, que por anos foi a cidade mais rica e desenvolvida do Agreste Setentrional. A cidade cresce cada vez mais, consolidando-se como um grande polo interiorano, por sediar importantes órgãos públicos, pelo seu comércio arrojado e pelo forte crescimento da indústria têxtil, que tende a reafirmar em Surubim o título de Joia do Agreste, tornando-a em uma das capitais do interior por sua importância cultural, econômica, política e administrativa na região.


João Paulo Lima
Professor de Geografia da Rede Municipal de Educação de Surubim e Diretor do Blog Portal Surubim                                                              

3 comentários:

  1. Parabéns João Paulo, pela descrição da história de nossa Surubim, com todo seus valores.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns João Paulo, pela descrição da história de nossa Surubim, com todo seus valores.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns João pelo blog, isso faz da cidade um belo cartão postal bem descrito por quem ama está bela cidade!!!

    ResponderExcluir