terça-feira, 1 de novembro de 2016

Ana Célia Farias e a vitória da mulher surubinense


Foto: Surubim News

Passada a euforia do período eleitoral e desfeitos os palanques, faz-se necessário uma análise da nova conjuntura política surubinense, em que pela primeira vez Surubim será governada por uma mulher.
A vitória da candidata Ana Célia Farias é um marco na história de Surubim, pois pela primeira vez, em oitenta e oito anos de emancipação, a cadeira mais importante da política municipal será ocupada por uma mulher.
Num país machista e numa região em que os homens ainda são maioria nos partidos políticos, Ana Célia, filha de uma tradicional família surubinense, veio trazer para a cidade a marca da inovação.
Mesmo após algumas derrotas em pleitos anteriores para o ex-prefeito Flávio Nóbrega e para o atual prefeito Túlio Vieira, a candidata do PSB não se deixou abalar e muito menos de acreditar no seu sonho de ser a primeira mulher a ocupar o maior cargo do executivo municipal. A sua força de vontade e o fato de não ter se desesperançado diante dos primeiros obstáculos, foi com certeza sua maior característica e o que mais contribuiu para ela chegar a vitória nessas eleições.
Determinada, forte diante das adversidades, popular diante das pessoas, e sempre com um sorriso no rosto, a candidata esbanjou simpatia e conquistou o voto do eleitorado. Além disso, problemas na gestão municipal atual e a vinda do ex-prefeito Flávio Nóbrega para o PSB, colocando seu filho Guilherme Nóbrega como seu sucessor político na chapa de Ana, contribuiu para o resultado nas urnas.
Funcionária pública estadual aposentada e com larga experiência durante os governos de Miguel Arraes e de Eduardo Campos, com quem mantinha uma relação de amizade, Ana Célia Farias possui hoje todas as prerrogativas necessárias para fazer uma das melhores gestões da história de Surubim. Soma-se a isso, o fato de sua proximidade com o atual governador Paulo Câmara poder contribuir para a vinda de grandes investimentos para o município, a exemplo do que já ocorreu com a vinda da água da barragem de Pedra Fina para a cidade.
Mesmo diante do caos político e econômico em que se encontra o país, a futura prefeita de Surubim tem possibilidades de criar um governo com a cara da mulher surubinense, que luta por seus sonhos e não desiste diante das adversidades que a vida lhe impõe. Sua vitória nas urnas, representa a possibilidade das jovens sonharem em ocupar futuramente cargos importantes na política e na sociedade e derruba os preconceitos que ainda giram em torno da imagem feminina.
Espera-se a partir de agora um governo com um olhar mais feminino, com a forte presença das mulheres nas secretarias de governo e diretorias, a exemplo do que fez a ex-presidente Dilma Rousseff, em seus ministérios e secretarias. Um exemplo disso é a reabertura da Maternidade Estefânia de Farias, que se tornará a UPA da Mulher, projeto inovador no estado e uma das promessas de campanha da candidata, com verbas já garantidas pelo deputado federal Danilo Cabral, através emenda parlamentar.

Antes mesmo de assumir o governo, Ana Célia já dá sinais de que veio para por a mão na massa e lutar por uma Surubim melhor. Resta-nos desejar sucesso a primeira mulher eleita prefeita da Terra da Vaquejada e acreditar que dias melhores estão por vir.

Por João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário