domingo, 2 de abril de 2017

Café Literário homenageia o escritor João Paulo Lima


A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo

            Na última sexta-feira(31/03), a Associação de Artes e Letras de Surubim(ALAS) e a Escola Municipal Lourenço Ramos da Costa promeveram um Café Literário para homenagear o professor, poeta e escritor surubinense João Paulo Lima.
            A homenagem teve início às 9h e aconteceu no pátio da escola, com a presença de escritores surubinenses membros da ALAS, da direção, funcionários, alunos e  familiares do escritor. Entre os presentes estavam a escritora Maria José Brito - Galega, o artista plático e diretor do Jornal Correio  do Agreste Fernando Guerra e o Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor João Filho.
            Apresentações artísticas, recitação de poesias do homenageado e de outros escritores, peças de teatro e outras atividades marcaram o evento que é realizado mensalmente para homenagear escritores da cidade.
João Paulo Arruda de Lima tem 32 anos, é natural de Surubim – PE e mora na zona rural do município. Neto de agricultores analfabetos e vindo de família humilde, é filho do funcionário público Severino Manoel de Lima e da professora aposentada Maria do Socorro Arruda de Lima. É professor, Graduado em Geografia pela UPE, Especialista em Gestão Ambiental pela FAINTVISA e em Gestão Pública pelo IFPE. Atualmente está concluindo o Mestrado em Educação pela Universidade de Pernambuco.
Trabalha atualmente como Diretor da Escola Intermediária Ignácia Alcântara de Vasconcelos no Distrito de Chéus pela Prefeitura Municipal do Surubim e como Coordenador Municipal do EJA CAMPO pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Atuou como Diretor da Escola Maria do Carmo Viana no Mimoso e foi diretor do Centro de Educação Cultura e Cidadania Severina Maria da Conceição no Sítio Tamanduá. Já foi Supervisor Pedagógico das escolas Ignácia Alcântara de Chéus, Maria do Carmo Viana do Mimoso e Lourenço Ramos da Costa. Em sua carreira docente, atuou como professor de Geografia e disciplinas humanas nas escolas Ignácia Alcântara de Vasconcelos, Maria do Carmo Viana, Ermelinda de Lucena, Lourenço Ramos da Costa, EREM Severino Farias, Escola Maria Cecília Barbosa Leal e Colégio Duarte Coelho em Surubim e na EREM Justulino Ferreira Gomes em Umari de Bom Jardim. Foi também tutor do Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos da UFPE, no Polo UAB Surubim e lecionou temporariamente em cursos profissionalizantes da Escola Técnica SENAI de Santa Cruz do Capibaribe, em Surubim.
Cristão, possui uma longa caminhada por pastorais e movimentos da Igreja Católica, como Animador de Comunidade, Coordenador de Grupo Jovem, Coordenador da Pastoral da Juventude, Zelador do Movimento Mãe Rainha e Catequista.
            Desenvolve trabalhos comunitários e solidários no Sítio Tamanduá de Cima como Agente de Leitura do Programa Arca das Letras do Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com o Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Surubim e é líder comunitário local.
Atualmente é diretor do Blog Portal Surubim, o primeiro blog de notícias fundado em Surubim, criado com o intuito de divulgar notícias da cidade, sua cultura e história.
Como escritor é colunista do Jornal Terra da Gente e escreveu algumas matérias para o Jornal Correio do Agreste. Também é um dos autores do livro Saberes Educacionais e Saberes Ambientais, publicado por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da FAINTVISA.


Apaixonou-se por poesia na adolescência e desde 2000 escreve poemas voltados para temáticas sociais, ambientais, amorosas, dentre outras. Participa do site de escritores Recanto das Letras, onde publica alguns de seus textos e foi membro da ALAS – Associação de Artes e Letras de Surubim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário