prominas

prominas


Conheça Surubim

Origem de Surubim 


O Município de Surubim localiza-se no Agreste Setentional de Pernambuco, fazendo parte da região do semi-árido brasileiro. Sua emancipação política aconteceu em 11 de setembro de 1928, quando desmembrou-se do Município de Bom Jardim, através da Lei estadual nº 1.931.
A origem deste município brasileiro está interligada a agropecuária, rezando a lenda que o nome "surubim" vem de um boi pintado, criado pelo fazendeiro Lourenço Ramos da Costa. Segundo essa lenda o Boi Surubim teria sido devorado por uma onça, e daí o nome de Surubim.
Localizado na Mesorregião do Agreste pernambucano e na Microrregião do Alto Capibaribe, Surubim situa-se a 120 km do Recife, na região do Planalto do Borborema, com vegetação característica da caatinga e com o clima do tipo Bshs´i, com temperaturas médias anuais de 24,7º e preciptações pluviométricas na casa dos 692,6mm.
Cortado pelo rio Capibaribe, o município de 53.934 habitantes(IBGE 2007) tem uma das maiores barragens do estado, a Barragem de Jucazinho, que abastece cidades como Caruaru e cerca de mais 12 cidades do Agreste, atendendo uma população de aproximadamente 600.000 habitantes.

Vista da Feira Livre e da Antiga Igreja Matriz de São José 

Antiga Igreja Matriz de são José

FOTO: Arquivo/ Aurélia Cavalcante em minharuatemmemoria.ning.com





Matriz de São José
Atual Igreja Matriz de São José (Foto: Edvaldo Clemente)


Centro de Surubim
Praças São José( primeiro plano) e Dídimo Carneiro( segundo plano)              

Foto: João Paulo Lima



Capital da Vaquejada 


Surubim é conhecida nacionalmente como Capital da Vaquejada, por ter a mais antiga vaquejada do país, que acontece anualmente em setembro, logo após a semana de emancipação. A cidade também tem os títulos de "Princesa do Agreste", "Jóia do Agreste" e "Terra do Algodão", devido a ascensão econômica que atingiu entre os anos de 1950 - 70, com as usinas de algodão que enriqueciam a cidade e o campo, dentre elas a famosa Usina Farias, pertencente a tradicional família de mesmo nome. É ainda conhecida como " Terra de Chacrinha" e " Terra de Capiba".

PARQUE J. GALDINO

Parque de Vaquejada J. Galdino (Foto: google imagens)



Polo Regional 





Surubim também conta com diversos serviços públicos oferecidos no âmbito federal e estadual, como Tribunal de Contas do Estado, Coletoria da Receita Estadual, Vara da Justiça do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, 22º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia, Delegacia Regional da Mulher, Agência Regional do SASSEPE, Posto Avançado do INSS, Agência Regional do IPA, Agência Regional da ADAGRO, Correios, OAB, CIRETRAN, Agência de Atendimento da CELPE, Agência de Atendimento da Compesa Regional,  CDL, Associação do Comercial e Empresarial de Surubim(ACIASUR), CERCAL,  TRE, e Fórum da Comarca de Surubim(que atende também as cidades de Casinhas e Vertente do Lério).



Tribunal de Contas
Tribunal de Contas de Surubim
Foto: João paulo Lima




Economia 



A agricultura e a pecuária sempre fizeram parte de sua história, haja vista que o município já foi a quarta maior bacia leiteira de Pernambuco e possui uma das mais antigas e importantes exposições de animais do país. Atualmente estão passando por uma revitalização, após anos de descaso.O comércio é outro forte atrativo.

Cidade importante do Agreste Setentrional, Surubim possui um dos maiores polos de eltrodomésticos e eltroeletrônicos do estado, com grandes lojas de rede como Insinuante, Maias, Eletroshopping, Credimóveis Novolar, Lazer Eletro, bem como possui grandes lojas de redes como o supermercado do Grupo Bompreço(Todo Dia), Smart ,  uma loja da Esposende Calçados, dentre outros.

O setor de prestação de serviços estende-se também a uma ampla rede bancária, possuindo cinco bancos(Brasil, Real, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Nordeste), além de duas lotéricas e vários correspondentes bancários.A indústria local também passa por um amplo crescimento, no que se refere ao setor têxtil. 

O município é o quarto do Pólo de Confecções do Agreste, ao lado de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, sendo responsável por cerca de 10% da produção estadual. Para estimular a produção, a Aciasur - Associação de Comercial e Empresarial de Surubim, juntamente com empresários locais e o apoio do Governo Federal criou a Incubadora de Empresas de Surubim, com o objetivo de dinamizar a economia local e regional. Destaca-se também o CVT - Centro de Vocação Tecnológico da Prefeitura Municipal de Surubim, que forma dezenas de jovens para o mercado de trabalho, com foco na confecção, projeto vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor. Atualmente o município possui cerca de 200 estabelecimentos ligados ao ramo têxtil.

O município pernambucano tem atraído grandes investimentos. Atualmente está sendo construída uma fábrica de cimento, orçada em 150 milhões de reais e que irá gerar 300 empregos diretos. Também está em processo de ativação uma fábrica de massas do Grupo Cristal, às margens da PE-90.


Parque de Exposição de Animais e Painel de Brennand                                               

Exposição de Animais de Surubim 

Foto: Google Imagens


Centro de Vovação Tecnológica - CVT

CVT 

Foto: Google imagens    



Feira Livre de Surubim                       

Feira livre
Foto: João Paulo Lima




Saúde 

Na área da saúde, Surubim possui um hospital de dimensão regional(Hospital São Luiz), o Hospital Municipal do Coqueiro, a Agência  Regional do SASSEPE,  o Centro de Saúde Dr. Estácio Souto Maior, um Centro de Apoio Psicossocial - CAPS, vinte Programas de Saúde da Família - PSF's , Farmácia Popular do Brasil, clínicas e institutos particulares de saúde, com destaque para o Instituto Roberto Mateus, o Centro de Diagnóstico surubim e a Clínica São Camilo, além de laboratórios de análises clínicas.



Hospital São Luiz


HOSPITAL SÃO LUIZ

Foto: João Paulo Lima



Agência Regional do SASSEPE

Sassepe
 Foto: João Paulo Lima




Educação 

Na educação o município também é um pólo de excelência, contando com um dos mais modernos pólos de educação a distância de Pernambuco, onde oferece cursos superiores através da Universidade Aberta do Brasil - UAB, ministrados pela Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Pernambuco e cursos de especialização e técnicos do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE).  A cidade também possui duas instituições de ensino superior, a Faculdade Duarte Coelho, que possui curso de Bacharelado em Administração e a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, a FADIRE.

O município conta também com cursos de especialização da FATEC e FACOL. Recentemente foi inaugurada a nova Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, que terá profissionalizantes nas áreas de comércio e vestuário.

Na educação básica, conta com duas grandes escolas particulares, o Colégio Nossa Senhora do Amparo - Sede Regional no Nordeste da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, e primeira escola a ser fundada no município em 1929, o Colégio Marista PIO XII, único da Congregação Marista no interior do estado e o Colégio e Faculdade Duarte Coelho. Também conta com uma unidade do SESC Ler, quatro colégios da rede estadual de ensino, destacando-se a Escola Severino Farias, que ganhou o Prêmio de Gestão Nacional e a Escola de Referência Natalícia Figueirôa, pioneira na educação integral. A rede municipal de ensino também conta com excelentes instituições de ensino, oferecendo o ensino da creche ao Fundamental.

A cidade é uma das poucas do interior a ter um CRECE - Centro de Referência da Criança Especial e possui uma creche modelo, com padrão nacional, ao lado do Estádio Municipal  no Bairro do Coqueiro, formando um dos maiores centros esportivo-educacional do interior pernambucano, com creche, colégio, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol.

Merece destaque também os cursos técnicos oferecidos pela Escola Profissional Santa Edwirges, com cursos técnicos de enfermagem, a escola profissional Microllins, e cursos de línguas do CCAA e Wizard, assim como cursos oferecidos por diversas empresas locais na área de informática, setor com amplo crescimento.



Colégio Nossa Senhora do Amparo

COLÉGIO DO AMPARO
Foto: João Paulo Lima


Colégio e Faculdade Duarte Coelho



Foto: João Paulo Lima



Turismo 



No turismo destacamos as tradicionais festas dos Padroeiros, São José(mês de março) e São Sebastião(mês de janeiro), o Carnaval de Todos, com o tradicional desfile das Virgens, que constitui-se no maior carnaval fora de época de Pernambuco, atraindo um público superior a 80 mil pessoas, os festivais juninos, a festa de emancipação política, com desfile de escolas e bandas de fanfarras, com participação das Forças Armadas e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, a tradicional vaquejada, a mais antiga do Brasil, que atrai um média de 100 mil pessoas nos três dias de festa, o Natal Luz da prefeitura municipal, o Surubim Moto Fest, a Casa Grande do Sítio Cachoeira do Taépe, datada do século XVII, e a represa da Barragem do Jucazinho, importante local de lazer da população da região.

Dotada de uma expressiva rede hoteleira, os visitantes podem contar com três hotéis e várias pousadas, com destaque para o Cristal Hotel, um dos mais modernos do Agreste, que oferece dentre outras coisas, restaurante, apartamentos com ar-condidionado, flats, estacionamento fechado monitorado, salão de eventos, dentre outros.


Vaquejada


Vaquejada de Surubim



Natal Luz

Natal de surubim
Foto: Blog Patrulha do Agreste






Comunicação 


Na área de comunicação, temos duas emissoras comerciais, a Rádio Surubim AM ( a pioneira do município) e a Rádio Integração FM, que é a maior emissora de rádio do Agreste Setentrional, transmitindo seu sinal para mais de 60 cidades dos estados de Pernambuco e Paraíba. Também conta com uma emissora comunitária, a POP FM, com um raio de alcance local.

O município também possui dois jornais locais, o Correio do Agreste e o Surubim Terra da Gente, que divulgam as notícias de Surubim e região.

Rádio Surubim AM( a mais antiga da cidade e fundada pelo Monsenhor Luiz Ferreira Lima)

Rádio Surubim AM
Foto: João Paulo Lima




Política 

Surubim é um importante colégio eleitoral do estado, exercendo influência histórica na política regional, marcadamente pela oligarquia algodoeira que durante anos dominou o cenário político do Agreste. Destacam-se as famílias Farias, Barbosa e Ferreira Lima e atualmente a família Nóbrega, que recentemente vem mudando a história política local.
Dentre seus políticos ilustres, destacam-se: Coronel Dídimo Carneiro, o Prefeito Nelson Barbosa, Monsenhor Luís Ferreira Lima, Senador Antônio Farias, Deputado Gonzaga Vasconcelos, Deputado Geraldo Barbosa, deputado José Augusto Farias e o atual Prefeito Flávio Nóbrega.

Prédio onde funcionava a extinta Usina de Beneficiamento de Algodão Farias:
Durante anos a oligarquia algodoeira dominou o cenário político local.

Usina Farias
Foto:  João Paulo Lima




Filhos Ilustres 



 Dentre os seus filhos mais conhecidos de Surubim, estão o músico e compositor de frevo, o pernambucano Lourenço Barbosa da Fonseca, o Capiba, e o maior comunicador da história da televisão brasileira, Chacrinha, que usava a sua famosa frase: " Quem não se comunica, se trumbica".

Capiba

Capiba 


 Chacrinha  

Chacrinha

                           "  Terezinha, uuuhhh!!!



Poema Surubinense 


Surubim Jóia do Agreste
Capital da Vaquejada
Com tua história e teu povo
Em rimas e versos cantada

Surubim do Velho Guerreiro
O Rei da televisão
Do Prefeito Nelson Barbosa
Homem de grande visão

Surubim do Boi Nanico
De Capiba com suas canções
Da agropecuária
E das grandes exposições

Surubim do comércio
Da feira livre com suas variedades
Das miudezas e dos tecidos
De São José e suas festividades

Surubim dos belos desfiles
Das fanfarras e dos pelotões
Dos carnavais do passado
Quem animavam os foliões

Surubim de tantas ruas
Das praças e procissões
Do Monsenhor Ferreira Lima
Personagem de grandes eleições

Surubim da Usina Farias
Do cinema que se fechou
Do escritor José Nivaldo
Do museu que se acabou

Surubim dos velhos jipes
Das rurais e das costureiras
Dos vaqueiros e dos seresteiros
Dos artesãos e das parteiras

Surubim do boi e da onça
Da lenda que te criou
Agradeço a Lourenço Ramos
Pela fazenda que te originou

Autor:João Paulo A. de Lima