quinta-feira, 7 de junho de 2012

Trabalho na adolescência é principal motivo de abandono escolar, diz pesquisa


Conciliar trabalho com os estudos faz parte de uma realidade de muitos jovens. Mas, para alguns, é difícil manter essa rotina. Dados de uma pesquisa mostram que essa é uma das causas do abandono da sala de aula, que ocorre com maior frequência a partir do sexto ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, é a partir do sexto ano que 4,6% dos alunos abandonam a escola. Nas primeiras séries do ensino fundamental, apenas 1,5% das crianças deixam a sala de aula. Michele Guerreiro, aluna do mestrado em Educação da UFPE, explica porque isso acontece.
“Há questões relativas  à dificuldade de acesso às escolas, principalmente para quem mora no campo. Outra questão são os atrativos ao mundo do trabalho. Quando a criança entra na fase da adolescência, a família cobra renda. Por isso, a evasão se concentra nessa faixa etária”, explicou
Quando tem uma folga no salão de beleza que mantém em casa, a cabeleireira Edjane Monteiro se dedica aos cadernos e livros. Aos 35 anos, ela voltou a estudar. Na adolescência tomou a difícil decisão de largar a escola. “Eu tive filho muito cedo, com 15 anos. Então, eu tive que me dedicar a ela. Com o passar do tempo, eu fui amadurecendo. Despertei e voltei aos estudos. Eu tive um desejo de estudar”, disse.
O mesmo aconteceu em Caruaru. Em 2008, 13,9% dos estudantes largaram a escola. Em 2010, 7,3% fizeram o mesmo.
“Para atrair os estudantes, nós procuramos realizar programas sociais voltados para a melhoria do ensino. Além disso, tornar a escola mais atrativa com a distribuição de merenda de qualidade, leite, kit pedagógico, fardamento”, disse Tony Dalvão, secretário de Educação de Caruaru.
Fonte: Portal Mais AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário