A candidatura de Cleber Chaparral a prefeito de Surubim e sua vitória já foi uma revolução no cenário político surubinense. Pela primeira vez, ao menos nas últimas cinco décadas, o município passou a ser governado por um líder não nascido nas terras de Lourenço Ramos da Costa, a quem apelidaram de forasteiro, desbancando nomes de famílias tradicionais na política local.
Em uma de suas primeiras ações como prefeito, Chaparral promoveu um mega evento para receber os professores da rede municipal, com direito a rua fechada para a passagem dos educadores com segurança, guardas de trânsito, banquete e um palestrante de renome nacional. Além disso, diferente da gestão da ex-prefeita Ana Célia, que os professores tinham que mendigar para receber o piso salarial que era um direito, o atual gestor, dito forasteiro, anunciou o pagamento do piso salarial nacional da categoria, com repercussão na carreira e sem necessitar de greve, manifestações nas ruas ou paralisações, como era feito na gestão anterior.
Nas escolas, não foi diferente. Alunos receberam um lindo kit escolar, nunca antes visto em qualidade e quantidade de materiais. A merenda teve um salto em qualidade e, pela primeira vez, um gestor acabou com um problema que assolava há anos as escolas: a falta de água doce para os alunos beberem. Nas gestões anteriores a água oferecida aos alunos era de Jucazinho. Um vergonha para os ex-gestores do município, além de uma desumanidade.
Nas ruas, é possível ver também os avanços nos últimos cem dias de governo: meios-fios pintados, praças organizadas, capinação. O tumulto causado pela desorganização do trânsito já diminuiu e a feira livre foi reorganizada, permitindo a passagem de pedestres e carros livremente em frente à Caixa Econômica, onde antes era impossível circular com a desorganização da feira.
No cenário cultural, também muitas mudanças. Festas organizadas, bandas e cantores de fama nacional se apresentando, iluminação impecável, bem diferente da realidade que viviam as ruas de Surubim na gestão anterior, com ruas tão apagadas quanto as festas que eram organizadas. Diante do atual cenário, os surubinenses percebem que o que faltava era zelo pela cidade. Já se fala, inclusive, no São João, que promete ser o maior da história, com vários dias de festa no Parque J. Galdino, segundo fontes não oficiais.
Em cem dias de governo, Surubim vive novos ares e a população aprova as mudanças que vêm ocorrendo. A confirmação disso é a recente pesquisa de avaliação do prefeito, que teve quase 97% de aprovação popular, segundo o Instituto Opinião, divulgada pelo Blog do Magno Martins. Para efeito de comparação, a ex-prefeita Ana Célia Farias teve apenas singelos 68,5% de aprovação nos 8 anos de seu mandato. Um diferença gritante e nenhuma novidade para a população que rejeitou a candidatura do PSB nas urnas em 2024.
Foi preciso que um forasteiro de Orobó surgisse em Surubim para acabar com o ciclo vicioso de grupos políticos locais na manutenção do poder e fizesse a população enxergar que nem sempre os filhos da terra são a melhor opção na política. Chaparral segue atualmente como um dos maiores líderes políticos do Agreste pernambucano, já cotando sua esposa e atual prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, para cargos na Câmara Federal.
Ficam os desafios para o atual gestor municipal e sonhos dos surubinenses, que não foram realizados pelos seus antecessores: a construção de um polo de confecções para escoar a produção têxtil local, a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama; a construção de uma rodoviária decente e digna para a Terra da Vaquejada; a construção do prédio do campus da Universidade de Pernambuco, que atualmente encontra-se localizado provisoriamente na Escola Técnica Estadual do município; a construção de um parque municipal para ampliar a oferta de lazer e dar qualidade de vida à população; e a construção de uma maternidade regional para Surubim voltar a ter seus filhos nascendo em suas terras.
Sonhos para serem conquistados até o centenário de emancipação política da Capital da Vaquejada, em 2028, que desta vez estará nas mãos de um forasteiro, o qual anda revolucionando Surubim.
Por João Paulo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário