Com nove anos de atuação, o Disque-Denúncia Agreste se consolida como uma das principais formas de combate ao crime no interior do Estado. Ao todo, o serviço já recebeu 62.560 mil informações da população, uma média de 20 ligações por dia. Para 2012, a Central prevê a ampliação do horário de atendimento, passando a funcionar durante 24h, todos os dias da semana.
De acordo com a coordenadora estadual do serviço, Carmela Galindo, o atendimento durante o período da madrugada reforça, ainda mais, a participação da sociedade. “A violência não tem hora nem local para acontecer, por isso a importância do funcionamento integral, a exemplo do que ocorre na Central da Região Metropolitana do Recife”, explica.
Este ano a Central recebeu 7.466 informações, um aumento de 5% em relação ao ano passado. Entre os assuntos mais denunciados estão os casos de violência doméstica, relacionados a mulheres crianças e idosos (24%). Em seguida, aparecem poluição sonora (23,5%) e o tráfico de drogas (15%). O Disque-Denúncia Agreste também contribuiu para o monitoramento das áreas de risco, em parceria com as polícias civil e militar. Este ano, foram 420 ligações sobre casos de homicídio ou atuação de grupos de extermínio e mais de 170 solicitando reforço no policiamento.
O atendimento durante 24h por dia terá início em janeiro de 2012. Quem liga, tem a identidade preservada. As informações podem ser repassadas pelo telefone (81) 3719.4545, no interior do Estado, e (81) 3421.9595, no Recife e Região Metropolitana.
(NE10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário