quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Onda de assaltos assombra população rural de Surubim

Foto: Google Imagens

Nos últimos meses a violência tem alcançado índices alarmantes no estado de Pernambuco. Em Surubim, uma onda de violência tem espantado os moradores da cidade e da zona rural. Assaltos no comércio, nas ruas e nas casas tem virado uma constante no município localizado no Agreste pernambucano e tem desafiado as autoridades.
Os assaltos a lojas em Surubim tornaram-se uma constante deixando as pessoas temerosas e prejudicando  a vida dos habitantes da cidade. Por outro lado, a onda de violência chegou à zona rural do município, a qual de local pacato, tornou-se um dos principais alvos dos malfeitores, tendo em vista a distância para a cidade e a falta de policiamento.
Comunidades como a Bandinha, o Taépe, Mimoso, Tamanduá e Chéus, tem sido as mais afetadas. A população busca se prevenir como pode, mas a situação está caótica. Semanalmente assaltos a carros e motos viram notícia nos jornais locais e espalham o medo pela região. A polícia tem tentado fazer sua parte, mas o pequeno efetivo do 22º BMP de Surubim, que atende diversas cidades do Agreste Sentrional, dificulta o controle da violência e gera uma situaçao de medo.
O trecho de estrada entre o Bairro do Coqueiro e o Distrito de Chéus, passando pelas comunidades do Alegre, Mimoso e Tamanduá estão entre os mais perigosos. Transeuntes e motoristas estão amedrontados com o excesso de roubos que têm acontecido nos últimos dias nessa região. Só no dia 04/11 desse ano, dois homens numa moto assaltaram dois toyotas em Tamanduá e atiraram em mais dois veículos. Roubo a celulares também virou uma constante.
Na tarde de ontem(22/11), um toyota que conduzia os professores da Escola Ignácia Alcântara de Chéus e Maria do Carmo Viana do Mimoso sofreu  uma tentativa de assalto e dois homens encapuzados dispararam sete tiros de pistolas, segundo a polícia, contra os funcionários das duas escolas. Felizmente ninguém se feriu. Alguns funcionários passaram mal e as aulas nas duas unidades escolares foram canceladas.
Em Chéus, na divisa com Cumaru, os assaltos tem provocado medo na população, que cedo da noite fecham suas casas e tornam-se reféns dos bandidos. Em toda a zona rural os relatos de assaltos a toyotas com passageiros, alunos em portas de escolas e moradores, tem aumentado. Surubim, antes uma cidade tranquila de interior, agora virou alvo da bandidagem.

Por João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário