Foto: João Paulo Lima
Surubim possui o maior carnaval fora de época de Pernambuco, que fecha oficialmente o carnaval do estado no fim de semana após o carnaval oficial. Blocos, trios elétricos e paredões animam os foliões e fazem do Desfile das Virgens a segunda maior festa da cidade, perdendo apenas para a tradicional vaquejada.
Contudo, apesar da grandiosidade da festa, a ornamentação que se vê na cidade é de espantar qualquer folião. Não há o que turista ver. Na Avenida São Sebastião, local da apoteose das Virgens, até agora o que se vê são cordões com fitas coloridas. Na Avenida Oscar Loureiro, portal de entrada da cidade, há apenas alguns cordões com fitas plásticas coloridas e tecidos coloridos pendurados em postes. A única coisa que se salvou foi o portal colocado no trevo rodoviário, que torna a ornamentação menos vexaminosa para aquele que deveria ser um dos maiores carnavais de Pernambuco.
Nada de máscaras em postes, sombrinhas, bumba meu boi, que são as marcas do carnaval do município. A riqueza da cultura local perde sua importância na pobreza que até agora se apresenta na ornamentação das ruas da cidade.
Na vizinha e pequena Vertente do Lério, a ornamentação dá gosto de ser ver. Organizada e colorida para uma cidade seis vezes menor que Surubim. Mais uma vez a cidade filha dá lições à cidade mãe, que nos últimos anos tem perdido cada vez mais a beleza e o brilho das ornamentações das suas festas populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário