O município de Surubim, no Agreste pernambucano, será o primeiro município de Pernambuco a construir uma estátua de Frei Caneca para comemorar o Bicentenário da Confederação do Equardor e homenagear o revolucionário pernambucano.
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e constitucionalista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, alastrando-se para outras províncias do Nordeste do Brasil. De acordo com pesquisas do historiador surubinense Fernando Guerra, durante a Confederação do Equador Frei Caneca teria sofrido uma emboscada em 1824, no território que atualmente pertence a Surubim, nas margens do rio Capibaribe, onde atualmente encontra-se a Barragem de Jucazinho.
A estátua tem 5 metros de altura e será inaugurada neste dia 13, às 15h, no sítio Cachoeira do Taépe, local próximo do Capibaribe, e onde também se encontra a Casa Grande tombada pelo Iphan, que data do século XVIII, um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos do estado.
Por João Paulo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário