sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olinda terá faculdade de medicina


Nova faculdade deve começar a funcionar em janeiro. (Foto: Divulgação)
Nova faculdade deve começar a funcionar em janeiro. (Foto: Divulgação)
Olinda terá em breve uma faculdade de Medicina. A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), única a oferecer o curso na região norte do estado, já teve as obras civis concluídas.  A expectativa é de que as atividades sejam iniciadas em janeiro de 2013 em uma área de 2.200m2.

O espaço conta com 30 salas de aulas, com capacidade para a oferta de 120 vagas. Serão 13 laboratórios médicos (Ciências Básicas, Ensino, Habilidades, Morfofuncional e Biotério),  auditórios, biblioteca com 40 mil títulos e laboratório de informática com 100 computadores. 

A instituição promete instalações planejadas e confortáveis, além de equipamentos e móveis modernos. O investimento total para implantação será de R$ 6,5 milhões, sendo R$ 2,3 milhões financiados pelo Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Serviços). Nos três primeiros anos da implantação, período considerado no projeto, o empreendimento deve gerar 91 empregos diretos imediatos. 

De acordo com a  consultoria técnica e pedagógica do projeto,  Márcia Gradin, o  corpo docente será formado por nove mestres e 23 doutores, com aulas práticas em hospitais públicos do interior do estado garantidas por convênios com o Governo do estado. 

Para ela, o diferencial será o projeto pedagógico inovador, direcionado à formação generalista do médico com base em metodologia ativa de ensino-aprendizagem, com a integração de conteúdos, ensino, pesquisa e extensão. Entre as principais características da metodologia, estão a aprendizagem centrada no estudante; o aprendizado baseado em problemas (casos reais); a interdisciplinaridade na construção dos casos que serão objetos de estudo, visando a compreensão integral do ser humano e do processo saúde-doença; a inserção precoce do estudante em atividades práticas; e o desenvolvimento de habilidades e competências em ambiente de laboratório de simulação.

Desde o início do curso o estudante será inserido em cenários reais onde ele poderá atuar com equipes multiprofissionais das Unidades Básicas e do Programa de Saúde da Família.


Fonte: Diário de Pernambuco

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