Estudante de uma escola pública da cidade de Gurupi, no sul do Tocantins, Dowglas Pereira de Oliveira, 17 anos, foi o primeiro colocado no vestibular 2014/1 para o curso de medicina do Centro Universitário Unirg. A concorrência foi de 50 candidatos por vaga. Como a instituição é particular, o jovem, que é de família humilde, não possui condições para pagar a mensalidade de R$ 2.841,75 e se manter no curso.
O adolescente é dedicado aos estudos. Encontra tempo para estudar até mesmo nos horários em que toma banho e escova os dentes. Ele fixou pela casa papéis contendo fórmulas de química e garante que a técnica funciona. "Quando entro no banheiro leio porque o subconsciente vai gravando e na hora da prova é batata", conta bem humorado.
O estudante conta que sempre estudou em escolas públicas e que já passou em vários vestibulares, só que o sonho do jovem é ser médico. "Meu sonho desde o ensino fundamental é cursar medicina. Agora estou bem próximo, mas ainda falta apoio seja das autoridades ou de pessoas que tenham condições de me ajudar", explica.
A mãe de Dowglas, Luzirane de Jesus Oliveira, se emociona ao falar sobre a dedicação do filho. "Eu acredito que o impossível aconteceu. Acima de tudo isso tem um Deus que tudo pode e eu creio nele. Meu filho vai fazer uma faculdade não sei de que forma, nem como", declarou.
Para a diretora regional de ensino, Adriana Aguiar, o adolescente é um exemplo para os outros estudantes. "Estamos muito contentes e temos certeza que o Dowglas irá inspirar vários outros jovens para perceber que tudo é possível, basta querer." Segundo a diretora, a Secretaria de Educação está vendo a melhor maneira de resolver "o impasse que agora é financeiro".
Enquanto isso, a população do estado se mobiliza nas redes sociais para arrecadar o valor da mensalidade e ingressar o jovem na faculdade.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário