quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Onda de assaltos assombra população rural de Surubim

Foto: Google Imagens

Nos últimos meses a violência tem alcançado índices alarmantes no estado de Pernambuco. Em Surubim, uma onda de violência tem espantado os moradores da cidade e da zona rural. Assaltos no comércio, nas ruas e nas casas tem virado uma constante no município localizado no Agreste pernambucano e tem desafiado as autoridades.
Os assaltos a lojas em Surubim tornaram-se uma constante deixando as pessoas temerosas e prejudicando  a vida dos habitantes da cidade. Por outro lado, a onda de violência chegou à zona rural do município, a qual de local pacato, tornou-se um dos principais alvos dos malfeitores, tendo em vista a distância para a cidade e a falta de policiamento.
Comunidades como a Bandinha, o Taépe, Mimoso, Tamanduá e Chéus, tem sido as mais afetadas. A população busca se prevenir como pode, mas a situação está caótica. Semanalmente assaltos a carros e motos viram notícia nos jornais locais e espalham o medo pela região. A polícia tem tentado fazer sua parte, mas o pequeno efetivo do 22º BMP de Surubim, que atende diversas cidades do Agreste Sentrional, dificulta o controle da violência e gera uma situaçao de medo.
O trecho de estrada entre o Bairro do Coqueiro e o Distrito de Chéus, passando pelas comunidades do Alegre, Mimoso e Tamanduá estão entre os mais perigosos. Transeuntes e motoristas estão amedrontados com o excesso de roubos que têm acontecido nos últimos dias nessa região. Só no dia 04/11 desse ano, dois homens numa moto assaltaram dois toyotas em Tamanduá e atiraram em mais dois veículos. Roubo a celulares também virou uma constante.
Na tarde de ontem(22/11), um toyota que conduzia os professores da Escola Ignácia Alcântara de Chéus e Maria do Carmo Viana do Mimoso sofreu  uma tentativa de assalto e dois homens encapuzados dispararam sete tiros de pistolas, segundo a polícia, contra os funcionários das duas escolas. Felizmente ninguém se feriu. Alguns funcionários passaram mal e as aulas nas duas unidades escolares foram canceladas.
Em Chéus, na divisa com Cumaru, os assaltos tem provocado medo na população, que cedo da noite fecham suas casas e tornam-se reféns dos bandidos. Em toda a zona rural os relatos de assaltos a toyotas com passageiros, alunos em portas de escolas e moradores, tem aumentado. Surubim, antes uma cidade tranquila de interior, agora virou alvo da bandidagem.

Por João Paulo Lima

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Bandidos disparam tiros contra carro de professores em Surubim

Foto: João Paulo Lima

Na tarde dessa terça-feira(21/11), por volta das 13h, dois bandidos armados de pistolas numa moto tentaram assaltar um toyota que transportava os professores e funcionários da Escola Intermediária Ignácia Alcântara do Distrito de Chéus, no município de Surubim.
Os professores deslocavam-se da cidade para a zona rural, onde lecionam, quando foram surpreendidos por dois homens encapuzados numa moto FAN 150, sem placa, que foi apreendida pela  polícia. Os mesmos tentaram parar o veículo em que se encontrava os educadores e dispararam sete tiros de pistola, segundo a PM, que foi até o local.
Foram verdadeiras cenas de horror vivenciadas pelos professores. Uma das professoras relatou que se abraçou com o filho do motorista, uma criança de oito anos de idade, que também estava no carro, após essa ter pedido a ela para protegê-lo. Os bandidos deixaram a moto e fugiram por dentro do mato. Vários professores chegaram na unidade escolar em estado de choque e foram socorridos pela unidade de saúde local. As aulas foram canceladas.

Por João Paulo Lima

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Lula vence em 1º turno, diz pesquisa VOX POPULI


18/03/2016- São Paulo- SP, Brasil- Ex-presidente Lula, durante ato em defesa da democracia, na avenida Paulista. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em todos os cenários se as eleições presidenciais fossem hoje. De acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada a pedido da CUT, Lula teria 53% dos votos se disputasse um segundo turno com Jair Bolsonaro (PEN) ou com o prefeito paulistano, João Doria (PSDB). E teria 52% no confronto com Marina Silva (Rede) ou com Geraldo Alckmin (PSDB).
Nesses cenários simulados pela pesquisa, Bolsonaro aparece com 17% dos votos, enquanto Alckmin, Doria e Marina alcançariam 15% do total de votos.

Na sondagem de intenção de voto manifestada espontaneamente pelo entrevistado, Lula cresceu mesmo depois que o juiz Sérgio Moro pediu a condenação do ex-presidente no caso do tríplex de Guarujá. Em junho, antes da sentença, 40% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente. No fim de julho, o percentual aumentou para 42%. Nesta quinta-feira, numa manobra vista pelos advogados de Lula como mais uma demonstração de prática de lawfare (perseguição judicial com objetivos políticos), o juiz Moro determinou o “confisco” do apartamento. O imóvel pertence à OAS e está retido pela Caixa Federal em razão de dívidas judiciais da empreiteira.
“Eu quero que eles saibam que nós vamos voltar”, afirmou Lula nesta quinta (3) em encontro com movimentos de moradia em São Paulo. “Quando eu digo ‘nós’, não é o Lula”, acrescentou, “é o povo trabalhador deste país.”
Para o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, vários componentes da pesquisa podem explicar por que a decisão de Moro não afetou as intenções de voto positivas no ex-presidente. “Um deles, muito importante, é que, para 42% dos entrevistados, Moro não provou a culpa de Lula no caso do tríplex do Guarujá. Para 32%, Moro provou e, outros, 27% não souberam ou não quiseram responder.”
No cenário em que os entrevistados não recebem cartela com nomes e citam espontaneamente em quem pretendem votar para presidente da República em 2018, o segundo colocado é Bolsonaro, com 8% das intenções de voto. Marina vem em terceiro, com 2%; com 1% dos votos aparecem Moro (sem partido), Ciro Gomes (PDT), Joaquim Barbosa (sem partido) e os tucanos Doria, Fernando Henrique Cardoso e Alckmin.
O senador mineiro e presidente afastado do PSDB, Aécio Neves, zerou novamente, como na pesquisa de junho. Aécio, um dos principais articuladores do impeachment de Dilma Rousseff sem crime de responsabilidade, é alvo de denúncias de corrupção feitas pela Procuradoria-Geral da República, que chegou a determinar seu afastamento do mandato no Senado.
Na pesquisa estimulada, Alckmin atinge 6% e Lula, 47%. Bolsonaro tem 13%, Marina, 7%, e Ciro, 3%. Quando o nome tucano na disputa é o de Doria, Lula tem 48% das intenções de voto, Bolsonaro, 13%, Marina, 8% e o prefeito de São Paulo empata com Ciro Gomes, com 4%.
“O pessimismo dos brasileiros com o momento econômico e político atual e o descrédito no governo Temer, aliados as lembranças de um passado recente de que a vida era melhor nos governos do PT, ajudam a explicar por que as intenções de voto no presidente Lula são as que mais crescem em todos os cenários da pesquisa”, analisa Coimbra.
Segundo Coimbra, outros dados da pesquisa CUT-Vox, ajudam a entender essa tese. Um deles é o aumento de 49% para 55%, entre junho e julho, do percentual de entrevistados que apontam Lula como o melhor presidente que o Brasil já teve – o outro nome lembrado é o de Fernando Henrique Cardoso, com 15%.
Além disso, 58% dos brasileiros consideram Lula um bom administrador, 65% dizem que ele é trabalhador e 61% afirmam que a vida melhorou nos 12 anos de governos do PT.
O presidente da CUT, Vagner Freitas, ressalta que o pessimismo dos brasileiros com o governo Temer vem aumentando mês a mês por causa do desemprego recorde – mais de 13,5 milhões de trabalhadores estão desempregados – e das medidas de ataques a direitos e a programas sociais. Segundo a pesquisa, com Temer, a vida piorou para 61% dos entrevistados – em junho o percentual era de 52%.
Aumentou também o pessimismo e a descrença na capacidade de Temer de controlar a inflação – em junho, 62% achavam que a inflação vai aumentar. Em julho, esse percentual pulou para 75%. Cresceu também o percentual dos que acham que vai aumentar o desemprego no Brasil – de 68% para 72%.
“O povo quer votar em quem tem compromisso com a classe trabalhadora tanto para voltar a ter uma vida melhor, quanto para reverter as medidas que Temer tomou para acabar com a CLT e a aposentadoria, entre tantas outras desgraças desta gestão golpista”, afirma Vagner.
A pesquisa CUT/Vox Populi, realizada de 29 a 31 de julho, entrevistou 1.999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Click Política

Surubim ganhará nova faculdade

Foto: Google Imagens


Após a Unopar, agora é a vez da  faculdade FAEL chegar a Surubim. A instiuição irá instalar seu polo de educação a distância na Avenida São Sebastião, uma das mais importantes da cidade, no prédio onde funcionou o antigo polo do ISEF.
Além de cursos de Graduação como licenciaturas e bacharelados nas diversas áreas do conhecimento, a FAEL oferece também cursos de Pós -Graduação a distância. A previsão é de que as turmas tenham início em janeiro de 2018, com vestibular ainda este ano.

Por João Paulo Lima

domingo, 8 de outubro de 2017

UNOPAR chega a Surubim e abre seleção de emprego

A Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR, abrirá um novo polo de ensino em Pernambuco. Dessa vez será na cidade de Surubim, um dos maiores polos de desenvolvimento do interior pernambucano e a segunda maior cidade do Agreste Setentrional.
Atualmente a UNOPAR já possui polos em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Carpina, onde estudam vários estudantes da região.
O Polo Surubim já consta no site da universidade, que oferece dezenas de cursos de graduação e pós-graduação. Também está aberta seleção para coordenador do polo e assistente de secretaria, através do envio do currículo para o email unoparsurubim@gmail.com. Os currículos podem ser enviados até o dia 11/10/17 e a entrevista com os selecionados ocorrerá na CDL Surubim no dia 18/10/17.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (81) 3731-3822.


UFRPE abre seleção para professor e tutor da EAD


A Unidade  Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco abre inscrições para o Processo Seletivo​ ​Simplificado​ ​para​ ​Professor​ ​Pesquisador​ ​e​ ​Tutor​ ​Virtual.
O Processo Seletivo tem por objetivo selecionar Professores Pesquisadores e Professores Tutores Virtuais, na condição de bolsistas, para atuar nos Cursos Superiores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, bem como formar cadastro de reserva para eventuais necessidades de convocações.
As inscrições serão realizadas através do preenchimento de formulário, disponível no link www.ead.ufrpe.br/trabalhe_conosco/inscricao. Início​ ​das​ ​inscrições​: 10/10/2017 (a partir das 9h) Término​ ​das​ ​inscrições​: 19/10/2017 (até às 23h59)
​Os candidatos convocados serão remunerados por meio de bolsa de pesquisa que serão concedidas pela CAPES no âmbito do Sistema UAB, pagas diretamente ao beneficiário, por meio de crédito em conta-corrente previamente indicada. ​O prazo de vigência do vínculo corresponderá ao período de atuação do candidato no componente curricular.
​A bolsa será paga mensalmente durante o período de execução do componente curricular, conforme a Declaração de Atribuição do Bolsista (UAB). O valor da bolsa de Professor Pesquisador é de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) ou 1.300,00 (um mil e trezentos reais), a depender da experiência comprovada no Termo de Compromisso do Bolsista. O valor da bolsa de Tutor a Distância do Sistema UAB é de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), conforme a Resolução FNDE/CD nº 26 de 06 de junho/2009 com redação atualizada pela Resolução FNDE/CD nº 08 de 30 de abril/2010.

Fonte: UFRPE

sábado, 12 de agosto de 2017

IFPE abre seleção para mestrado em gestão ambiental

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta sexta-feira (4), o edital da seleção de estudantes para o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) do Campus Recife. São ofertadas, ao todo, 16 vagas, sendo uma reservada para servidores ativos e permanentes da Instituição. O curso é totalmente gratuito.  Podem participar da seleção profissionais com diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento e que atuem, direta ou indiretamente, com Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
As inscrições custam R$ 50 (cinquenta reais) e serão realizadas na própria página do IFPE (www.ifpe.edu.br) do dia primeiro de setembro a primeiro de outubro.  Depois, os candidatos devem entregar presencialmente a documentação comprobatória e ficha de inscrição preenchida até o dia cinco de outubro. Membros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 10 a 18 de agosto.
A seleção acontecerá mediante etapas de Análise da documentação apresentada no ato de inscrição; Prova escrita de conhecimento específico; Prova de Suficiência em língua inglesa; Análise curricular; e Apresentação e análise do pré-projeto. O candidato poderá escolher entre duas linhas de pesquisa: Tecnologias e Inovações Ambientais, e Gestão para Sustentabilidade. 
O resultado final da seleção está previsto para o dia 15 de dezembro. As aulas terão início em fevereiro de 2018. 

Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
Inscrições - 01/09 a 01/10
Vagas - 15
Valor - R$50
Início das aulas - Fevereiro de 2018
Fonte: IFPE

Prefeitura de Gravatá abre seleção simplificada com 1.162 vagas

A Prefeitura de Gravatá, agreste pernambucano, abre nesta quinta (10) as inscrições para o processo de seleção simplificada, que visa a contratação temporária de profissionais em variadas áreas.
O processo seletivo oferece 1162 vagas de emprego para 145 funções em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 937,00 a R$ 7600,00 (Médico Intervencionista – SAMU). Há vagas disponíveis para pessoas com deficiência.
A Seleção será realizada pelo Instituto ADM&TEC.
Inscrições
Os interessados em concorrer às vagas, devem preencher um formulário de inscrição através deste SITE. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 10 a 15 de agosto de 2017 e seguir os requisitos do Edital Seleção Pública Simplificada – Prefeitura de Gravatá.

Fonte: Prefeitura de Gravatá

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Temer usa explicação inverossímel para encontro com Joesley



Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Citada pelo presidente Michel Temer como um motivo para receber o empresário Joesley Batista, da JBS, a Operação Carne Fraca só foi deflagrada dez dias após o encontro dos dois no Palácio Jaburu, em março.
Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta segunda (22), Temer falou que Joesley o procurou três vezes. "Ele é um grande empresário. Quando tentou muitas vezes falar comigo, achei que fosse por questão da Carne Fraca. Eu disse: 'Venha quando for possível, eu atendo todo mundo'. [Ele disse:] 'Mas eu tenho muitos interesses no governo, tenho empregados, dou muito emprego'".
O encontro dos dois, que foi gravado e provocou a maior crise do governo Temer, ocorreu no dia 7 de março. A Operação Carne Fraca só saiu do sigilo e cumpriu seus mandados no dia 17, uma sexta-feira. A JBS, dona das marcas Seara e Big Frango, foi uma das principais atingidas.
Temer vem sendo criticado por ter recebido de maneira informal, sem constar em agenda, um empresário que já era alvo de diversas investigações. Na entrevista, Temer afirmou ainda que Joesley conseguiu seu telefone e que então ficou "sem graça de não atendê-lo".
Questionado, o presidente disse também que tem o "hábito", que diz não ser ilegal, de marcar audiências fora da agenda. "Marco cinco audiências e recebo 15 pessoas. Às vezes à noite, portanto inteiramente fora da agenda. Eu começo recebendo às vezes no café da manhã e vou para casa às 22h, tem alguém que quer conversar comigo."
Fonte: Reuters/Yahoo

Aécio teria articulado barrar Lava Jato com Temer e Alexandre de Moraes, cita Janot em pedido de inquérito


BRASÍLIA (Reuters) - O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) teria tentado organizar uma forma de impedir que as investigações da operação Lava Jato avançassem em parceira com o presidente Michel Temer e o ex-ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, conforme trecho do pedido de abertura de inquérito contra o tucano e o peemedebista feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Segundo Janot, citando a atuação de Aécio, a forma para brecar o prosseguimento das apurações seria por meio "escolha de delegados que conduziriam os inquéritos, direcionando as distribuições". Contudo, o tucano, conforme despacho do procurador-geral, disse que isso não teria sido "finalizado" entre ele, Temer e Moraes.
Em uma das conversas, transcrita no pedido de abertura de inquérito por Janot, Aécio disse: "O que vai acontecer agora, vai vir inquérito sobre uma porrada de gente... eles não notaram o cara que vai distribuir os inquéritos para os delegados, você tem lá, sei lá, 2 mil delegados na Polícia Federal, aí tem que escolher dez caras. O do Moreira (Franco), o que interessa a ele, sei lá, vai pro João, o do Aécio vai pro Zé... nem isso conseguiram terminar, eu, o Alexandre e o Michel", disse.
Aécio se licenciou da presidência do partido na quinta-feira e foi afastado de suas funções de senador por decisão do ministro Edson Fachin, relator da operação Lava Jato no STF. Apesar da citação a Moraes, não há qualquer pedido de abertura de investigação ou outro procedimento referente ao atual ministro do STF. Temer e Aécio estão sob investigação.
O PSDB afirmou, em nota divulgada no site do PSDB, que não existe qualquer ato do senador, como parlamentar ou presidente da legenda, que possa ter colocado qualquer empecilho aos avanços da Lava Jato.
"O senador Aécio Neves jamais agiu ou conversou com quem quer que seja no sentido de criar qualquer tipo de empecilho à Operação Lava Jato ou à Polícia Federal, que sempre teve seu trabalho e autonomia apoiados pelo senador em suas agendas legislativas, e também como dirigente partidário", diz a nota.
O ministro Alexandre de Moraes não se manifestou e o presidente Temer disse em nota que não tem envolvimento em nenhum tipo de crime.
(Por Ricardo Brito)

Fonte:Reuters/Yahoo

domingo, 2 de abril de 2017

Café Literário homenageia o escritor João Paulo Lima


A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo

            Na última sexta-feira(31/03), a Associação de Artes e Letras de Surubim(ALAS) e a Escola Municipal Lourenço Ramos da Costa promeveram um Café Literário para homenagear o professor, poeta e escritor surubinense João Paulo Lima.
            A homenagem teve início às 9h e aconteceu no pátio da escola, com a presença de escritores surubinenses membros da ALAS, da direção, funcionários, alunos e  familiares do escritor. Entre os presentes estavam a escritora Maria José Brito - Galega, o artista plático e diretor do Jornal Correio  do Agreste Fernando Guerra e o Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor João Filho.
            Apresentações artísticas, recitação de poesias do homenageado e de outros escritores, peças de teatro e outras atividades marcaram o evento que é realizado mensalmente para homenagear escritores da cidade.
João Paulo Arruda de Lima tem 32 anos, é natural de Surubim – PE e mora na zona rural do município. Neto de agricultores analfabetos e vindo de família humilde, é filho do funcionário público Severino Manoel de Lima e da professora aposentada Maria do Socorro Arruda de Lima. É professor, Graduado em Geografia pela UPE, Especialista em Gestão Ambiental pela FAINTVISA e em Gestão Pública pelo IFPE. Atualmente está concluindo o Mestrado em Educação pela Universidade de Pernambuco.
Trabalha atualmente como Diretor da Escola Intermediária Ignácia Alcântara de Vasconcelos no Distrito de Chéus pela Prefeitura Municipal do Surubim e como Coordenador Municipal do EJA CAMPO pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Atuou como Diretor da Escola Maria do Carmo Viana no Mimoso e foi diretor do Centro de Educação Cultura e Cidadania Severina Maria da Conceição no Sítio Tamanduá. Já foi Supervisor Pedagógico das escolas Ignácia Alcântara de Chéus, Maria do Carmo Viana do Mimoso e Lourenço Ramos da Costa. Em sua carreira docente, atuou como professor de Geografia e disciplinas humanas nas escolas Ignácia Alcântara de Vasconcelos, Maria do Carmo Viana, Ermelinda de Lucena, Lourenço Ramos da Costa, EREM Severino Farias, Escola Maria Cecília Barbosa Leal e Colégio Duarte Coelho em Surubim e na EREM Justulino Ferreira Gomes em Umari de Bom Jardim. Foi também tutor do Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos da UFPE, no Polo UAB Surubim e lecionou temporariamente em cursos profissionalizantes da Escola Técnica SENAI de Santa Cruz do Capibaribe, em Surubim.
Cristão, possui uma longa caminhada por pastorais e movimentos da Igreja Católica, como Animador de Comunidade, Coordenador de Grupo Jovem, Coordenador da Pastoral da Juventude, Zelador do Movimento Mãe Rainha e Catequista.
            Desenvolve trabalhos comunitários e solidários no Sítio Tamanduá de Cima como Agente de Leitura do Programa Arca das Letras do Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com o Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Surubim e é líder comunitário local.
Atualmente é diretor do Blog Portal Surubim, o primeiro blog de notícias fundado em Surubim, criado com o intuito de divulgar notícias da cidade, sua cultura e história.
Como escritor é colunista do Jornal Terra da Gente e escreveu algumas matérias para o Jornal Correio do Agreste. Também é um dos autores do livro Saberes Educacionais e Saberes Ambientais, publicado por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da FAINTVISA.


Apaixonou-se por poesia na adolescência e desde 2000 escreve poemas voltados para temáticas sociais, ambientais, amorosas, dentre outras. Participa do site de escritores Recanto das Letras, onde publica alguns de seus textos e foi membro da ALAS – Associação de Artes e Letras de Surubim.

Poesia do Dia

Foto: Google Imagens

Retirante

Hoje foges dessa seca
E o tempo revive novamente
A dor, a fome, a miséria

O grito, o choro, o lamento
De um Nordeste que é irmão do Brasil
E tem como pai o Esquecimento



João Paulo Lima

domingo, 26 de março de 2017

Em dez meses de Temer, um retrocesso de 100 anos (por Marcelo Auler)


“Em 1919, a Carta de fundação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) tem a seguinte epígrafe: “O trabalho não é mercadoria”. Isto, em 1919, e a gente está aqui, agora, cem anos depois, tendo que repetir isso. Não só o trabalho não é mercadoria, outras coisas também não são”. (ouça o vídeo)

O projeto de Lei que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, levou ao plenário na tarde de quarta-feira (22) para fazer o jogo do governo impopular e ilegítimo, é o primeiro da chamada Reforma Trabalhista. Ele transformará o trabalhador em mercadoria, como admite um estudo técnico feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que resultou em uma Nota Técnica.
Segundo o Procurador Geral do Trabalho Ronaldo Curado Fleury, a terceirização irá transformar o empregado em mercadoria a ser alugada. Depois, dispensada. Ou seja, será utilizada, sugada e descartada. Sem qualquer garantia dos direitos básicos e, possivelmente, com má remuneração. Na Nota Técnica, o MPT diz:
“Terceirização de atividade-fim é mera intermediação de mão de obra uma vez que a tomadora de serviços estará contratando, através de terceiros, trabalhadores que devem estar a ela subordinados – o que implica aluguel de gente. Ou seja, a tomadora de serviços pede à prestadora de serviços que, de forma semelhante ao aluguel de uma máquina que possa lhe ser posta à disposição em troca de pagamento pelo uso, coloque-lhe à disposição trabalhadores em troca de uma remuneração pela intermediação da mão de obra. Se não bastasse o aspecto imoral da intermediação, ela só pode ser viável com a sonegação de direitos.”
Uma situação tão insegura que como a deputada Maria do Rosário (PT-RS) lembrou, durante o debate do projeto na tarde desta quarta-feira na Câmara Federal, o maior número de ações na Justiça do Trabalho atualmente gira em torno dos desrespeitos aos direitos dos trabalhadores terceirizados. A começar por empresas que faliram e deixaram os empregados sem salários, indenizações e outros direitos.
Em uma reunião em janeiro, patrocinada pelo MPT, foi criado o Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social objetivando promover a articulação social para combater as propostas legislativas que resultarão em perdas de direitos dos trabalhadores. No encontro, foi redigida a Carta em Defesa dos Direitos Sociais na qual as 24 entidades, entre outros pontos, destacam:
“que, além de não contribuir para o crescimento econômico, pelo seu potencial de fragilização do mercado interno, como atestam os estudos realizados por organismos internacionais que analisam experiências realizadas em contextos semelhantes em outros países, o enfraquecimento dos direitos sociais terá como efeito imediato a ampliação do constrangedor nível de desigualdade social verificado no Brasil“.
Fonte: sul21.com.br 

sexta-feira, 17 de março de 2017

Capibaribe: um rio que pede socorro

Resultado de imagem para rio capibaribe  surubim
Foto: João Paulo Lima

Quem vê o rio Capibaribe perene em sua foz no Recife, não imagina o percurso que ele faz em terras pernambucanas. Tema de poemas ilustres como os de João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, o rio faz parte da história e da cultura pernambucanas.
Nascendo na divisa entre os municípios de Poção e Jataúba, o Capibaribe corta 43 municípios do Agreste e Zona da Mata, a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Surubim, Limoeiro e Carpina. A história do Capibaribe confunde-se com a de Pernambuco e é nas suas margens que se desenvolveu a capital Recife, a Veneza Brasileira, cortada por rios e pontes. Também é através do Capibaribe que os colonizadores portugueses adentraram no interior do estado, fazendo das suas margens rota para o Agreste e Sertão, ligando a zona canavieira à zona da agropecuária.
O Capibaribe também é exaltado na literatura por importantes escritores locais e nacionais, como João Cabral de Melo Neto em “Morte e Vida Severina” e Manuel Bandeira.
Na economia, o rio movimenta a produção canavieira da Mata e contribui para o desenvolvimento da agricultura e pecuária em suas margens. Também contribui para o desenvolvimento da pesca.
Com o passar dos anos e o com o desenvolvimento econômico, o rio foi sendo esquecido pela população e suas águas límpidas, utilizadas para o banho e serviços domésticos, foram poluídas com o lançamento de lixo e do esgoto doméstico sem tratamento de cidades e distritos que o margeiam, como Chéus em Surubim e pelo esgoto industrial, especialmente pelas indústrias têxteis de cidades do Polo de Confecções do Agreste.
Com a poluição, suas águas tornaram-se impróprias para uso doméstico e para o banho em alguns trajetos do seu percurso. Além disso, a desoxigenação gera a morte de peixes e a diminuição da pesca e também do atrativo turístico do rio. A água poluída também pode causar graves doenças à população.
A erosão é o outro grave problema pelo qual passa o Capibaribe. Com o desmatamento da mata ciliar para a agricultura e a pecuária, suas margens ficaram vulneráveis e bancos de arreia estão sendo formados no  seu leito.
O mais pernambucano de todos os rios, enfrenta sérios problemas ambientais que podem gerar a sua morte. Berço de várias cidades pernambucanas, o Capibaribe agoniza diante do descaso do poder público e da falta de sensibilidade ambiental da população ribeirinha. É necessário que haja iniciativas para que o rio continue sendo uma importante fonte hídrica para a atual e as futuras gerações, em uma região que tanto sofre com a seca e com longos períodos de estiagens.
Do rio que ainda existe, resta-nos fazer poesia:

Capibaribe

Que belas lembranças trazes
De tempos que não vão voltar
Quando em tuas águas limpas
Ainda era possível pescar
Ver os jovens namorando as moças
Nas tuas águas a nadar
Ver as senhoras lavando roupas
Numa cantiga sem cessar
E de quando em quando, uma cheia
Para a surpresa dos povoados
Que no caminho estás a banhar
Capibaribe, velho rio
Que ajudou Pernambuco fundar
Hoje padeces no esquecimento
E sofres com o desenvolvimento
Que aos poucos vai te matar...


João Paulo Lima