quinta-feira, 1 de novembro de 2018

PE e Surubim podem sofrer sem ter eleito seu presidente

Foto: Café com Letras


O que esperar para Pernambuco e Surubim nos próximos anos? Esta é uma grande icógnita para o governador Paulo Câmara e a Prefeita Ana Célia Farias, ambos do PSB.
Como os dois gestores declaram apoio ao PT de Lula e de Fernando Haddad nas eleições de 2018, surge a dúvida se o governo de Jair Bolsonaro investirá no estado e na cidade dos pessebistas.
Em tempos passados , quando Lula era presidente, Pernambuco foi o estado que mais cresceu no Nordeste e no país, durante o governo Eduardo Campos, incetivado em boa parte pelas ajudas federais enviadas pelo ex-presidente e pelos empreendimentos que chegaram ao estado, como a JEEP, a Hemobras, a Refinaria Abreu e Lima e as indústrias que se instalaram em SUAPE e no interior.
Agora que Bolsonaro foi eleito e Câmara não o apoiou, acredita-se que os investimentos no Nordeste e em Pernambuco serão bem menores que na Era PT. Mesmo quando o PSB tornou-se oposição ao PT na eleição de 2014, quando Campos foi candidato à presidência, Pernambuco continuou recebendo fortes investimentos do governo Dilma.
Historicamente os governos de Direita sempre preferiram investir no Sudeste e Sul do país, deixando o Nordeste e Norte abandonados à própria sorte. A região era lembrada como a terra da fome, da seca e da miséria. No governo FHC, eram vastas as reportagens de tv em que a população nordestina sofria com as consequências da seca, fugindo para outras regiões do país. As fortes estiagens e a situação de miséria mantinham vivas a indústria do voto pela água e por comida.
Durante os governos petitas, no entanto, o Nordeste tornou-se a região que mais cresceu, superando o Sudeste nos índices de crescimento do PIB anual. Foi também durante o governo petista do ex-prefeito Flávio Nóbrega que Surubim deu um salto no seu crescimento socioeconômico, tornando-se uma das cidades mais prósperas do interior do estado. As fortes verbas recebidas no governo Lula e também  as emendas parlamentares do ex-deputado federal Maurício Hands foram fundamentais para essa evolução.
Foi durante o governo do PT que Surubim recebeu um hospital municipal, reconstruiu mais de 30 escolas municipais, construiu novas escolas, creches municipais, entre outras obras. Não à toa o município ficou entre os cem municípios mais bem geridos do país em um prêmio  nacional de gestores municipais.
Agora é esperar para ver o que Bolsonaro tem para oferecer ao povo nordestino, especialmente os pernambucanos e surubinenses.

Texto: João Paulo Lima
Professor, escritor e blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário