sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Usina Farias é tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico de Pernambuco


Projeto de revitalização da Usina Farias de Evelyne Tavares
Fonte: Antes que se suma

Foi publicado nessa sexta-feira(28), no Diário Oficial do Estado, o tombamento de parte da estrutura física da antiga Usina de Algodão Farias, localizada em Surubim, no Agreste pernambucano.
A estrutura que foi parcialmente destruída pelos donos, agora deverá ter sua fachada preservada, tendo em vista que passa a ser patrimômio histórico dos surubinenses e de Pernambuco.
Marco dos tempos áureos do algodão, o chamado ouro branco, o pátio da usina foi cenário de grandes disputas políticas da tradicional Família Farias e foi berço do grupo de mesmo nome, o qual elegeu um senador da república surubinense.
Há um projeto de revitalização do espaço desenvolvido pela arquiteta Evelyne Tavares. A ideia central é utilizar a estrutura arquitetônica antiga, revitalizada, como sede da Prefeitura Municipal e, em anexo, uma nova linha de prédios seria construída pra instalar as secretarias, agrupando o Poder Executivo em um só lugar e assim, torná-lo mais acessível e homogêneo.
Abandonada desde a extinção da cultura do algodão no município, na década de 1980, o prédio ficou entregue à própria sorte. Espera-se que agora as autoridades públicas tomem as providências para a manutenção desse importante bem histórico de Surubim e que ele sirva para guardar a memória de uma cidade que foi um dia chamada de Terra dos Algodoais.

Por João Paulo Lima

Leia na  íntegra a Resolução 009/2018 da FUNDARPE,  que dá tombamento à Usina Farias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário