Passados os primeiros 4 anos de mandato e vencendo com uma eleição muito apertada para o candidato Flávio Nóbrega do Republicanos(praticamente um empate técnico), a prefeita reeleita de Surubim Ana Célia Farias tem o desafio de tentar fazer um bom governo, diferente do primeiro.
Com obras inexpressivas no seu primeiro mandato, o que gerou muitas críticas ao seu governo, Ana tenta mudar radicalmente sua gestão no segundo mandato, até porque boatos de rua apontam seu esposo Biu Farias, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Surubim e da União dos Vereadores de Pernambuco-UVP, como um possível candidato a deputado estadual em 2022. Para isso, a gestora terá que ter um bom apoio dos surubinenses.
Com mudanças no secretariado e no segundo escalão, a prefeita tenta dar uma oxigenada no seu governo, tentando angariar apoios e votos futuros. A escolha da nova secretária de educação, Aucimere Cabral, foi acertada. A mesma possui bom diálogo com os educadores da rede municipal e com o vice-prefeito Edgar, um dos articuladores da sua ida para a pasta. O vice-prefeito também foi uma das apostas de Ana para tentar amenizar o desgaste que teve com os professores no seu primeiro mandato, o qual rende até hoje.
Embora Aucimere seja uma profissional competente e bastante articulada, terá grandes desafios pela frente: criar um diálogo com a categoria que não houve na gestão passada, melhorar a infraestrutura das escolas, resolver os dias letivos não cumpridos entre 2018 e 2019, organizar o pagamento dos precatórios do antigo FUNDEF e lidar com as ações judiciais que tramitam contra a prefeitura na Comarca de Surubim, no que se refere a sua pasta.
A juventude também ganhou com o secretário Aniervson Souza, que é Especialista em Juventude e possui uma vasta experiência na área. Suas ideias tem inovado a pasta que andava engessada. Entre as suas ações está a instalação da internet livre nas principais praças da cidade e, recentemente, o curso de idiomas grátis oferecido à população.
Mas as mudanças não significam que a população irá aderir ao seu novo projeto de governo. As reformas e construções de praças e o novo asfalto no fim do mandato, às vésperas da eleição de 2020, não agradaram a todos. Foram muitas as críticas pelos 3 anos que antecederam sem obras e sem reformas na cidade. Além disso, o resultado das urnas mostrou que Flávio Nóbrega está mais vivo do que nunca. Diga-se de passagem que foi o único prefeito que conseguiu ser eleito dois mandatos seguidos e fez dois sucessores. Os 267 votos de diferença nas urnas mostram que Flávio continua sendo uma importante figura política local e a maior pedra no sapato do PSB.
Fora isso, a população cobrará promessas até agora não cumpridas pelas gestões municipal e estadual do PSB em Surubim, como a instalação de um campus da UPE e a rodovia que ligaria Surubim a Cumaru, tão prometida pelo deputado Danilo Cabral. Ana tem tudo para dar certo na sua nova fase. Resta saber se terá competência para lidar com os desafios postos à mesa e capacidade de aproveitar a máquina do governo estadual em suas mãos.
Por João Paulo Lima, Estudante de Jornalismo e Diretor do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário