segunda-feira, 31 de maio de 2021

Com saída de Faustão, Huck e Angélica irão comandar os domingos da Globo

     Foto: TV Globo/ Divulgação




Nos próximos dias, a Globo anunciará a renovação de contrato de Luciano Huck e a recontratação de sua esposa, Angélica. Ambos migrarão para a grade dominical da toda poderosa a partir do primeiro semestre de 2022.

Com um programa contemporâneo e inédito, Luciano Huck assumirá o horário que hoje é ocupado pelo Domingão do Faustão que será descontinuado no próximo dia 26 de dezembro. A Globo não economizará no conteúdo que será vinculado no novo ‘Domingão’. Uma equipe da emissora já foi deslocada para comprar em feiras internacionais de TV novos formatos (realitys) para serem inseridos no novo dominical de Luciano.

Já Angélica deve comandar a versão original do quadro Dança dos Famosos que faz sucesso no Domingão do Faustão que sairá do ar em dezembro. Essa atração em questão deve ser exibida antes do tradicional futebol. Conforme adiantamos, a Globo renovou o contrato com a produtora que detém os direitos da Dança dos Famosos.

Grade de sábado

Se nada mudar, nas primeiras semanas de 2022, filmes ocuparão a faixa que hoje é exibido o Caldeirão do Huck. Mas vale lembrar que alguns formatos (realitys) serão comprados pela TV Globo para serem testados nas tardes de sábado da emissora dos Marinho no decorrer do próximo ano.

Fonte: Observatório da TV

Preso no Egito, médico bolsonarista tem histórico de assédio na Austrália

Foto: Instagram/ Reprodução



O médico Victor Sorrentino, preso no Egito por assédio, tem histórico deste tipo de crime em outros países. Em 2014, por exemplo, ele fez o mesmo com uma australiana, quando pediu para ela dizer, em português, que iria ter relação sexual com ele e depois ele ainda afirma que iria “despachar” a mulher. 

 
Sem entender o significado da frase, a australiana repete: “Eu vou transar com ele muito”. Em seguida, Victor completa “e depois eu vou despachá-la”. 
 
Nesse domingo (30), o Ministério do Interior do Egito informou que prendeu um youtuber brasileiro que assediou uma vendedora na cidade de Loxur, no Sul do país, localizada às margens do Rio Nilo. Com quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais, no Brasil Victor se declara apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o médico Victor Sorrentino faz comentários sexistas e de cunho sexual contra a mulher. Ao comprar papiro, folha de madeira usada para escrita no Egito Antigo, Victor iniciou as gravações no centro comercial e fez as declarações. "Elas gostam é do bem duro, bem duro! Comprido também fica legal, né?", disse ele na gravação.

A trabalhadora riu, sem entender o que ele estava afirmando em português. Após a postagem, as imagens circularam nas redes sociais do país e as autoridades receberam denúncias da população.

De acordo com o governo egípcio, ele será apresentado ao Ministério Público. Pelas redes sociais, antes de ser detido, Victor pediu desculpas pelo episódio.

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 29 de maio de 2021

PE: pandemia acelera e já faltam veículos para transportar oxigênio

       Foto: Paulo Câmara/ Governo de Pernambuco

Municípios do interior de Pernambuco estão com dificuldade de abastecimento de oxigênio para pacientes com covid-19 porque, com a alta demanda, não há caminhões suficientes para transporte dos cilindros. A falta do insumo e de leitos em locais de menor porte está pressionando ainda mais a capacidade de atendimento dos hospitais regionais, que, como alertam profissionais de saúde ouvidos pela Marco Zero, não estão com estrutura adequada para enfrentar a atual crise.

Segundo o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza, secretário de Gravatá, a demora na entrega de oxigênio para os municípios que dependem de cilindros tem sido de dois a três dias. Segundo ele, apesar da previsão de alta, a demanda foi além do previsto. “Foi uma surpresa para todos nós”, afirma José Edson.

Na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 27 de maio, o secretário estadual de Saúde, André Longo, reafirmou que os números voltaram a subir de forma muito preocupante e, por isso, a situação requer “muita atenção” na 1ª Macrorregião de saúde, que engloba Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata, e é de “alerta máximo” no Agreste.

Na 2ª Macrorregião, que engloba cidades do Agreste, o aumento nas solicitações de UTI foi de 35% em uma semana e de 55% em 15 dias. Para se ter ideia da disparada, no balanço geral do Estado, esse crescimento foi de 15% e 18%, respectivamente. Já os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) aumentaram 20% em uma semana e 48% em 15 dias na 2ª Macrorregião, enquanto os percentuais foram de 17% e 22,5%, respectivamente, na média de todo o Estado.

Algumas localidades que têm sofrido com o problema do abastecimento de cilindros de oxigênio são Bom Conselho, Venturosa, Camocim de São Félix, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim. Sem ter como dar assistência a quem precisa respirar, as unidades de saúde municipais estão enviando os doentes, através da Central de Regulação de Leitos do Estado, para hospitais maiores, como o Geral do Agreste e o Mestre Vitalino, ambos em Caruaru.

A reportagem recebeu entre a noite de quarta, 26 de maio, e a manhã desta quinta, 27 de maio, denúncias de profissionais de saúde desses hospitais porque não havia vagas nem estrutura de equipamentos para receber pacientes de covid-19, além da demora para recebimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como máscara pff2/N95 e capote.

“Temos 12 vagas de UTI na sala vermelha do Hospital Geral do Agreste, mas estamos com 21 pacientes e tendo que misturar, com leitos sem distância segura, idosos e pacientes de traumatologia e hemodiálise com pessoas que chegam contaminadas pelo novo coronavírus enviadas através da Central de Regulação, porque não há vagas nas cidades menores”, relatou uma das pessoas com quem a Marco Zero conversou no início da madrugada e pediu para não ter o nome divulgado.

Estado levanta hipótese de nova variante

Longo reforçou que o Agreste vive hoje seu pior momento em toda a pandemia e que nenhum sistema de saúde consegue suportar o crescimento dessa demanda. O secretário repetiu que o Governo do Estado trabalha com a hipótese de circulação de uma nova variante em Pernambuco devido ao quadro de rápido agravamento da região. Ele disse que tem mantido comunicação com o Ministério da Saúde e chegou a falar diretamente com o ministro Marcelo Queiroga sobre a necessidade de um reforço rápido da vigilância genômica.

Já há amostras recentes, deste mês de maio, separadas para análise. O governo também pediu ajuda ao laboratório Lika e à Fiocruz em Pernambuco para agilizar esse sequenciamento de amostras. Caso seja confirmada uma nova variante em Pernambuco, o estado irá cobrar do Governo Federal um tratamento semelhante ao dado a Manaus e ao Amazonas, com mais vacinas, insumos e testes.

Apesar do caos já instalado e da confirmação de que Pernambuco passará por pelo menos duas semanas muito difíceis, Longo não fala em colapso. “A gente não gosta da palavra colapso, a gente não trabalha com a palavra colapso, porque o colapso dá sinal de esgotamento, dá sinal de que você não tem mais o que fazer. E nós estamos trabalhando diuturnamente, sete dias na semana, 24 horas, para ofertar o máximo de serviços à população pernambucana e evitar mortes, salvar todas as vidas possíveis”, argumentou na coletiva.

O secretário confirmou que a dificuldade em obter cilindros de oxigênio tem sido relatada às Gerências Regionais de Saúde (Geres) e o Estado está agindo para auxiliar os municípios. Além de ter solicitado que os gestores municipais revissem seus planos de contingência e contratos, enviou 149 concentradores de oxigênio para 37 localidades do interior, está ampliando a perspectiva de doações junto a empresas como Ambev e Petrobras, se reunindo com companhias de envase e articulando apoio junto ao Ministério Público, uma vez que há indícios de que atravessadores têm gerado dificuldades aos municípios.

As cidades que possuem tanques de oxigênio, segundo Longo, não estão com problemas de abastecimento. Pernambuco conta com uma planta da White Martins, responsável por mais de 80% do fornecimento estadual.

Fonte: RAÍSSA EBRAHIM/ Marco Zero


sexta-feira, 28 de maio de 2021

Apoio ao impeachment sobe para 57% e aprovação ao governo Bolsonaro despenca

     Foto: Poder360/ Reprodução

Subiu para 57% a proporção dos que são a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com pesquisa PoderData realizada nesta semana (24-26.mai.2021). A taxa aumentou 11 pontos percentuais em relação a 3 meses antes.

A proporção dos que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo caiu 10 pontos percentuais no mesmo período. Passou de 47% para 37%.

O número acompanhou de perto a mudança na avaliação do governo. No início de fevereiro, a reprovação da gestão de Bolsonaro estava em 48%. Hoje, 59% dos brasileiros dizem desaprová-la.

Esse é o 1º levantamento sobre a avaliação do impeachment de Bolsonaro feito depois da instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, que apura ações e omissões dos governos federais e estaduais no combate à pandemia de covid-19.

Até esta 5ª feira (27.mai), foram protocolados 120 pedidos de impeachment de contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Os 2 últimos foram feitos por Alexandre Frota (PSDB-SP) e pelo líder indígena Ailton Krenak, no dia 24.

Esta pesquisa foi realizada no período de 24 a 26 de maio de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 462 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Fonte: Poder360


Sem oxigênio, pacientes foram transferidos de hospital em Lajedo


    Foto: TV Asa Branca/ Reprodução


Pacientes com Covid-19 precisaram ser transferidos na noite da quinta-feira (27) após faltar oxigênio no hospital de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a assessoria de imprensa do município, havia 23 pacientes internados. Destes, 14 foram transferidos para unidades de saúde de cidades vizinhas, como Caruaru, São Bento do Una, Belo Jardim, Agrestina e Cachoeirinha, também no Agreste.


"Tivemos quase um colapso. Ficamos praticamente sem oxigênio , mas os colegas da regional conseguiram ofertar cilindros para evitar o colapso", informou a assessoria por telefone.


Ainda segundo a assessoria, o município recebeu 18 cilindros de oxigênio durante a remoção dos pacientes. Ao G1, a assessoria disse, na manhã desta sexta (28), que a situação está controlada no município e que agora aguarda a chegada de mais oxigênio.


Os pacientes com Covid-19 em Lajedo estão sendo atendidos no Hospital Público Municipal Maria da Penha Dourado e o Hospital de Campanha - as unidades estavam com 70% dos leitos ocupados na quinta.


De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Lajedo registrou 1.652 casos leves de Covid-19, 99 casos graves e 54 mortes.




Fonte: G1 Caruaru


terça-feira, 25 de maio de 2021

Hospital da Unimed Caruaru entra em colapso com o aumento de casos da covid


      Foto: Unimed Caruaru/ Reprodução


As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19 dos hospitais de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estão com a taxa de ocupação de 100%. A procura por internamento tem sido grande devido o aumento de casos do novo coronavírus no município e na região.


O médico Pedro Melo, diretor- presidente da Unimed Caruaru, fez um balanço da atual situação do Sistema de Saúde do hospital. Segundo ele, a unidade de saúde está com 93% da capacidade, o dobro dos dois últimos picos, desde o início da pandemia, representando um colapso.


"O recente crescimento de pessoas internadas no nosso hospital com Covid-19, tanto em enfermarias, quanto em leitos de UTIs, tem nos causado bastante apreensão, porque parece estarmos entrando na terceira onda quando, nem sequer, saímos da segunda", lamenta o diretor.


Para garantir insumos necessários no tratamento da Covid-19, o Hospital Unimed Caruaru suspendeu as cirurgias de diversas especialidades, indicadas pelos médicos, que não são consideradas de urgência.


"Estamos trabalhando arduamente para vencer os obstáculos, mas estamos exauridos. Além do cansaço físico e mental estamos começando a ter problemas de desabastecimentos dos insumos necessários. Precisamos vencer essa batalha e sozinhos não conseguiremos. Por isso faço um apelo a todos os nossos usuários para adiar aquilo que for possível adiar. Seja uma consulta, um exame ou até uma cirurgia", relata o médico Pedro Melo.

Fonte: G1 Caruaru


Surubim: professora e pai falecem em menos de 24 horas por complicações da covid


Foto: Reprodução/ Internet


A professora Ana Sena, da Escola Estadual Maria Cecília Barbosa Leal  de Surubim, no Agreste, faleceu na noite desta última segunda(24), vítima de complicações da Covid-19. Segundo relatos de amigos, a mesma teve uma parada cardíaca ao ser entubada para ser transferida para outro hospital.

Conhecida por Aninha, a educadora era muito querida por seus colegas de trabalho e alunos por sua alegria e simpatia. A mesma foi também professora de Língua Inglesa no Colégio Marista Pio XII de Surubim.

Na manhã desta terça-feira(25), seu pai também faleceu, segundo relatos, também devido a complicações causadas pela Covid-19.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

ERRAMOS: Surubim e região terão medidas restritivas mais duras contra a Covid-19

                                                 Foto: Hospital São Luiz de Surubim/ G1




Com o aumento do número de casos da Covid-19, o Governo de Pernambuco determinou novas medidas de restrição para a região Agreste na tarde desta segunda-feira (24). A 2ª Gerência Regional de Saúde, da qual Surubim faz parte, foi uma das que teve um dos maiores aumentos de casos do estado.


Durante a semana, as atividades econômicas e igrejas só podem funcionar até às 18h. Já nos finais de semana, está liberada apenas a abertura de supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina. As igrejas também devem fechar no final de semana, segundo o governo.  ERRAMOS: De acordo com o novo decreto, poderão funcionar  apenas atividades que são permitidas, como farmácias, clínicas e postos de combustíveis. Igrejas também devem ser fechadas, podendo funcionar apenas as atividades administrativas e celebrações online, sem presença de público.


As medidas terão início na próxima quarta-feira (26) e vão até o dia 6 de junho. Além dos 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V , localizadas em Caruaru e Garanhuns, mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.


A medida deixará apenas atividades essenciais como supermercados e farmácias funcionando durante os finais de semana nas cidades de Surubim, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho e Vertente do Lério.


O governador anunciou também que haverá uma reunião com prefeitos do interior do Estado para solicitar a abertura de novas vagas de retaguarda e afirmou que a Polícia Militar (PMPE) e o Procon-PE irão ampliar as ações de fiscalização.


sábado, 22 de maio de 2021

O fim de uma era: prédio da Editora Abril é leiloado por R$118,8 mi

Foto: Editora Abril/ Divulgação



Se você nasceu na década de 1980, como esse blogueiro que vos escreve, certamente se lembrará das famosas revistas que enchiam nossos olhos na banca de revista ou até mesmo nos salões de beleza e nas barbearias, que eram lidas pelos clientes enquanto esperavam ser atendidos. Entre os muitos títulos, as revistas da Abril eram marca registrada.

Depois de décadas de auge e  de ter criado a mais importante revista em circulação do país, a VEJA, a Editora Abril segue em seu processo de recuperação judicial, com uma dívida inicial de 1,6 bilhão de reais. Nessa nova fase, ativos, sites e revistas foram vendidos e extintos e a poderosa família Civita já não é mais a sua proprietária. Os Civita, ex-magnatas do mundo editorial, venderam a Abril no final de 2018 para o empresário Fábio Carvalho por um valor simbólico de 100 mil reais.

A verdade é que as revistas impressas não resistiram ao mundo digital, em que os jornais e as revistas já não são mais comprados nas bancas e nem entregues pelos antigos jornaleiros.  A notícia agora chega quentinha na tela dos celulares e tablets dos jovens, cada vez mais globalizados, bem como nas famosas redes sociais. Até mesmo os blogs têm tomado o lugar dos jornais nos tempos atuais.

Nos tempos áureos a Abril chegou a vender  1 milhão de exemplares impressos por semana. Em 2020 eram apenas 144 mil cópias em papel. O baque era inevitável. Viria uma sucessão de fechamentos e vendas. O grupo já havia vendido em 2013 a frequência da MTV Brasil, que foi extinta após 23 anos da sua fundação. 

Em 2018 o seu novo proprietário anunciou o fechamento de várias revistas como Elle, Casa Claudia e Minha Casa. Em 2015 metade do prédio sede da editora na Marginal Pinheiros em São Paulo foi devolvido aos donos tentando conter a crise financeira instalada na empresa. Na ocasião, até o busto do fundador do Grupo Civita foi retirado do prédio.  Em 2019 foi a vez de vender a revista EXAME para o Grupo BTG Pactual por 72,3 milhões de reais, detentor da maior parte da dívida da Abril.

Nesta última sexta-feira(21) foi a vez do antigo prédio da Editora Abril  na Marginal Tietê em São Paulo  ser leiloado por R$ 118,8 milhões. No local funcionou a maior gráfica da América Latina, até janeiro de 2021, quando foram demitidos cerca de 300 funcionários. No prédio também funcionaram a sede administrativa do grupo e boa parte das redações das famosas revistas. 

Aos poucos, a gigante vai sendo desintegrada e a memória de um dos maiores grupos de comunicação impressa do mundo vai se esfacelando. A venda do prédio da Editora Abril é como a extinção de uma grande emissora de tv que por anos marcou nossas vidas, dessa vez não com cenas, mas com fotografias e matérias que mostraram o nosso cotidiano, nos deram dicas de estilo e beleza, nos ajudaram a comprar automóveis, moldaram os nossos comportamentos e marcaram a sociedade brasileira. A Abril vai sendo silenciosamente sepultada.

Por João Paulo Lima, estudante de jornalismo e blogueiro

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Lula vence Bolsonaro no 1º turno, diz Vox Populi

      Foto: PT/ Divulgação


Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade pelo Metrópoles mostra que o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno.

O Vox Populi fez levantamento espontâneo e estimulado. A pergunta foi: “Embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”.

Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43%. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atinge 24%. Mais distante aparecem Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%). Nesse caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula.

No caso da escolha espontânea, Lula aparece com 33%; Jair Bolsonaro, com 19%; e Ciro Gomes, com 2%.

Segundo turno


No segundo turno, diante de cenários contra Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), o petista também leva vantagem.

Contra o atual presidente, Lula tem 55% das intenções enquanto Bolsonaro fica com 28%. Ninguém/branco/nulo são 14% e 3% não sabem. Com Ciro Gomes, a vantagem é de 52% contra 19%. E diante de Doria, a vitória seria mais tranquila: 56% contra 14%. Nesse caso, o governador paulista tem menos intenções do que a categoria ninguém/branco/nulo (27%).

A amostra nacional é de 2 mil entrevistas, aplicadas em 119 municípios, com estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa da Vox Populi foi feita entre 12 e 16 de maio, de forma quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, e com o uso de tablets. A entrevista ocorreu com brasileiros com 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.


Fonte: Portal Metrópole


Itapemirim cria empresa aérea e começa a vender passagens por R$ 119

     Foto: Grupo Itapemirim/ Divulgação

Começará hoje (21), ao meio dia, a venda de passagens aéreas da Itapemirim com tarifas promocionais a partir de 119 reais – incluindo feriados e datas comemorativas, como Ano Novo e Carnaval. Além do site oficial, atualizado para o começo das operações, será possível cotar preços por meio de agências de turismo parceiras. Os primeiros voos comerciais serão realizados no dia 30 de junho.

Antes dos primeiros trajetos abertos ao público (que, inicialmente, serão operados em sete cidades das regiões centro-oeste, sudeste, sul e nordeste), será realizado um voo inaugural no dia 29 de julho entre os aeroportos de Brasília (DF) e Guarulhos (SP), cuja renda será revertida a instituições beneficentes. E, de acordo com a companhia aérea, a previsão é oferecer 35 destinos em doze meses.

Confira a lista completa de destinos e programação do início das operações em cada cidade



Porto Seguro (1 de julho de 2021);

Recife (1 de agosto de 2021);

Maceió (1 de agosto de 2021);

Fortaleza (1 de agosto de 2021);

Florianópolis (1 de agosto de 2021);

Natal (1 de agosto de 2021);

Vitória (1 de setembro de 2021);

São Luis (1 de setembro de 2021);

Aracaju (1 de setembro de 2021);

Goiânia (1 de setembro de 2021);

Ribeirão Preto (1 de setembro de 2021);

Belém (1 de outubro de 2021);

Manaus (1 de novembro de 2021);

Santarém (1 de novembro de 2021);

Foz do Iguaçu (1 de dezembro de 2021);

Macapá (1 de fevereiro de 2022);

Imperatriz (1 de abril de 2022);

Navegantes (1 de abril de 2022);

Presidente Prudente (1 de abril de 2022);

Uberlândia (1 de abril de 2022);

João Pessoa (2 de abril de 2022);

Campo Grande (1 de maio de 2022);

Palmas (1 de maio de 2022);

Cuiabá (1 de maio de 2022);

Porto Velho (1 de maio de 2022);

São José do Rio Preto (1 de maio de 2022);

Teresina (1 de junho de 2022);

Maringá (1 de junho de 2022).



Operando aeronaves Airbus A320 ceo, a Itapemirim Tranportes Aéreos oferecerá a mesma configuração de 162 passageiros que era utilizada pela finada Avianca Brasil, com 18 assentos a menos que na lotação máxima. Entre os diferenciais, a empresa não cobrará por bagagens despachadas e marcação de lugar – e, segundo o presidente, quando permitido, haverá serviço de bordo “diferenciado”.

Fonte: EXAME


quarta-feira, 19 de maio de 2021

Mulher dada como morta acorda pouco antes de ser cremada




Uma idosa de 76 anos quase foi cremada viva em Baramati, na Índia. Shakuntala Gaikwad testou positivo para Covid-19 e ficou em isolamento em casa, porém teve uma piora e os familiares tentaram interná-la em um hospital da cidade. As informações são do jornal India Today.

Enquanto esperava no carro por uma vaga no hospital, a idosa ficou inconsciente e parou de se mover. Com isso, a família presumiu que a mulher havia morrido e voltou para casa para preparar o rito de cremação.

Após ser colocada no caixão, a mulher acordou, abriu os olhos e começou a chorar. Chocados, os parentes retornaram ao hospital e ela foi internada. O policial Santosh Gaikwad confirmou que o incidente ocorreu na aldeia Mudhale.

Fonte: IstoÉ


SBT desbanca Globo e volta a transmitir a Copa América

                                       
                                                     Foto: SBT/divulgação



Na noite desta terça-feira o SBT confirmou que exibirá com exclusividade na TV aberta a Copa América 2021. O anúncio foi transmitido durante o principal jornal da emissora, o "SBT Brasil". Ao total, a rede deverá apresentar 11 jogos da competição, incluindo a abertura e todas as partidas da seleção brasileira. O evento começa em 13 de junho, em Buenos Aires, Argentina.

A Globo também tinha interesse em fechar com a competição da Conmebol, entretanto, o bom relacionamento com o SBT pesou na decisão da entidade. Assim, após 32 anos, a emissora de Silvio Santos volta a transmitir o torneio.

A rede prometeu a produção e exibição de um paw-per-view da Copa América na TV por assinatura, uma vez que era um dos requisitos da empresa japonesa Dentsu, grupo que gerencia o campeonato entre países sul-americanos. Nesse sentido, o SBT também largou na frente por se encaixar no contexto apresentado pela marca, que ao invés de negociar as edições de 2024 e 2028, preferiu vender apenas a Copa América deste ano.

Caso o Brasil seja eliminado antes da final, o SBT pode escolher jogos de outra equipe para transmitir.


Diante do cenário, o SBT expande a relevância da emissora na modalidade esportiva. Além da competição entre países sul-americanos, a emissora é detentora dos direitos televisivos da Libertadores, da Champions League e da Liga Europa.


Fonte: Portal Terra

terça-feira, 18 de maio de 2021

Farmácia São Mateus chega a Surubim

Foto: Divulgação


Chegou em Surubim a Farmácia São Mateus, a Azulzinha,  um dos mais novos empreendimentos da cidade, dos sócios Paulo Mateus e Wesley Gomes.

A farmácia fica localizada na Rua Maria Rejane Germano, no centro de Surubim,  em frente a loja Cacau show,  abrindo  de segunda a sábado das 7h às 23h e aos domingo das 16h às 23h.

No local, além de contar com excelentes preços de remédios, você também pode pagar contas, fazer recarga de celular e depósitos bancários. 

Além da loja em Surubim, a farmácia conta também com sua matriz em Vertente do Lério.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

NORPS oferece Exame Supletivo em Surubim



O Núcleo de Orientação  e Recursos Pedagógicos de Surubim(NORPS), está oferecendo o Exame Supletivo para jovens acima dos 18 anos concluírem o Ensino Médio em apenas  três meses.

De acordo com a diretora da instituição, a professora Berenice Pessoa, "o supletivo beneficia a juventude que não conseguiu concluir seus estudos, tão necessários ao mercado de trabalho". Ainda de acordo com a  mesma, a preparação para o exame é realizada no NORPS com professores capacitados e  os aprovados terão direito a diploma reconhecido em todo o território nacional.

Além do exame supletivo, o NORPS oferece também cursos de qualificação profissional , como Eletricidade Predial e Residencial, Mecânica de Moto e Secretário Escolar e conta com um polo de educação superior da UNIFACVEST, com cursos de graduação e pós-graduação.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones: (81)3634-3439 e (81)99915-9132.

Surubim: novos conselheiros do Conselho Municipal do FUNDEB tomam posse

Foto: Internet/divulgação


Foi realizada na manhã de hoje(17) a eleição e posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação - FUNDEB de Surubim, no Agreste pernambucano.

A eleição foi realizada de forma online  e foi presidida pela Secretária Municipal de Educação e Cultura de Surubim,  Aucimere Cabral, contando com representantes de professores, gestores, pais, alunos, sociedade civil, Conselho Tutelar e diversas entidades do município ligadas à educação.

O Conselho Municipal do FUNDEB tem por finalidade o controle social e o acompanhamento dos recursos do fundo, de forma independente, visando a aplicação correta dos recursos que o município receberá voltados para a educação.

A nova gestão terá como presidente o professor Luclécio Leite, como vice-presidente o professor João Paulo Lima e como secretária a professora Lucineide Araújo( Nica). O mandato da diretoria e dos novos conselheiros terá vigência até 31 de dezembro de 2022. 

A casa do Conselho do FUNDEB está localizada na Avenida Oscar Loureiro, próximo à Praça Frei Damião e as reuniões acontecerão bimestralmente.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Foguete chinês gigante fora de controle cairá na Terra até sábado

    Foto: Facebook/People’s Daily, China

O Comando Espacial dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira, 5, que está utilizando as instalações do Pentágono para monitorar o foguete Long March 5B, que pertence à China e se encontra fora de controle. A máquina foi lançada com um conjunto de componentes necessários para construção de uma estação espacial chinesa, mas está circulando a Terra sem rumo e deve cair em local indeterminado até o próximo sábado, 8. 
De acordo com o porta-voz do Departamento de Defesa, Mike Howard, o ponto exato de reentrada só será conhecido algumas horas antes da queda. Enquanto isso, é possível acompanhar as atualizações sobre a localização do foguete, que pesa aproximadamente 21 toneladas, através do site Space Track. Em entrevista à emissora de televisão norte-americana CNN, o astrofísico da Universidade de Harvard Jonathan McDowell disse que o risco do Long March 5B atingir um ser humano é mínimo. Segundo ele, é bastante provável que ele caia na água, já que só o Oceano Pacífico cobre a maior parte da superfície terrestre. Porém, esta não é a primeira vez que um incidente do tipo ocorre com um foguete chinês. 
Em maio do ano passado, a nação asiática lançou um protótipo do Long March 5B que também perdeu o controle e acabou caindo no Oceano Atlântico. Jim Bridenstine, o administrador da NASA na época, chamou aquela ocorrência de “muito perigosa” porque o foguete chegou a sobrevoar Los Angeles e Nova York antes da queda.

Fonte: Jovem Pan


quarta-feira, 5 de maio de 2021

Paulo Coelho cita falas de Bolsonaro para criticar "assassinos de Paulo Gustavo"


     Foto: reprodução/internet



Entre as centenas de homenagens a Paulo Gustavo postadas por famosos em redes sociais, um tweet do escritor Paulo Coelho se destacou pela contundência.

O autor que já vendeu 320 milhões de exemplares de seus 30 livros usou frases associadas a negacionistas da covid-19 para protestar contra a morte do ator e comediante.

“Assassinos de Paulo Gustavo: quem dizia “é só uma gripezinha”, “não passa de 200 mortes”, “cloroquina resolve”, “gente morre todo dia”, “lockdown destrói o país”, “máscara nos faz respirar ar viciado”, “eu obedeço o comandante”, e por aí vai. Canalhas da pior espécie”, escreveu.

Nas citações, como se constata, há frases ditas pelo presidente Jair Bolsonaro. Em seu perfil, o imortal da ABL também retuitou mensagem da jornalista e ativista LGBT+ Milly Lacombe. “Paulo Gustavo é mais uma vítima de genocídio. Um genocídio com a assinatura de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes”, diz trecho.

Pouco depois do comunicado de sua morte, o nome de Paulo Gustavo atingiu o primeiro lugar entre os termos mais citados no Twitter brasileiro e também no ranking global da mesma rede social.

Fonte: Portal Terra


Após denúncia do Professor João Paulo, Prefeitura de Surubim anuncia contratação de médicos

Foto:Blog Resenha Geral


Um dia após o Professor João Paulo Lima denunciar a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde do Bairro Nova Esperança e das comunidades do Chéus e Mimoso, na última segunda-feira(03) no programa Plantão de Notícias da Rádio Integração FM , e nas suas redes sociais, a Prefeitura do Surubim anunciou em nota que irá fazer a contratação de médicos.

O caso repercutiu em todo município, após o educador  e blogueiro denunciar a falta de atendimento médico, segundo moradores, nas referidas unidades de saúde. No  Distrito de Chéus não há médico desde janeiro, de acordo com a população local, e no Mimoso há mais de um mês. Com a falta de fiscalização do Poder Legislativo, coube ao educador denunciar a falha na saúde da gestão municipal e seu descaso com o povo em meio à pandemia.

Em nota enviada ao Blog do Alberico Cassiano que também repercutiu a notícia, e divulgada na terça(04), a Prefeitura do Surubim informou que na próxima semana as unidades de saúde do Bairro Nova Esperança e Chéus irão receber novos profissionais de saúde e que está tomando providências para contratar um profissional para o Mimoso, mas ainda sem data.

Leia a nota da prefeitura na íntegra:

"A secretaria de Saúde de Surubim informa que, a partir da próxima semana, a UBS de Nova Esperança estará recebendo o médico do Programa Mais médicos, e a unidade do Chéus também estará recebendo uma profissional, suprindo assim a necessidade da população.

A prefeitura e a secretaria de Saúde ressaltam, ainda, que estão tomando todas as providências necessárias para suprir a demanda com a contratação de novo profissional para a UBS do Mimoso, para que não haja prejuízo aos serviços de saúde prestados à população."


Da Redação do Blog, com informações do Blog do Alberico Cassiano