segunda-feira, 6 de março de 2023

Em Surubim a campanha para prefeito já começou

                                                                            

Cidade de Surubim (Foto: Prefeitura de Surubim/reprodução)


Embora as eleições para prefeito só ocorram em outubro de 2024, em Surubim a campanha já está nas ruas e os palanques já estão se armando. Possíveis candidatos já intensificam suas presenças em eventos públicos e os grupos políticos já começam a se desenhar.

Do lado da atual prefeita Ana Célia Cabral, que está prestes a concluir seu último mandato, o vereador e presidente da câmara municipal, Luciano Medeiros (Bomba), é um dos mais cotados para ser seu candidato na sucessão ao cargo. O mesmo tem marcado presença em vários eventos da gestão municipal e em festas de padroeiros de comunidades antes não frequentadas na zona rural do município, o que sinalizaria que a gestora está tentando torná-lo mais conhecido da população.

O ex-prefeito Flávio Nóbrega segue também visitando as comunidades rurais e participando dos eventos na cidade. Com a vitória de Raquel Lyra ao governo do estado, espera-se que o médico tenha um grande apoio da governadora nas próximas eleições, o que fortaleceria ainda mais o seu grupo político. Flávio é um nome forte na política local e tem uma grande aceitação popular pelo seu trabalho quando foi gestor do município por dois mandatos. Entre as diversas obras que ele construiu está o Hospital do Coqueiro, atualmente UPA municipal.

O atual deputado estadual Cleber Chaparral também estaria interessado pelo cargo de prefeito de Surubim. Nos últimos meses ele tem construído um grupo político local, com ex-apoiadores de Flávio Nóbrega e do ex-prefeito Túlio Vieira. No entanto,  há quem diga que ele lançará sua esposa e atual prefeita de Casinhas como candidata na Terra da Vaquejada ou até mesmo o ex-prefeito Murilo Barbosa, que é sempre visto ao seu lado em suas aparições públicas. Murilo, no entanto, dificilmente teria condições de ter uma boa aceitação da população devido aos problemas na sua gestão quando prefeito, como o atraso do salário de funcionários e a venda de prédios públicos.

O fato é que todos os possíveis candidatos estão cada vez mais presentes nos bairros, nas comunidades rurais e nos eventos sociais, tentando se aproximar da população e juntando pessoas no seu entorno político. Em política, a campanha se faz um ano antes, mesmo que só tornando a cara mais conhecida da população. A máxima de Santo Agostinho vale também para os políticos:  "só se ama aquilo que se conhece".


Por João Paulo Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário