quarta-feira, 1 de março de 2023

Professores de Surubim recebem reajuste do piso salarial e aguardam o recebimento dos precatórios do FUNDEF

Foto: Blog do Magno Martins/reprodução



Nesta quarta-feira(01) a Prefeitura de Surubim pagou o reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal de educação, como determina o Ministério da Educação, no valor de 14,95%, com retroativo ao mês de janeiro. Essa é a primeira vez que a gestão Ana Célia paga o reajuste no início do ano, sem entrar em atrito com a categoria. Nos últimos anos os professores tiveram que negociar e lutar por seus direitos junto com o sindicato da categoria para que a lei fosse cumprida.

Os professores aguardam agora o rateio de 6 milhões de reais, referentes aos precatórios do antigo FUNDEF. Desde o final de 2022 a prefeitura deu início ao processo de mapeamento de todos os profissionais da educação que terão direito a receber e a expectativa é que o valor seja pago entre o final de março e início de abril deste ano.

Há cerca de dois anos a categoria vem reivindicando o direito de receber os precatórios, tendo feito manifestações nas ruas e na Câmara dos Vereadores para que a prefeitura pagasse os valores. No fim de 2022 a gestão municipal chegou finalmente a um acordo com os professores, que foi aprovado em assembleia pela categoria e o sindicato que a representa, o Sinduprom.

Terão direito a receber os precatórios em Surubim os profissionais do magistério efetivos, comissionados e contratados que trabalharam na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Médio, entre 2001 e 2006. Também irão receber o parentes de pessoas falecidas que trabalharam nesse período.

Por João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário