quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ameaça de colapso prejudica abastecimento de água no Nordeste


















O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses. A falta de acúmulo de água pelas poucas chuvas é apontada por especialistas como um dos principais problemas a média prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011.

A atual estiagem, segundo o Governo Federal, foi responsável pela morte de quatro milhões de animais somente no ano passado.

A situação das barragens e açudes de abastecimento é preocupante em pelo menos cinco estados, segundo dados colhidos com os institutos de recursos hídricos e meio ambiente. Ao todo, oito dos nove estados nordestinos estão em área do semiárido  e sofrem com a seca.

Em Pernambuco, 36 dos 107 reservatórios estão em colapso, com menos de 10% da capacidade. Desses, 21 estão sem nenhuma gota de água e comprometem o abastecimento de cidades. 

Um deles é o segundo maior reservatório, o de Entremontes, em Parnamirim, que está completamente vazio. A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) informou que 25 cidades enfrentam problemas de abastecimento atualmente, sendo 13 delas em colapso completo.

No Ceará a situação é crítica em mais da metade dos reservatórios. Apenas um dos reservatórios – o do Gavião – tem mais de 80% da capacidade, mas que fica localizado próximo ao litoral. Mais de vinte estão com menos de 10% do volume total.

No Sertão de Cratéus, as barragens estão praticamente secas. Na região, os dez açudes estão com menos de 15% da capacidade. Os dois maiores – de Barra Velha e Realejo – estão com menos de 12% do volume máximo total. Por conta da falta de água, as cidades de Crateús, Novo Oriente e Quiterianópolis entraram em uma verdadeira disputa pela água do Açude Flor do Campo.

No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados da última sexta-feira (25), da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.

Uol.

Fonte: Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário