quarta-feira, 20 de maio de 2020

Praças de Surubim são o símbolo do abandono da cidade



Atual Praça Chico Xavier no IPSEP

Diferentemente do governo Flávio Nóbrega, em que as praças eram o cartão postal da cidade, atraindo a atenção dos surubinenses e visitantes, atualmente esses espaços de lazer encontram-se praticamente esquecidos pela gestão municipal.
Sem investimentos na sua manutenção e melhoria, as praças mais importantes da cidade encontram-se em estado de abandono. Cobertas de mato,  com bancos quebrados, sem pintura e até com ausência deles em algumas. As poucas que tem fontes, estão sem funcionar. Estátuas foram quebradas ou desapareceram. Esses são apenas alguns dos problemas que encontramos nos espaços de lazer da cidade.
Vale ressaltar que o abandono das praças não é culpa apenas da atual gestão. Embora tenha piorado, a falta de manutenção desses espaços começou no governo Túlio Vieira e intensificou-se no governo Ana Célia.
A Praça  Chico Xavier, no bairro do IPSEP, é um dos maiores exemplos disso. Nela o mato se espalha, assim como o lixo e o descuido. Além disso, postes de iluminação estão sem funcionar e quebrados. Construída na gestão de Flávio Nóbrega, que também fez o calçamento de toda a Vila do IPSEP, em nada lembra o que era antes.
Na praça do Coqueiro outro descaso. Sem flores, com a fonte sem funcionar, os próprios moradores  têm plantado algumas plantas, na esperança dela voltar a ter um pouco da beleza que tinha no passado.
A principal praça da cidade, a Dídimo Carneiro, também não resistiu ao descaso. A sua fonte encontra-se há anos sem funcionar e precisando de reparos. Já na Praça Frei Damião, pouco resta da antiga grama e das plantas que tinha.
A Praça do Jacó também está sem grama e sem plantas. Uma das poucas coisas feitas foi a pintura dos bancos e equipamentos e a restauração da imagem de Nossa Senhora das Graças, seu principal monumento.
Na Academia da Cidade do bairro do Coqueiro, a situação também é desoladora. Com pouca iluminação para quem a utiliza, o mato cobre a área lateral que dá acesso ao campo de futebol da cidade e o monumento das crianças praticando esportes está quebrado e faltando componentes.
Na praça ao lado da Escola Oliveiros, até a linda bailarina que lá havia já não existe mais. Resta apenas o concreto e a lembrança.
A única praça que ganhou atenção da prefeitura de Surubim foi a Praça do Cinema, recentemente inaugurada com recursos  estaduais. Em quatro anos de governo, foi a única que teve algum trato, embora suas belas fontes tenham sido desativadas.
Outra praça que continua bela é a do monumento à vaquejada, localizada em frente ao Parque J. Galdino. A mesma foi adotada pelo proprietário do Posto Dubai, que cuida dela, após ver o abandono da gestão municipal.
Até mesmo o canteiro central da Avenida Oscar Loureiro foi abandonado à própria sorte. Perdeu toda a sua grama  e o  cuidado que havia com as árvores que ali existem já não é o mesmo. A entrada principal da cidade perdeu muito de sua beleza e algumas árvores morreram e não foram repostas.
Importante lembrar que as praças são o principal local de lazer e encontro da cidade, servindo para melhorar o convívio social e a qualidade de vida. Embora em tempos de coronavírus a população não possa usufruir das mesmas, elas serão essenciais quando essa pandemia passar, para que os moradores voltem à normalidade.

Por João Paulo Lima

2 comentários:

  1. Gostaria de pontuar que a referida praçá traz o nome de um homem simples que espalhou AMOR durante sua missão na terra. Uma pessoa que se fosse usufruir da renda da venda de seus mais de 400 livros seria um dos escritores mais ricos do mundo, opitou por passar em cartório toda renda das vendas em pró de hospitais, orfanatos, lar de idosos e rscolas. Eleito em 2012, por um programa da emissora de TV, O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS.Existe uma placa no local, que resiste a diversas ações de vândalos fanáticos que tentam apagar essa justa homenagem a um ser humano que dedicou sua vida em diminuir o sofrimento do próximo, não importando sua posição social, cor, opção sexual, sua crença ou posses. Se não me falhe a memória a frase cravada na placa traz a seguinte frase: " O BEM QUE FIZERES SERÁ TEU ADVOGADO EM QUALQUER PARTE."
    Chico Xavier

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos pelo comentário! O nome já foi alterado.

    ResponderExcluir