terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Tremor em PE é sentido nas Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste

Até o momento o tremor que atingiu magnitude 3.8 e teve seu epicentro na cidade de São Caetano no Agreste, foi sentido em diversas cidades do estado.
Em Nazaré da Mata, Aliança e Timbaúba, na Mata Norte, o fenômeno durou cerca de 5 segundos, segundo relatos de populares nas redes sociais.
No Agreste as cidades sentiram o tremor mais forte. Caruaru no Agreste Central e Surubim no Agreste Setentrional estão entre as cidades afetadas.
Na Zona da Mata Sul moradores de Palmares também sentiram o tremor.

Tremor de magnitude 3.8 é registrado em São Caetano e Caruaru, diz LabSis

Teto da casa de uma moradora de Caruaru aoresentou rachadura após tremor (Foto: Paula Gabriela Oliveira/ Arquivo Pessoal)Teto da casa de uma moradora de Caruaru
apresentou rachadura após tremor (Foto: Paula
Gabriela Oliveira/ Arquivo Pessoal)
Um tremor de 3.8 de magnitude foi registrado na tarde desta terça-feira (23) em São Caetano e Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com Eduardo Menezes, sismólogo do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), "foram registrados mais de 30 tremores até às 16h na região Agreste. O epicentro do fenômeno foi em São Caetano. O abalo atingiu um raio de 50 quilômetros".

Ainda segundo o sismólogo, municípios vizinhos também sentiram o tremor. Moradores de outras cidades relataram em redes sociais que também sentiram os abalos: Toritama, Agrestina, Riacho das Almas, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e Camocim de São Félix, no Agreste; além de Catende, Água Preta, Belém de Maria e Palmares, na Mata Sul.
Renan Lima é formado em Relações Internacionais e mora em Caruaru, também no Agreste. Ele é uma das pessoas que sentiu o abalo. "Foi o mais forte que já presenciei", contou ao G1.

A estudante Paula Gabriela Oliveira disse que estava em casa com filho quando sentiu o tremor. "Foi bem forte. Depois ouvi um barulho pequeno de algo quebrando na sala. Quando percebi, vi que uma parte do gesso havia rachado", relatou a moradora de Caruaru.

Nenhuma ocorrência
A Polícia Militar e a Prefeitura de São Caetano informaram ao G1 que não atenderam nenhuma grave ocorrência no local. O G1 também entrou em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Caruaru. De acordo com eles, também não houve nenhum registro grave no município e nas cidades vizinhas. 

Causa dos tremores
O sismólogo Eduardo Menezes esclareceu ao G1 que estes fenômenos fazem parte do mecanismo do planeta Terra. "Em determinados locais da Terra, os esforços ou forças que atuam no interior do planeta provocam movimentos nas rochas fazendo elas se moverem. É assim que se geram os tremores. Em alguns lugares [os abalos] são fortes e em outros, fracos. Às vezes os fenômenos nem chegam a ser observados", explicou.
Fonte: G1 Caruaru

Tremor de terra abala Surubim e Agreste pernambucano


Foto: Google Imagem

Os moradores das cidades do Agreste de Pernambuco se assustaram na tarde dessa terça-feira(23) com um forte tremor de terra que abalou a região.
O tremor que teve seu epicentro no Município de São Caetano foi de 3,8 pontos de magnitude, o equivalente a um pequeno terremoto. A partir de 5 pontos um tremor pode derrubar casas e prédios.
A UFRN que mede os tremores em Caruaru há alguns anos, detectou 30 tremores só nessa tarde na região.
Em Surubim, moradores escutaram barulho de um estrondo e há relatos de casa tremendo. Limoeiro , Salgadinho e Orobó também sentiram o tremor.
Em Caruaru os tremores são comuns, pois a cidade fica sobre uma falha geológica localizada no Planalto do Borborema.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Carpina abre concurso público

A Prefeitura Municipal do Carpina abriu edital de concurso público para o preenchimento de diversos cargos  públicos.
As inscrições para o concurso serão realizadas, exclusivamente, de forma on-line, através do site www.conpass.com.br, no período de 29/02 a 31/03/16.
Os salários variam de 880 reais a 6 mil reais.
Veja o edital completo no link: https://www.conpass.com.br/v2/conpass/docs/pe-carpina/EDITAL%20DE%20ABERTURA%20DO%20CONCURSO_CARPINA.pdf?145618478559022022016204634

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A meritocracia hereditária das capitanias modernas


:

Em 1534, Dom João III, então Rei de Portugal, criou um sistema de administração territorial no período de colonização do Brasil. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas de terra e delegar a administração de cada uma delas, a famílias consideradas nobres pela coroa portuguesa. A esse sistema deu-se o nome de capitanias hereditárias. Qualquer livro de história vai nos dizer que este sistema foi extinto em 1759, pelo Marquês de Pombal, mas há controvérsias. Como diria Pedro Pedreira, personagem da escolinha do Professor Raimundo: “Me convença”.
Nunca se falou tanto em meritocracia como nos dias atuais, principalmente quando os segmentos mais conservadores da elite, em sua boa parte composto por abençoados hereditariamente pelo sistema de capitanias criado por Dom João III, quer combater a política de inclusão social implantada pelo governo atual. Eles já se deram conta de que o povo está mais consciente dos seus direitos e agora também quer um lugar a sombra. Eles sobem, eles descem, eles dão uma rodada. Ah! Como eles ficam descontrolados. Tudo que se faz para diminuir a desigualdade social eles criticam. Não pode dar um peixe a uma criança que está morrendo de fome, é preciso ensiná-la a pescar. Ainda que ela sequer saiba andar. Não pode criar cotas para os mais pobres nas universidades, eles devem conquistar o acesso por mérito. 
Não pode empregar o filho como chefe de gabinete do estado, sem que esse tenha experiência, conhecimento e acima de tudo méritos para exercer tal função. Não! Espera aí! Isso pode. Aliás, não só pode como deve. São ordens do Rei de Portugal. Mas isso só vale para quem teve a sorte de nascer descendente de colonizador ou sob a proteção do nosso coronelismo político. João Campos, 22 anos, filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é o novo chefe de gabinete daquele estado. Curiosamente ele irá exercer a mesma função que o seu falecido pai assumiu em 1987, admitido pelo avô, Miguel Arraes, na época Governador de Pernambuco. Oh, sorte! 
João Campos não tem experiência nenhuma em cargos públicos, assim como o seu pai Eduardo também não tinha quando foi nomeado pelo avô. Acredito que o rapaz nunca tenha trabalhado na vida ou jamais lavado as próprias sungas com algum mérito. Mas o seu sobrenome e a sua meritocracia hereditária, o credencia ao cargo. Lembrando que a capitania de Pernambuco era uma das 13 criadas pelo Rei de Portugal. Chega a ser um escárnio. O salário do novo coronelzinho, digo, do novo chefe de gabinete do estado será de R$ 7.787,43. Nada mal para um jovem aprendiz.  Jovem esse que em pouco tempo será eleito Governador e anos depois irá se candidatar a presidência da república. E se o avião não cair ele chega pelo menos ao 2º turno. ´
Poderia citar outros exemplos de políticos que empregam ou elegem seus filhos, depois seus netos, depois seus bisnetos, usando do nome ou da popularidade que já possui. Aparecem na televisão ao lado do seu pupilo e com a cara mais lavada do mundo pede ao eleitor que vote nele porque ele é seu filho. Será que esses figurões da política não deveria ensinar os seus filhos a pescar os eleitores? Quer dizer, a fazer a campanha e conquistar votos com os seus próprios argumentos? E ainda assim, após eleitos, os menudos adotam o mesmo discurso hipócrita hereditário, que louva a meritocracia. A família Bolsonaro é um exemplo. Se os filhos não fossem crias do Capitão fanfarrão, marqueteiro e falador, que é o patriarca da família, alguém acha que eles teriam votos suficientes para se eleger? No entanto, o nobre deputado Jair Bolsonaro é um defensor ferrenho da meritocracia e combatente mais ferrenho ainda da política de inclusão social do governo. Mais hipócrita impossível.
O que fica claro ao entendimento de quem quiser enxergar, é que a regra é clara, mas não deve ser aplicada a todos. Me faz lembrar uma frase que é atribuída a Getúlio Vargas, mas cujo autor não se sabe ao certo quem é, e que diz: “Aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei”. É assim que o coronelismo se perpetua em nossa sociedade. Não preciso dizer que os inimigos a que se refere à frase é o povo, principalmente os mais necessitados. A eles sempre é aplicada a lei de maneira mais rigorosa. A ordem dos donos das capitanias é não permitir que eles se aproximem, o que já era uma preocupação de Dom João III, evitando assim uma possível invasão de seu território. A meritocracia fascista tão cantada em verso e prosa nos dias de hoje, nada mais é que uma forma de fazer com que o povo acredite que as oportunidades são iguais para todos e quem não consegue se estabelecer é por que não tem competência.
Quantos têm a oportunidade de estrear no mercado de trabalho como chefe de gabinete do estado e ganhando mais de sete mil reais de salário? Quantos têm a oportunidade de se eleger deputado porque os eleitores do papai votaram nele? Será que todos nós partimos do mesmo ponto? Os que mais atacam as políticas de inclusão social são os herdeiros das capitanias. Logo eles que têm acesso as melhores oportunidades graças a uma política elitista e seletiva da qual eles não querem abrir mão. Logo eles que abominam o conceito de igualdade social entre as pessoas. Logo eles que acham um absurdo o pobre ter acesso às mesmas coisas que eles. Logo eles que gostam de estabelecer limites sociais para as pessoas que não sejam herdeiras da coroa real. Logo eles que usam a cor da pele como quesito eliminatório num processo de inclusão.
Vamos dar um tempo nessa hipocrisia! Não adianta dar a vara e ensinar a pescar, se quando o pobre joga o anzol só pega peixe pequeno, porque os graúdos já foram fisgados e entregues aos que se julgam donos do rio. E o pobre fica a pensar que a sua isca não foi atrativa o suficiente para ele garantir um bom peixe.  Isso é covardia! Chego à conclusão que para essa elite deixar de ser cara de pau com tanto mérito, não basta dar o coquinho, tem que ensiná-los a ir catar.
Viva, Dom João III!

Fonte: Brasil247

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

NEL segue com inscrições abertas até amanhã em Surubim

A Secretaria de Educação do Estado (SEE), através da Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GEPEM), abre inscrição para cursos de idiomas os Núcleos de Estudos de Línguas (NEL). Os cursos serão oferecidos em 29 escolas vinculadas a 12 Gerências Regionais de Educação (GREs). Os interessados podem procurar as escolas até esta sexta-feira (19).
Estão sendo oferecidos cursos de Inglês, Espanhol, Alemão e Francês. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, durante dois anos. Podem se inscrever estudantes das redes municipal e Estadual, além da comunidade em geral. Para realização da inscrição, serão exigidos os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Ao término do curso, o estudante receberá certificado de conclusão do curso.   

Confira abaixo a lista das escolas:
Escola Luiz Gonzaga Duarte - GRE ARARIPINA
Escola Dom Vital - GRE CARUARU
Escola Maria Auxiliadora Liberato - GRE CARUARU
Escola Julio de Melo - GRE FLORESTA
Escola Maria Cecília Barbosa Leal (Surubim) - GRE LIMOEIRO
Escola Compositor Antônio Maria (Rio Doce) - GRE METRO NORTE
Escola Professora Maria do Carmo Pinto Ribeiro (Jardim Paulista) - GRE METRO NORTE
Escola Professor Cândido Pessoa (Peixinhos) - GRE METRO NORTE
Escola Professor Antônio Carneiro Leão (Camaragibe); Escola Candida de Andrade Marciel - GRE METRO SUL
Escola Ministro Jarbas Passarinho (Camaragibe) - GRE METRO SUL
Escola Saturnino de Brito (Prazeres) - GRE METRO SUL
Escola Desembargador José Neves (Jaboatão)- GRE METRO SUL
Escola Estadual Cel. Ignácio Pessoa de Melo (Aliança) - GRE NAZARÉ DA MATA 
EREM Confederação do Equador (Paudalho) - GRE NAZARÉ DA MATA 
EREM João Petribu (Carpina) - GRE NAZARÉ DA MATA
Escola Manoel Paes Barreto - GRE PETROLINA
Escola Professor Humberto Soares - GRE PETROLINA
EREM Otacílio Nunes de Souza - GRE PETROLINA
EREM Pe. Machado (Casa Amarela) - GRE RECIFE NORTE
Escola Dom Vital (Casa Amarela) - GRE RECIFE NORTE
Escola Dom Bosco (Casa Amarela) - GRE RECIFE NORTE
Escola Gov. Barbosa Lima (Graças) - GRE RECIFE NORTE
Escola Luiz Delgado (Boa Vista) - GRE RECIFE NORTE
Escola Joaquim Távora (Madalena) - GRE RECIFE SUL
Escola Brigadeiro Eduardo Gomes (Boa Viagem) - GRE RECIFE SUL
Escola Eleanor Roosevelt (Ipsep) - GRE RECIFE SUL
EREM Professor Gomes de Sá - GRE SALGUEIRO
Escola Professora Eudóxia Alcântara Ferreira - GRE VITÓRIA

Fonte: SEED/PE

Artistas organizam passeata contra nomeação de filho de Eduardo Campos

João Campos exercerá a mesma função que o pai ocupou no segundo governo de Miguel Arraes. Foto: Divulgação/ Governo de Pernambuco
João Campos exercerá a mesma função que o pai ocupou no segundo governo de Miguel Arraes. Foto: Divulgação/ Governo de Pernambuco

Artistas e personalidades culturais do Recife, liderados pela ex-BBB Bella Maia, organizam protesto para a próxima quarta-feira (24) contra a nomeação de filhos do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, a cargos na prefeitura e governo do estado. Maria Eduarda e João Campos foram indicados, respectivamente, para gerente de Zoneamento Especial do Instituto Pelópidas Silveira e chefe de Gabinete do governador Paulo Câmara.

"Queremos questionar qual é o argumento para que eles sejam nomeados. Eduardo não pregou tanto a nova política? Isso não é nova política", provoca Bella Maia. A passeata sai ás 15h da Rua da Aurora e segue até a prefeitura, no Bairro do Recife, e o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, em Santo Antônio.

A nomeação de Maria Eduarda, de 23 anos, foi feita de forma discreta. A publicação ocorreu no Diário Oficial do dia 4 de fevereiro, quinta-feira da semana pré-carnavalesca, com data retroativa ao dia 1º de fevereiro de 2016. Ela foi efetivada como gerente no Instituto Pelópidas Silveira, após um ano e sete meses de estágio no mesmo órgão.

João, de 22 anos, é estudante de Engenharia Civil e vai substituir Ruy Bezerra, que comandará a Controladoria Geral do Estado. A posse está marcada para as 17h, no Palácio do Campo das Princesas.


Foonte: Diário de PE

FADIRE e ISEF são ouvidas na CPI das Faculdades Irregulares

CPI Faculdades
Nessa quarta-feira (17) a CPI das Faculdades Irregulares retomou seus trabalhos depois do recesso parlamentar e realizou sua 10ª reunião com sete depoimentos. Instituições privadas de ensino com sede em Cabrobró, Floresta e Caruaru confirmaram a prática ilegal de terceirização do ensino, uma das práticas irregulares apuradas pela comissão.
Citada no relatório parcial da CPI por cometer crimes de estelionato e associação criminosa, assim como pela conduta de publicidade enganosa, a coordenadora do programa de extensão da Fadire (Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional) e representante legal do Centro Master, Pollyanna Tereza Lima Carvalho foi ouvida como investigada e optou por permanecer em silêncio diante das perguntas do presidente do colegiado, deputado Rodrigo Novaes e da relatora, deputada Teresa Leitão.
A CPI continua recebendo dezenas de denúncias de que diversas instituições continuam “captando alunos” em um esquema de convênios com inúmeros outros institutos para cursos de extensão sem autorização do Ministério da Educação (MEC). Ao final, segundo a investigação, elas aproveitam os certificados para transformar em diplomas de graduação.
Representando o Instituto Educacional Lourival Simões, de Cabrobró, Hosanete Medeiros confirmou à CPI que ofereceu cursos de extensão em Serviços Sociais, Educação Física e Ciências Contábeis em nome da Fadire. Segundo ela, 35% das mensalidades recebidas dos 120 alunos era repassado para a faculdade, que prometia aproveitar os créditos na graduação. De acordo com Hosanete, o convênio foi cancelado após a instauração da CPI.
Edivânia Maria Silva Souza, do Instituto Superior de Floresta (ISEF) também confirmou as práticas de terceirização do ensino e o mesmo percentual de repasse para a Fadire. Conforme o depoimento, o instituto oferece os cursos de extensão em Administração, Serviço Social, Pedagogia e Letras para mais de mil alunos em cerca de 15 municípios. Edivânia acrescentou que, mesmo após decisões liminares da Justiça suspendendo essas práticas, os cursos foram mantidos, em modelo semelhante, mas agora em parceria com outras instituições.
Diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional Brasileiro, Daniel Caraúna da Motta informou que a empresa, com sede em Caruaru, atende 56 alunos em Agrestina e Rio Formoso no curso de extensão em Pedagogia, em nome de uma faculdade, segundo ele, sediada no Espírito Santo. De acordo com ele, esta ficaria com 70% do valor pago pelos alunos.
Já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Administração da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 509/2015, de autoria de Teresa Leitão, que institui o Programa Educa Legal Pernambuco e tem o objetivo de impedir o funcionamento de cursos de graduação e pós-graduação sem o certificado do MEC.
Em seu primeiro artigo, a propositura diz que o Programa Educa Legal Pernambuco “visa divulgar e informar os instrumentos de verificação da condição de regularidade, junto ao Ministério da Educação, dos cursos de Graduação e Pós-graduação existentes no Estado”.
Para tal, obriga as instituições de ensino superior a publicarem em seus websites e páginas em redes sociais as seguintes informações: PROGRAMA EDUCA LEGAL-PE: VERIFIQUE SE SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESTÁ REGULAR JUNTO AO MEC ATRAVÉS DO SÍTIO http://emec.gov.br/
Fonte: Blog de Jamildo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Filho de Eduardo Campos é nomeado chefe de gabinete de Paulo Câmara

João Campos assume cargo que foi do pai, Eduardo Campos, no governo de Miguel Arraes / Foto: JC Imagem

João Campos assume cargo que foi do pai, Eduardo Campos, no governo de Miguel Arraes

Foto: JC Imagem

Do JC Online

A exemplo da Prefeitura do Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) quer implantar no Estado uma empresa de recuperação de débitos e emissão de debêntures, ou seja, de ativos, do Estado. Para isso, promoveu uma dança das cadeiras nos seus cargos de confiança. 
O chefe de Gabinete, Ruy Bezerra, assume a Controladoria Geral do Estado. O atual controlador, Rodrigo Amaro, torna-se assessor especial com o objetivo de implantar, em 90 dias, a nova empresa. Para a chefia de gabinete, foi chamado o filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos, de 22 anos, que é secretário de organização do PSB estadual. A posse de Ruy e João está marcada para esta quinta (18), às 17h. 
João, que se formou recentemente em engenharia civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entra oficialmente nos quadros do governo estadual com a mesma função que o pai exerceu no governo de Miguel Arraes, de 1987 a 1990. O jovem ganhou destaque na política local após o a morte do pai, em agosto de 2014, participando ativamente da campanha de Paulo Câmara ao governo e Marina Silva à presidência. 
Embora não se fale abertamente no PSB, o nome de João já era cogitado para a disputa na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa desde a eleição de 2014. 
O governo já tinha planos de lançar a empresa de emissão de ativos. A Prefeitura do Recife lançou a ideia, mas não está conseguindo colocá-la em prática. Em breve, a gestão municipal lancará o terceiro edital para contratar a instituição financeira que irá administrar as transações. Os dois primeiros editais não atraíram investidores.

Fonte: Ne10

Insinuante e Eletro Shopping serão extintas e passarão a se chamar Ricardo Eletro

Empresa pernambucana entrou no grupo em 2011 / Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem

Empresa pernambucana entrou no grupo em 2011

Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem

Emídia Felipe
Recém-recolocado no cargo, o presidente do grupo Máquina de Vendas, Ricardo Nunes, tem agenda hoje no Recife. Vai comunicar aos empregados que, a partir de março, as marcas Eletro Shopping e Insinuante sairão de cena e as lojas passarão a fazer parte da bandeira Ricardo Eletro. A mudança, que também vai incluir as outras empresas do grupo – City Lar e Salfer –, faz parte dos esforços da companhia para fazer frente aos impactos da crise no segmento e às próprias dificuldades internas.
A história da Máquina de Vendas começou em 2010, quando houve a fusão da baiana Insinuante e da mineira Ricardo Eletro. No ano seguinte, entrava no grupo a pernambucana Eletro Shopping e, depois, as Lojas Salfer, de Santa Catarina. A companhia, que está entre as maiores varejistas do País, não divulga quantas lojas tem no Nordeste nem em Pernambuco. Mas informações dos sites das varejistas apontam que Insinuante e Eletro Shopping, que atuam apenas no Nordeste, têm, juntas, mais de nove mil empregados e 373 unidades – 140 delas em Pernambuco, sendo 101 da Eletro Shopping e 39 da Insinuante.
Em entrevista ao JC, Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, assegurou que a unificação das marcas não vai gerar fechamento de lojas ou demissões – um processo que, segundo ele, tem um único critério, o desempenho da unidade. O grupo está avaliando loja a loja. “Finalmente estamos mostrando o plano de sinergia da marca”, declarou o presidente em relação à decisão de usar somente a marca Ricardo Eletro para todas as mais de mil lojas do grupo em todo o País.

Ele se refere a movimentos que a Máquina de Vendas vem tentando fazer desde a fusão. Um exemplo é a troca de comando. Nunes já ocupou a presidência e saiu em 2014 para dar lugar a Richard Saunders, fundador da Eletro Shopping. Pouco depois, a decisão pela profissionalização da gestão levou ao cargo o ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar Enéas Pestana. Ele passou cerca de cinco meses na função, que voltou para Nunes no mês passado. Segundo matéria publicada pelo Valor Econômico na ocasião, análises do mercado verificaram “forte desacelaração nas vendas no ano passado e aumento da alavancagem”.
Oficialmente, o grupo não dá números sobre seus resultados. No entanto, demonstrativos financeiros disponíveis no site da companhia – de quando ainda havia planos de tentar abrir o capital – mostram que, em 2014, houve prejuízo líquido de R$ 48 milhões (R$ 3 milhões sem despesas não recorrentes). O contexto do varejo desse segmento também mostra um cenário negativo, com fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e queda de 14% nas vendas em 2015, o pior resultado em 14 anos, de acordo com o IBGE.
No mercado local, a vinda de Nunes confirma rumores de que a Eletro Shopping passaria por mudanças, segundo fontes ouvidas pela reportagem. O presidente da Máquina de Vendas disse que não há uma data para a conclusão da transição: “Será em médio prazo. Este ano vamos nos focar muito nos nossos processos internos”, comentou.

Fonte: NE10

Chuvas com ventos fortes e granizo podem cair em PE quinta e sexta-feira

Segundo análise da Apac, chuvas devem se deslocar do oceano em direção ao continente, causando temporal / Foto: Arquivo/ NE10
Segundo análise da Apac, chuvas devem se deslocar do oceano em direção ao continente, causando temporalFoto: Arquivo/ NE10
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta de chuva forte a moderada para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. Segundo a agência, a formação de nuvens vindas do oceano se descolam paras as regiões, causando temporal nesta quinta (18) e sexta-feira (19).

A Mata Sul Norte também deve registrar pancadas de chuva fraca durante a noite desta quarta; enquanto que na quinta, a mesorregião também deve ser marcada por trovoada de forma isolada durante a tarde e noite, contou a meteorologista Aparecida Fernandes. Segundo ela, uma instabilidade no oceano forma nuvens e provoca temporal no continente.
Para a noite desta quarta (17), segundo a Apac, o céu deve ser parcialmente nublado com pancadas de chuva em todo o Grande Recife e Zona da Mata Norte, com intensidade fraca. Já para esta quinta, a previsão indica tempo nublado com chuva e trovoada em toda RMR e Mata Norte durante os períodos da tarde e noite, com intesidade de temporal variando entre moderada a forte.
Um fenômenos chamou a atenção dos moradores do Grande Recife
Um fenômenos chamou a atenção dos moradores do Grande RecifeFoto: Diego Nigro/ JC Imagem
HALO SOLAR - Na manhã da última segunda (15) e terça-feira (16), um fenômeno causou curiosidade nas pessoas no Grande Recife. Uma espécie de arco-íris apareceu no entorno do sol.
Segundo a meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes, o halo solar, como é chamado o fenômeno, acontece quando a nuvem cirrostratus é formada por uma cama de cristais de gelo fino a 6 quilômetros de altitude. Uma regração de luz reflete nos critais e causa o arco-íris. Ainda segundo a especialista, o fenômeno pode indicar temporal nas proximidades, mas não é garantia de chuva.
"Foi descrito por Isaac Newton, quando a luz branca atravessa um prisma, ela se decompõe em 7 cores. Neste caso, as nuvens carregadas, mais altas, funcionam como o prisma", explica o professor Antônio Carlos Miranda da UFRPE.

Fonte: Ne10

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Comerciantes de Surubim homenageiam PM





Os comerciantes do centro de Surubim, representados pela empresária Irnalva Lucinda, entregaram ao comando do 22º Batalhão da Polícia Militar uma placa de agradecimento pela instação de um trailer no centro da cidade, o qual tem garantido a segurança do comércio local e da população em geral.
Na homenagem, a empresária reinterou o importante papel desempenhado pela Polícia Militar no município e disse que a ação da instalação de um posto de segurança na Praça São José, bem no coração da cidade, é de suma importância para os lojistas e comerciantes de Surubim.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Surubim lança novo edital para Seleção Simplificada

Prefeitura Municipal do Surubim


Após serem feitas as retificações exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura Municipal do Surubim relançou o edital para a contratação temporária de 563 profissionais para diversos cargos.
Os cargos serão cupados por tempo de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Veja o Edital completo no link: http://surubim.pe.gov.br/portal/pagina.php?id=13

53% reprovam a gestão Túlio Vieira, diz pesquisa

Uma pesquisa do instituto DataVox em Surubim, a 120 km do Recife, aponta uma desaprovação de 53,3% da gestão do prefeito Túlio Vieira (PT), enquanto 30,7% aprovam e 16% não souberam responder. Na estratificação por áreas, na zona rural o índice de rejeição pula para 60%, 32,5% aprovam e 7,5% não opinaram. O levantamento foi feito no último dia 28 de janeiro, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Outro dado que chama atenção é que 52,9% dizem não confiar na gestão do petista, que tentará a reeleição no pleito de outubro. Os eleitores que afirmaram confiar representam apenas 27,4% e 19,7% não souberam responder. A faixa etária que vai de 35 a 44 anos é a que mais desconfia das ações da Prefeitura, com 59,8%, seguida da parcela na faixa etária entre 16 e 24 anos, que tem 58,8% de ceticismo. Com relação à escolaridade, o nível sobe para 66,7% de desconfiança, mesmo número entre os eleitores com renda familiar acima de três salários mínimos.
No quesito avaliação, 35,7% apontaram como regular a administração do petista. Outros 21,7% acham ruim, 17,7% julgam que é péssima e 15,7% dizem que é boa. Apenas 2,2% afirmaram que a gestão é ótima e 7% não responderam. As entrevistas foram feitas nos bairros de Bela Vista, Cabaceira, Centro, Chã do Marinheiro, Coqueiro, Diogo, Lagoa Nova, Santo Antônio, São José e São Sebastião, além das regiões rurais de Lério de Cima, Lério de Baixo e Mocotó, e Jucá Ferrado Campo da Cimenteira.
Incluiu aida Gancho do Galo, Lagoa Nova e Doquinhas, Furnas, Capoeira do Milho e Macacos, Tatus, Gameleira, Bateria e Gangungo. Também foram incluídas as localidades de Mimoso, Piões, Alegre, Desterro e Cachoeira do Taepe, Lagoa da Vaca, Chéus e Duas Estradas, Barra da Onça, Taperinha, Capim e Caiai. Quando questionados sobre os principais problemas enfrentados no município, a maior parte, ou seja, 22,2% respondeu que a Saúde é a área que mais carece de melhorias.
Outros 14,9% disseram que tudo precisa de melhores desempenhos. O desemprego, o saneamento básico e o calçamento foram outros pontos escolhidos por 11,7%, 11,5% e 10,2% dos entrevistados, respectivamente. Violência e falta d´água foram indicados, cada um, por 7% dos ouvidos.

Fonte: Blog do Magno


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Microcefalia: Limoeiro decreta estado de calamidade pública

microcefalia1

Os casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika aumentam a cada dia no município de Limoeiro. Apesar de ações e intervenções pontuais nos bairros e espaços públicos, os números revelam situação de calamidade pública. E esse estado foi declarado pelo prefeito Thiago Cavalcanti (PROS) através de decreto municipal. Diante deste cenário, o prefeito recebeu no gabinete representantes de diversos segmentos da sociedade. Pastores, professores, secretários municipais, militares, profissionais liberais, imprensa, presidentes de associações e representantes do comércio estiveram reunidos para apresentação dos números da última pesquisa de infestação predial do vetor da dengue, também conhecida por Lira, realizada entre os dias 11 e 15 de janeiro. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Limoeiro, dos 13 bairros cadastrados, 11 apresentaram índice de infestação predial acima de quatro por cento, o que representa risco de surto. Os outros dois ficaram em situação de alerta. No geral, a cidade apresentou 7,8% de infestação predial, colocando o município na classificação de alto risco. E a situação ficou ainda mais preocupante, quando o secretário da pasta, Orlando Jorge, revelou que foram confirmados quatro casos de microcefalia na cidade. Ele disse que vem buscando o apoio do Ministério da Saúde para montar uma estrutura de acompanhamento dessas crianças. Ele ainda alertou que medidas de prevenção devem ser adotadas, prioritariamente, para que os moradores possam lidar com uma possível geração microcefálica.   Do Blog do Agreste

FONTE: GIRO MATA NORTE - http://giro.matanorte.com/regioes/agreste/limoeiro/microcefalia-limoeiro-decreta-estado-de-calamidade-publica/

IFPE abre concurso público para técnicos administrativos

IFPE divulga edital de concurso para técnicos administrativos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta sexta, o edital nº 20/2016 do concurso público para contratação de técnicos administrativos. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site cvest.ifpe.edu.br no período de 3 a 24 de fevereiro.
Para se inscrever, o candidato deverá preencher o cadastro de inscrição disponibilizado no site da CVEST e efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) nas agências do Banco do Brasil impreterivelmente até o dia 25 de fevereiro. Para os cargos de classe E, é cobrada uma taxa no valor de R$ 100. Já para os de classe C e D, o valor é R$ 80.
Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro no site da CVEST.
Ao todo, estão sendo oferecidas 52 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, distribuídas entre 25 cargos diferentes: Analista de Tecnologia da Informação (Área Redes e Suporte), Analista de Tecnologia da Informação (Área Desenvolvimento), Bibliotecário-Documentalista, Contador, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro (Clínica Geral), Enfermeiro do Trabalho, Tecnólogo (Gestão em Recursos Humanos), Jornalista, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Médico Psiquiatra, Revisor de Texto Braille, Técnico em Tecnologia da Informação (Área Redes e Suporte), Técnico em Tecnologia da Informação (Área Desenvolvimento), Tradutor e Intérprete de Sinais (LIBRAS), Técnico em Edificações, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Audiovisual, Técnico de Laboratório (Área Eletroeletrônica), Técnico de Laboratório (Área Cozinha), Técnico de Laboratório (Área Hospedagem), Auxiliar em Administração e Assistente de Alunos.
Os salários iniciais variam entre R$ 1.739,04 e R$ 3.666,54. Através do incentivo à qualificação, profissionais com doutorado podem ganhar até R$ 6.416,44, além dos auxílios. Todos os candidatos serão submetidos à prova escrita objetiva, que será aplicada no dia 3 de abril, das 9h às 12h.
Para os cargos da classe E, serão 10 questões de português e 30 de conhecimentos específicos. Já para os das classes C e D, serão 7 de português, 7 de matemática e raciocínio lógico e 26 de conhecimentos específicos.
Os candidatos aos cargos de Revisor de Texto Braille, Técnico em Tecnologia da Informação, Tradutor e Intérprete de Sinais (LIBRAS), Técnico em Edificações, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório e Técnico em Audiovisual que obtiverem as cinco maiores notas na prova escrita também realizarão uma prova prática/operacional entre os dias 25 e 29 de abril.
O resultado final será divulgado, no site do IFPE, a partir do dia 13 de maio.
RESERVA DE VAGAS - O certame prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros. Para os cargos de Jornalista e Auxiliar em Administração, será destinada uma vaga a candidatos autodeclarados pretos ou pardos no ato da inscrição. Para o cargo de Assistente de Alunos e Tradutor e Intérprete de Sinais (LIBRAS), haverá reservas tanto para negros, quanto para pessoas com deficiência.
O concurso terá validade dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail concurso@reitoria.ifpe.edu.br ou no site da CVEST.
Acesse o edital abaixo.